Foto: Rosino (CC BY-SA 2.0) Tiradentes

Minas Gerais possui várias cidades históricas. Da ex-capital mineira Ouro Preto a pitoresca Diamantina. Entretanto, quando se fala em uma cidade com um clima agradável e convidativo, nenhuma cidade ganha de Tiradentes.

A pequena Tiradentes é a queridinha dos admiradores de cidades históricas. Talvez por ser muito pequena, ela conseguiu preservar um clima tranquilo e devagar interiorano que as demais cidades não possuem. Outro motivo também seriam seus eventos que atraem distintos públicos, movimentam a cidade e lhe dão várias caras. Não sei lhe dizer ao certo a razão, muito menos saberei descrever o que há de especial nessa cidade colonial. Só sei lhe falar que quem visita Tiradentes fica encantado com a cidade!

Leia também: Onde se hospedar em Tiradentes

Cidade pequena e devagar

Tiradentes não possui muitos pontos turísticos. Nem seu centro histórico é grande ou impressionante. Porém, a cidade possui um ritmo devagar e cativante que seduz os turistas, principalmente os que vêm de grandes cidades repletas de trânsito e correria.

Por isso, para aproveitar Tiradentes é necessário entrar no ritmo da cidade. Caminhar sem pressa pelas ruas sinuosas de calçamento de pedra e não ligar se ficar perdido faz parte do passeio.

viajar tiradentes

Foto: Alexandra Guerson (CC BY-NC-ND 2.0)

Cidade romântica

Tiradentes é uma cidade ideal para casais. Passear por suas ruas históricas, curtir um sol e uma piscina do hotel (no verão) ou um friozinho (no inverno), a noite ir para um barzinho ou comer em um bom restaurante são atividades que ajudam a dar um clima romântico à cidade. Além disso, como não há muito o que fazer é um bom lugar para aproveitar a dois.

viagem romantica lua de mel

Eventos

Um dos fatores que mais fizeram impulsionar o turismo em Tiradentes são os vários eventos que ocorrem na cidade. O mais famoso deles, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, já está em sua 21ª edição, acontece em agosto e ajudou a tornar a cidade um destino gastronômico. Outro grande evento da cidade é a Mostra de Cinema, que também está em sua 21ª edição e acontece em janeiro. Entre os grandes eventos temos ainda o Bike Fest que é um grande encontro de motociclistas.

Foto: Universo Produção (CC BY-NC-ND 2.0)

Além dos grandes eventos, existem outros pequenos como o Festival de Fotografia e o Festival de Jazz. Tiradentes ainda conta com as festas populares: o Carnaval que possui alguns blocos de rua, a Semana Santa com a encenação da Paixão de Cristo e o Corpus Christi com os tapetes ornamentais e as procissões.

Atrações turísticas

Ao contrário de Ouro Preto, Tiradentes não possui muitas atrações turísticas. Sua principal atração é a Igreja Matriz de Santo Antônio, uma incrível igreja com ornamentos em ouro. Possui também alguns museus como o Museu da Liturgia, o Museu Casa Padre Toledo e o Museu de Sant’Ana.

Uma outra atração turística bem tradicional é a viagem de trem Maria Fumaça até a cidade vizinha de São João del Rei. Não podemos deixar de falar dos passeios de charretes, pois há várias delas na cidade das mais diferentes cores.

trem locomotiva passeio tiradentes

Foto: Fabio Sola Penna (CC BY 2.0)

Para quem gosta de aventura, as matas em volta da cidade escondem algumas trilhas de diferentes níveis de dificuldade. A trilha do Mangue é uma mais curta e simples, já a trilha do Carteiro e a trilha da Serra de São José são mais longas, passando por alguns mirantes.

Tiradentes é uma cidade que se pode conhecer em um fim de semana. Porém, se você quiser explorar melhor a região e a cidade vizinha São João del Rei recomendo alguns dias a mais.

Foto de capa: Rosino (CC BY-SA 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This