fbpx

Foto: UN Women (CC BY-NC-ND 2.0) Egito

Abu Simbel não é apenas um dos lugares mais incríveis do Egito, mas também de toda a África. Os templos construídos pelo mais famoso dos faraós, Ramsés II, são incríveis e encantam turistas do mundo todo. Para saber mais sobre esse impressionante templo leia: Abu Simbel, a joia do Egito Antigo.

Quem pretende visitar esse famoso local fica na dúvida se vale a pena ir para dormir ou fazer um bate-volta desde Aswan. Fiz um bate e volta, mas se visitasse de novo, teria vontade de dormir por lá.

abu simbel

Interior do Templo de Ramsés – Foto: Dennis Jarvis (CC BY-SA 2.0)

Abu Simbel localiza-se em uma região inóspita; a cidade mais próxima, que serve de ponto de apoio para a maioria dos turistas, é Aswan, que está a 282 km e três horas de viagem por terra. Por isso, para fazer um bate e volta você gastará seis horas na estrada. Existe também a possibilidade de ir de avião, opção mais cara, porém mais rápida, o voo leva 45 minutos. O problema do avião são os horários dos voos, a maioria pela manhã. Na alta temporada são três voos diários entre Aswan e Abu Simbel, operados pela Egypt Air. Para conseguir ir e voltar no mesmo dia, é necessário pegar o primeiro voo que sai às 6:55 de Aswan e voltar no último de Abu Simbel que é às 13:15. O segundo voo que sai de Aswan, é apenas às 9:30, não dando tempo para visitar os templos.

A maioria dos turistas opta pela opção do bate e volta, pois logisticamente é mais fácil e mais barato.

Para encontrar hotéis em Aswan clique aqui.

Porque dormir em Abu Simbel

Dormir em Abu Simbel é interessante devido a dois fatores: mais tempo para visitar os templos e assistir ao Show de Sons e Luzes (foto de capa). Se estiver hospedado por lá, você poderá visitar o templo em qualquer momento, optando por horários mais vazios. Abu Simbel, devido a sua localização, não é um templo muito cheio; diferentemente das Pirâmides de Gizé, Abu Simbel nunca estará lotado. Entretanto, como as excursões chegam sempre no mesmo horário, é pela manhã que o templo fica mais cheio. Por isso, se estiver hospedado por lá é possível visitar os templos em horários em que o local estará mais vazio.

Show de Sons e Luzes – Foto: Amira Elwakil (CC BY-NC-ND 2.0)

Mas, talvez o maior diferencial é conseguir assistir ao Show de Sons e Luzes. Esse show acontece nos principais templos do Egito: Pirâmides (Gizé), Templo de Karnak (Luxor), Templo de Philae (Aswan). Porém, o melhor de todos é justamente o de Abu Simbel, segundo nosso guia de Luxor. Como o show acontece durante a noite, só é possível assisti-lo se você estiver hospedado em Abu Simbel. E digo que depois de conhecer Abu Simbel, me deu bastante vontade de ver esse show!

Vila de Abu Simbel

Abu Simbel é uma pequena vila; não existem muitas opções de restaurantes, nem de hospedagens. Para ser mais exato, o Booking possui apenas duas opções de hotéis por lá. Há outras opções de hospedagens no vilarejo, sobretudo mais simples e baratas, porém como não estão em sites de reservas fica mais difícil.

Como Abu Simbel é um local isolado, os preços são mais altos que Aswan ou mesmo Cairo. Por isso, se deseja dormir por lá saiba que gastará um pouco mais.

Veja abaixo os dois hotéis de Abu Simbel:

Tuya Hotel

O Tuya Hotel é a opção mais barata em Abu Simbel. O hotel é simples, mas bonitinho e organizado. Está localizado na rua principal, mais próximo ao centrinho do vilarejo, onde há restaurantes. O hotel fica a 1 km do sítio arqueológico de Abu Simbel, por isso é possível ir andando até os templos. A maior qualidade do hotel, segundo os comentários dos seus hóspedes, é que os recepcionistas são muito atenciosos e prestativos.

Para ver preços e fazer reserva no Tuya Hotel clique aqui.

Tuya Hotel – Foto: divulgação

Tuya Hotel – Foto: divulgação

Nefertari Hotel Abu Simbel

O Nefertari já é um hotel um pouco mais caro, com uma estrutura melhor. O hotel conta com uma piscina, um restaurante e um bar. Sua localização é ainda mais próxima dos templos de Abu Simbel, cerca de 900 metros. Apesar de ficar em um local mais bonito, próximo ao Lago Nasser, é um local mais isolado. O hotel é mais antigo, mas possui a fama de ser o melhor do vilarejo.

Para ver preços e fazer reserva no Nefertari Hotel clique aqui.

Nefertari Hotel – Foto: divulgação

Nefertari Hotel – Foto: divulgação

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE O EGITO:

-Onde ficar no Cairo, conheça as regiões da cidade

-Onde se hospedar em Luxor

-Conheça os principais destinos turísticos do Egito

-Aswan, a cidade núbia do sul do Egito

Foto de capa do Sound and Light Show de : UN Women (CC BY-NC-ND 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.