InícioAmericaColômbiaTomada na Colômbia e outros 8 dicas essenciais

Tomada na Colômbia e outros 8 dicas essenciais

A Colômbia, é um país muito interessante, porém com várias peculiaridades. Veja nossas dicas para você não cair em nenhuma roubada e aproveitar melhor a sua viagem para esse interessante país, chamado Colômbia!

Tomada na Colômbia

As tomadas na Colômbia não são iguais as do Brasil. No país andino, a voltagem é de 110 volts e as tomadas são de dois pinos chatos (tipo A) ou dois pinos chatos e um terceiro redondo (tipo B), veja foto abaixo.

tomada colombia
Tomada da Colômbia tipo B – Foto: Kelly Sikkema / Unsplash

Adaptador de tomada Colômbia

Se você está planejando uma viagem à Colômbia, saiba que precisará de um adaptador de tomada universal. Alguns hotéis possuem adaptadores para emprestar, mas não é bom você contar com a sorte. Já pensou você não poder fotografar porque sua câmera ou celular ficou sem bateria.

Alguns modelos de adaptadores custam menos de R$30 e podem ser usados em outras viagens já que servem para a maioria dos tipos de tomada do mundo. O melhor lugar para comprar esse tipo de produto é na Amazon.

adaptador de tomada universal
Para não ser surpreendido pelo modelo da tomada é sempre bom ter um adaptador universal – Foto: divulgação Amazon

Dicas da Colômbia

Peso Colombiano

A moeda da Colômbia é o Peso Colombiano. O Dólar não é aceito na maioria dos estabelecimentos, então, você precisará trocar em uma casa de câmbio ou banco. Cartagena possui várias casas de câmbio no Centro Histórico, mas em outras cidades não há tantas opções. Faça o câmbio nas grandes cidades, nas menores o câmbio é muito ruim!

Clima

A Colômbia é um país que possui vários tipos de climas. As duas cidades mais turísticas possuem climas muito distintos. Enquanto Cartagena é quente, Bogotá é fria. Peguei 10°C em Bogotá e 33°C em Cartagena, em maio. Por isso, não se esqueça de conferir a previsão do tempo e levar vários tipos de roupas.

Seguro Viagem

A Colômbia não mantém convênio de saúde com o Brasil. Por isso, se você tiver algum problema terá que ir aos hospitais particulares. E gastos médicos podem ser bem caros, mesmo na Colômbia.

Por isso, recomendamos contratar um seguro de viagem, antes de viajar! A Seguros Promo é um ótimo lugar para você fazer sua cotação e contratar um seguro, já que ela trabalha com as melhores seguradoras e possui um ótimo custo-benefício. Como mantemos convênio com a empresa, utilize o cupom ABRACEOMUNDO5 e ganhe 5% de desconto e mais 5% se pagar com boleto. Para saber mais dicas sobre seguro de viagem leia: Seguro viagem: como pesquisar e onde comprar.

Passagens

As passagens aéreas para viajar dentro da Colômbia não são caras. Comprando com antecedência é possível achar bons preços, a partir de R$200 o deslocamento entre as cidades mais turísticas.  As duas principais companhias aéreas são a Avianca e a Viva Colômbia. Leia mais no post Viajar de avião na Colômbia, todas as dicas que você precisa.

Não pegar táxi na rua

Na Colômbia, há muitos crimes relacionados a taxistas. Existem relatos de falsos taxistas que roubam os turistas e fazem até sequestro relâmpago. E como não é fácil descobrir se um táxi é clandestino ou não na rua, é melhor pegar em um ponto oficial ou de alguma empresa conhecida.

Confesso que não segui essa regra, peguei várias vezes táxis na rua e não me aconteceu nada. Mas, mesmo assim vou deixar a dica aqui, porque é a recomendação de muitas pessoas e blogs de viagem.

taxi pequeno barato Bogotá
Táxi de Bogotá – Foto: Anna Garlikowska (CC BY-NC-ND 2.0)

Pagar o táxi com notas pequenas e conferir o troco

Outro problema relacionado a taxistas é receber notas falsas de troco. Por isso, sempre é preferível pagar com notas menores. Também há relatos de casos de pagar com uma nota alta e o taxista trocar por uma nota falsa, sem você perceber e te devolver dizendo que não possui troco. Outro relato de turistas, é a devolução de troco menor do que o devido.

Nada disso aconteceu comigo, mas são muito relatados. O que me aconteceu foi que os taxistas de Medellín disseram que havia um valor mínimo de tarifa a pagar e que precisaria pagar aquele valor. Aconteceu em dois dias que fiz o mesmo trajeto e cada taxista falou um valor de tarifa mínima diferente, o que me pareceu que era golpe e paguei o valor do taxímetro.

App de transporte

Há Uber nas principais cidades da Colômbia. Entretanto, o serviço não é legalizado no país. O que fez a empresa deixar o país em 2020 e retornar no mesmo ano como “aluguel de veículos com motorista”.

Uma outra opção de transporte é o transfer. A Civitatis possui esse serviço em Bogotá, Cartagena, Medellin que são usados, sobretudo, para ir e voltar do aeroporto. Você escolhe o trajeto e a quantidade de pessoas. Há tanto veículos compartilhados como privados. A principal vantagem é pagar em Reais e ter cancelamento gratuito.

Uma das dicas da Colômbia é aproveitar o café local – Foto: divulgação Juan Valdez

Café

O café colombiano é considerado o melhor do mundo para muitos especialistas. Melhor até mesmo que o café brasileiro! Por isso, se você gosta de um bom cafezinho, não deixe de experimentar a bebida colombiana. A cafeteria mais famosa é a Juan Valdez Café, que possui centenas de lojas pelo país, inclusive nos aeroportos. É tipo a Starbucks colombiana. Para quem quer conhecer mais profundamente os cafés colombianos, a dica é fazer o tour sobre café em Bogotá.

Outras dicas da Colômbia

Agora que você já conhece o modelo de tomada na Colômbia e as as dicas mais importantes, leia nossos outros textos com informações essenciais sobre as cidades mais visitadas do país.

Cartagena é a cidade mais turística e merece atenção, pois parece uma pequena cidade histórica, mas é uma cidade ampla com regiões perigosas e super estimada.

Por outro lado, Bogotá é uma cidade muito interessante que vale a pena visitar. Como é a porta de acesso ao país, vale a pena ficar alguns dias na capital.

Outra cidade que surpreende é Medellín, com seus parques e atrações turísticas, é um lugar que vale a pena visitar se tiver tempo.

San Andres é um dos lugares mais mágicos da Colômbia. A ilha localizada no Caribe é pequena, mas possui um mar de 7 tons de azuis.

Foto de capa de: Lucho Molina (CC BY-NC 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui