Istambul, Turquia é uma cidade para se apaixonar, principalmente depois de conhecer a história e as curiosidades do local.
Cheia de histórias, incríveis atrações turísticas e uma boa gastronomia, a principal cidade da Turquia é um destino que agrada todo tipo de turista.
Istambul Turquia
Não sei porquê, mas imaginava que Istambul fosse uma cidade antiga, mal preservada e feia. Entretanto, Istambul é uma cidade moderna, vibrante e bonita.
Existem vários tipos de transporte público e um interessante projeto paisagístico em seu centro histórico. A cidade costuma surpreender seus visitantes que não imaginam um município neste nível de organização.
Especialmente depois de ter perdido o posto de capital da Turquia para Ancara, no começo do século XX, Istambul entrou em crise não apenas financeira, mas de identidade.
Porém, desde a década de 1970, a cidade conseguiu se reestruturar e virou um bom exemplo de metrópole. Hoje Istambul é uma cidade bem mais moderna, bonita e estruturada do que Atenas e Cairo, por exemplo.
Como a história da cidade é muito rica, não dá para falar de Istambul sem mencionar sua rica e impressionante história. Eu recomendo que leia porque é muito interessante, mas caso queira as informações mais prática, veja os tópicos mais abaixo.
História de Istambul
Poucas cidades do mundo possuem uma história tão interessante quanto Istambul. A principal cidade da Turquia já foi chamada de Constantinopla e foi o berço do Império Bizantino. Nos seus mais de dois milênios de história, ela já foi conquistada por vários povos e foi o centro do poder da região por muitos séculos.
Não é possível falar sobre Istambul sem falar sobre sua história. A cidade, que inicialmente era chamada de Bizâncio, foi fundada em 600 a.C. Com uma posição privilegiada, bem no estreito de Bósforo, a cidade cresceu graças as taxas de ancoragem e de pedágio que cobrava dos barcos que passavam pelo estreito.
A cidade foi invadida pelo Império Persa no século VI a.C. No século seguinte foi Atenas que conquistou a cidade. A independência veio só em 355 a.C. Alguns séculos depois ela se uniu ao Império Romano apesar de continuar com status de independente. Os romanos invadiram a cidade em 193 d.C.
Constantinopla
O nome Constantinopla veio do imperador Constantino. Em uma época em que o império romano era dividido em dois, Constantino que era governador do Império Romano do Ocidente (Roma) venceu Augusta Antonina. O imperador então transferiu a capital do império para Istambul e lhe deu o nome de Nova Roma. Entretanto, as pessoas começaram a chamar a cidade de Constantinopla.
Império Bizantino
Com a queda de Roma, Istambul passou a ser conhecida como capital do Império Bizantino. Nos séculos seguintes, a cidade passou altos e baixos, ganhando e perdendo território, mas nunca chegou a ser invadida. Suas principais guerras foram contra civilizações do oriente. Entretanto, o Império Cristão que enfraqueceu o Império Bizantino. Na Quarta Cruzada, em 1204, o Doge de Veneza invadiu e saqueou Constantinopla. Eles governaram por algumas décadas a cidade até os bizâncios retomarem o controle.
Porém, foram os otomanos que conquistaram em definitivo a cidade, em 1453. A Queda de Constantinopla é, inclusive, o marco do fim da Idade Média para muitos historiadores. Com a conquista dos otomanos, muitos pensadores e artistas se mudaram para a Itália, o que é considerado essencial para o surgimento do Renascimento, segundo historiadores.
Império Otomano
Diferente dos bizantinos que eram cristãos, os otomanos eram muçulmanos e fizeram várias mudanças na cidade. Entretanto, o sultão Mehmet que conquistou a cidade, assegurou a liberdade de religião para muçulmanos, cristãos e judeus.
A cidade passou a se chamar Istambul e virou a capital do império. Nos séculos seguintes o Império Otomano prosperou e com isso Istambul também. Os otomanos construíram templos e palácios na cidade.
Mesmo com o império em declínio no século XIX, Istambul ainda era uma cidade referência, chamada de Paris do Oriente. Em 1883, por exemplo, foi inaugurado o Expresso do Oriente, o primeiro trem de luxo internacional que ligava Istambul a Paris.
Com a queda do império e início da República na primeira metade do século XX, a capital foi transferida para Ancara, no centro do país. Istambul passou por uma grave crise econômica e de identidade. Apenas nas décadas de 1970 e 1980 que a cidade voltou a ter destaque. Com um grande crescimento econômico, muitos trabalhadores foram de outras regiões para trabalhar em Istambul, o que fez crescer a cidade. Essa também foi a época do crescimento do turismo no local. Tudo isso ajudou a modernizar e melhorar a infraestrutura da cidade.
Istambul hoje
Hoje, Istambul é uma cidade moderna e bem estruturada, apesar de ainda ter problemas de infraestrutura. Com 15 milhões de habitantes, a cidade é a capital econômica e turística da Turquia. Além disso, é a porta de entrada para os turistas que chegam ao país.
Istambul surpreende os turistas ao se mostrar uma cidade moderna, mas que conseguiu preservar sua história. A cidade é organizada, limpa e bonita. Essa é uma das cidades mais bem estruturadas da região, sendo mais moderna, inclusive que Atenas, capital da Grécia.
Mapa de Istambul
Istambul é a única cidade do mundo que fica dividida em dois continentes. O estreito do Bósforo que divide a cidade em duas partes, também separam os continentes de Europa e Ásia, veja imagem abaixo.
A parte européia da cidade é a mais antiga e onde estão quase todas as atrações turísticas. Essa é também a parte mais desenvolvida da cidade. Entretanto, hoje, a maior parte da população de Istambul vive na parte asiática, mas trabalha na parte européia.
Atrações turísticas
O que mais chama a atenção em Istambul são suas atrações turísticas. Embora gostaríamos que mais construções históricas tivessem sido preservadas, as principais ainda estão em pé. E são elas as responsáveis por alavancar o turismo em Istambul!
Abaixo eu falo um pouquinho sobre as principais atrações da cidade. Entretanto, se quiser saber mais sobre cada uma delas e dicas de como visitar recomendo que leia o texto: O que fazer em Istambul.
Basílica de Santa Sofia – Hagia Sophia
O principal ponto turístico da cidade é a Hagia Sophia. A antiga Basílica de Santa Sofia foi construída pelos romanos no século VI e ainda continua inteira e imponente. Por fora ela não chama tanta atenção, mas por dentro é bem interessante.
Mesquita Azul
Em frente a Hagia Sophia está a Mesquita Azul, atração mais bonita e fotografada da cidade. Ao contrário da Basílica, tem sua parte exterior mais interessante do que a parte interna.
Palácio Topkapi
Ainda há o Palácio Topkapi que foi construído no século 15 pelos otomanos e abrigou muitos sultões. Entretanto, a parte que mais chama atenção é o grande Harém do palácio.
Bazares
Istambul também tem grandes mercados que são chamados de bazares, onde você encontra de tudo, especialmente itens de decoração, souvenir, chás, doces e frutas secas.
Hamams
Os hamams que são os banhos turcos a seco já não são tão populares entre a população, mas estão cada vez mais procurados pelos turistas.
Estreito de Bósforo
Como Istambul fica entre a Europa e a Ásia, fazer um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo também é outra atividade interessante e agradável de fazer.
Gastronomia
A gastronomia turca é rica e deliciosa. Istambul, sendo a maior cidade e mais turística do pais, é onde você encontrará pratos de diversas regiões da Turquia, além é claro de ótimo restaurantes.
O forte são os pratos a base de carne vermelha e frango. Apesar de Istambul ser litoral, não existem tantas opções de pratos a base de peixe. Para comer peixe o melhor local é abaixo da Ponte Avoid Galata, onde encontram-se vários restaurantes especializados em peixe e frutos do mar. A ponte que fica próxima a parte histórica da cidade, onde saem muitos dos passeios de barco e está a 2 km do Palácio Topkapi.
Não podemos deixar de falar dos doces. Tradicionais e famosos, os doces turcos são encontrados nos bazares e em lojas do centro histórico. Entretanto, se você tiver esquecido de comprar, também irá achá-los nos aeroportos. Para saber mais sobre as comidas típicas do país leia: Gastronomia turca: o que comer na Turquia.
Para quem quer aproveitar a vida noturna o destaque é o bairro Beyoğlu. O local possui muitos bares e diversos restaurantes, que vão de restaurantes tradicionais até bistrôs sofisticados. Esse é uma região muito agradável e que a prefeitura tenta vender para o mundo como a cara do turismo em Istambul.
A higiene não costuma ser um problema na Turquia. E mesmo os temperos não sendo muito fortes, sempre é possível que uma comida não caia muito bem. Neste caso é sempre bom lembrar de contratar um seguro viagem para lhe dar tranquilidade, já que serviços médicos não são baratos na Turquia. Indicamos o Seguros Promo que é uma empresa confiável que faz a cotação em diversas seguradoras e oferece o melhor custo-benefício! Faça sua cotação. Caso, queira entender mais o que é um seguro viagem e se vale a pena contratar leia: Seguro viagem: como pesquisar e onde comprar.
Onde hospedar
Istambul é uma grande metrópole. A cidade não é apenas o maior destino turístico da Turquia, mas é também a capital financeira do país. Por isso, você encontrará uma grande variedade de hotéis de todos os níveis e preços. Desde hostels descolados até hotéis de luxo, como o Çırağan Palace Kempinski um palácio otomano do século XIX que virou hotel.
Um aspecto muito importante que você precisa saber é que os locais para se hospedar variam bastante se você fará um turismo de negócios ou de lazer. E como a cidade é muito extensa e possui engarrafamentos, ficar longe da região turística pode fazer seu dia render menos.
Por isso, eu indico apenas 3 bairros para quem vai fazer turismo de lazer, que são: Sultanahmet, Beyoglu e Besiktas. Para conhecer os bairros e ver as indicações de hotéis de cada região leia texto: Onde ficar em Istambul.
Clima em Istambul
Istambul é mais fria do que a maioria das pessoas imagina. Apesar de ficar na costa mediterrânea, seu inverno é frio e com temperaturas que se aproximam dos 0°, podendo até nevar. Além disso, o inverno é a época que mais chove. Então, entre novembro e março não é um bom período para viajar à cidade.
A primavera e o outono são épocas boas, com clima ameno e agradável. Pode chover em alguns dias, mas com menor probabilidade. Os dias de neblina são menos comuns de acontecer, mas ainda ocorrem, o que faz a cidade perder suas bonitas vistas. Por outro lado, a cidade ainda não está tão cheia e você encontra hospedagem por melhores preços.
O verão é o melhor período para viajar a Istambul. Quase não há chuvas e as temperaturas ficam entre 23 e 30°. Vale lembrar que julho e agosto são os meses de férias do hemisfério norte, por isso é a alta temporada, quando a cidade fica cheia e consequentemente, o turismo em Istambul fica mais caro.
Aeroportos Istambul
Istambul é a principal porta de entrada dos turistas que visitam a Turquia. Por isso, a cidade possui dois aeroportos internacionais. Incluindo um novo aeroporto que inaugurou em 2019.
Aeroporto de Istambul Ataturk
O Aeroporto Internacional de Ataturk era o principal aeroporto do país e o terceiro mais movimentado da Europa. Fica, relativamente próximo ao centro e era interligado ao metro. Por isso, era muito fácil chegar às regiões históricas. Entretanto, ao inaugurar o novo aeroporto internacional, o Ataturk Airport foi desativado. Agora ele recebe apenas voos militares e executivos.
Istanbul Airport
O novo aeroporto internacional, Istanbul Airport (IST), entrou em operação em 2019. O aeroporto foi projetado para ser o maior do mundo. Apesar dele já estar funcionando, uma parte do complexo aina está em obras que terminarão em 2028, quando o aeroporto de Istambul terá 77 portões de embarque, Zona de Duty Free com 55.000 m² e capacidade para receber 200 milhões de passageiros por ano. A maioria dos voos internacionais chegam nesse aeroporto, como da Turkish Airlines.
O lado ruim é a distância do Istanbul Airport do centro. Ele está a 40 km de Sultanahmet, a região mais turística da cidade.
Aeroporto Sabiha Gökçen
O Sabiha Gokcen International Airport (SAW) é o aeroporto de Istambul mais voltado para voos domésticos e low coast. As companhias aéreas de baixo custo da Europa, costumam utilizar esse aeroporto.
O aeroporto fica na parte asiática da cidade, do lado oposto do Istanbul Airport. Ou seja, se você tiver que ir de um aeroporto para o outro será uma viagem, já que são 75 km de distância!
O Sabiha também fica distante do centro, 50 km de Sultanahmet. Entretanto, para chegar da região turística ao aeroporto passa-se por regiões mais engarrafadas. O deslocamento do centro até esse aeroporto de Istambul, pode levar 2 horas. Por isso, recomendamos sair cedo.
Foto de capa: Manuel Garcia (CC BY 2.0)