InícioMéxicoCidade do MéxicoTeotihuacan, a cidade das famosas pirâmides mexicanas

Teotihuacan, a cidade das famosas pirâmides mexicanas

Teotihuacan é uma das ruínas mais famosas do México. O local, que já foi um importante centro urbano no período pré-colombiano, possui duas grandes pirâmides que impressionam pelo tamanho. Esse interessante sítio arqueológico, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, fica próximo à Cidade do México, por isso se tornou uma das ruínas mais visitadas do país. 

História de Teotihuacan

Ao contrário do que muitos pensam, Teotihuacan não foi construída nem por Maias, nem por Astecas, mas sim pela civilização Tolteca. A cidade foi fundada por volta do ano de 100 a.C e foi a capital dessa civilização.

Teotihuacan teve seu apogeu  no século III d.C., quando possuía uma população de cerca de 125 mil pessoas, o que tornava a cidade a maior da América e a sexta maior do mundo na época.

No século VII começou a decadência da cidade; a população começou a diminuir até a cidade ser abandonada, por fatores ainda não esclarecidos. Nos séculos seguintes, a região foi dominada pelos astecas que possuíam um profundo respeito pelo local, pois o consideravam sagrado. Apesar dos astecas não terem reabitado Teotihuacan, eles faziam cerimônias religiosas em seus templos.

piramide do sol mexico
Escadaria da Pirâmide do Sol – Foto de: Mariano Mantel (CC BY-NC 2.0)

Atualmente, Teotihuacan é um parque administrado pelo governo mexicano. As ruínas que podem ser vistas atualmente são apenas 5% do que era a cidade. Hoje, tudo é muito cinza nas ruínas arqueológicas, devido as cores das pedras que foram usadas nas construções. Entretanto, enquanto Teotihuacan era habitada, os templos eram pintados de vermelho, o que dava um outro aspecto ao local!

Os guias do parque mostram como eram feitas essas pinturas: era utilizado um fungo presente em cactos que possui coloração vermelha e a polpa de um tipo de cacto servia como verniz.

Teotihuacan e as pirâmides mexicanas

Pirâmides de Teotihuacan do Sol e da Lua

As principais atrações do sítio arqueológico são as duas grandes pirâmides de Teotihuacan. A maior delas é a Pirâmide do Sol, com 65 metros de altura, é a segunda maior do México, perdendo apenas para a Pirâmide de Cholula.

Além de ser a maior de Teotihuacan, a Pirâmide do Sol é a mais conservada e você pode subir até seu topo, onde havia um templo que era acessível apenas ao sumo sacerdote da civilização. Hoje, o topo da pirâmide está acessível a todos que encararem a subida! Não que a subida seja muito difícil, mas é cansativa, principalmente porque a escadaria é íngreme. Mas, a vista lá de cima vale a subida!

Leia também: Quantos dias ficar na Cidade do México?

Pirâmide do Sol teotihuacan
Pirâmide do Sol é a a maior pirâmide de Teotihuacan com 65 metros de altura

A Pirâmide da Lua é um pouco menor, possui 45 metros. Os turistas não podem subir até o topo, porque ela se encontra menos conservada e não há escadas na parte de cima. Além disso, subir duas pirâmides não é para qualquer um, principalmente se você for sedentário! Se tiver que escolher apenas uma delas, escolha a Pirâmide do Sol. Lá de cima se tem uma bela vista da Pirâmide da Lua!

sitio arqueologico teotihuacan
Pirâmide da Lua e Calçada dos Mortos, vista do alto da Pirâmide do Sol

Palácio Quetzalpapálotl e Calçada dos Mortos

Além das pirâmides, não podemos deixar de falar do Palácio Quetzalpapálotl que era o edifício mais luxuoso da cidade e área residencial da elite tolteca. O palácio passou por restauração recentemente e é o edifício mais conservado do sítio arqueológico, possui, inclusive, ilustrações nas paredes.

Palácio Quetzalpapálotl
Palácio Quetzalpapálotl – Foto de: Sharron McClellan (CC BY-NC 2.0)

Todos esses pontos da cidade têm uma coisa em comum: são ligados por uma grande rua chamada Calçada dos Mortos. Essa rua de nome inusitado possui 40 metros de largura e 4 km de comprimento.  A entrada e a saída do parque ficam exatamente nos dois extremos da Calçada dos Mortos. Por isso, haja fôlego para subir e descer pirâmides e explorar amplamente o sítio arqueológico!

teotihuacan
A Calçada dos Mortos é a principal via da cidade de Teotihuacan

Ausência de sombras e calor

Teotihuacan quase não possui sombras, ou seja, há pouquíssimos lugares cobertos ou árvores (veja a foto acima). O horário próximo ao meio dia é o mais desgastante de visitar, sobretudo no verão. Por isso, independente da hora visitada, leve chapéu, protetor solar e beba água!

A combinação de muita exposição ao sol, exercício físico (subida nas pirâmides) e ausência de hidratação podem gerar desidratação. E por falar em saúde, vale a pena contratar um seguro viagem. Ele não é obrigatório no México, mas é muito recomendado.

Gastos médicos são caros na capital mexicana e caso algum problema apareça, o seguro cobre as despesas médicas. Além disso, há a possibilidade de retorno antecipado em caso de doença grave do segurado ou em pessoa da família, além de um valor pago em caso de atraso ou extravio de malas.

Há vários tipos de seguros com diferentes coberturas. Por isso, recomendamos a Seguros Promo, que possui uma ótima plataforma de comparação de seguros. Como a empresa é confiável, trabalha apenas com seguradoras conhecidas e possui ótimos preços, esse é um bom local para fazer uma cotação.

Ingresso em Teotihuacan

O sítio arqueológico de Teotihuacan é administrado pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México.  O ingresso para entrar no parque custa 85 Pesos (R$22), preço de outubro/2022.

Horário de funcionamento: todos os dias das 8:00 às 17:00 horas.

Para mais informações acesse o site do Instituto Nacional de Antropologia e História.

Como ir a Teotihuacan

Teotihuacan fica a 45 km da Cidade do México, no município de San Juan Teotihuacan. O trajeto de ônibus entre as duas cidades demora, em média, uma hora. A maioria dos turistas aproveita para visitar a Basílica de Guadalupe no mesmo dia, já que a igreja fica no caminho das ruínas.

As principais opções de transporte são: excursão, ônibus intermunicipal e carro.

piramide de teotihuacan
As pirâmides de Teotihuacan fascinam os turistas, ao fundo Pirâmide do Sol – Foto: Oscar Peñalva (CC BY-NC-ND 2.0)

Carro

Alugar um carro na Cidade do México não costuma ser uma boa alternativa devido ao trânsito. Entretanto, se você já estiver de carro, pode ir até Teotihuacan sem problema. O sítio arqueológico está a 50 km do centro da capital mexicana e possui estacionamento que custa 50 pesos (out/2022). Para saber preços de aluguéis de carro procure na Rentcars, a principal plataforma de aluguel de veículos na América Latina.

Excursão a Teotihuacan

A excursão a Teotihuacan é uma das mais populares da Cidade do México. Como a atração fica fora da cidade, muitos turistas consideram mais cômodo visitar em um tour. Sobretudo porque a maioria das excursões buscam os turistas no hotel.

Entretanto, a grande vantagem é o guia que explica sobre as ruínas. Um sítio arqueológico como esse, faz toda diferença em ser visitado com um guia.

Os tours são feitas em vans ou ônibus, visitam Teotihuacan e a Basílica de Guadalupe. A maioria dos hotéis tem alguma empresa para indicar (que nem sempre é boa), também há excursões saindo da Praça Zócalo, no centro histórico e ainda há opção de reservar com antecedência pela internet que considero a melhor opção pois é possível ver as avaliações de quem fez aquele tour com a determinada empresa.

Um dos melhores sites para comprar essas excursões é o Get Your Guide que possui vários tours pela cidade do México. Outra opção é o Civitatis que vende os passeios em Reais.

excursão Teotihuacan
Teotihuacan em um dia cheio – Foto de: Dimitri dF (CC BY-NC-ND 2.0)

A parte ruim é que muitas excursões fazem o mesmo itinerário, primeiro vão a Basílica de Guadalupe e depois a Teotihuacan. Por isso, você, provavelmente, vai visitar as ruínas em um horário mais cheio. Durante a semana pode não fazer muita diferença, mas aos finais de semana o sítio arqueológico fica lotado! Por isso, se for de excursão, prefira visitar durante a semana.

Passeio de balão em Teotihuacan

Um outro tipo de tour é o que fazer voo de de balão em Teotihuacan. Quem já fez esse passeio diz que ver as pirâmides do alto é bastante interessante.

pirâmides de teotihuacan
Pirâmide de Teotihuacan vista do balão – Foto: Jeison Higuita / Unsplash

O voo dura entre 45 minutos e 1 hora e acontece bem cedo, cerca das 7h da manhã, para dar tempo de ver o nascer do sol. Vale lembrar que esse passeio é destinado a quem não se importa de acordar cedo, já que te buscarão no hotel cerca das 5:30.

Esse é um passeio caro e que costuma esgotar, por isso é indicado reservar com antecedência. Para ver preços e fazer reservas clique aqui.

Teotihuacan por conta própria de ônibus

O outro jeito é ir por conta própria, que além de ser mais barato, lhe dá liberdade para ficar o tempo que quiser e evitar o horário mais cheio, ou seja, a tarde. Eu fui por conta própria e achei super tranquilo!

A empresa que faz o trajeto chama-se Autobuses Teotihuacan e os ônibus saem do Terminal Central de Autobuses del Norte (Terminal Norte).

A passagem custa cerca de 90 Pesos Mexicanos [maio/2022], há ônibus saindo a cada 20 minutos e o trajeto demora uma hora. Só preste atenção, pois o ponto final não é nas ruínas, mas no centro da cidade de San Juan Teotihuacan. Por isso, avise ao motorista que você irá descer nas “pirâmides”, sempre há gente desembarcando nesse ponto. Para saber mais informações acesse o site da empresa Autobuses Teotihuacan.

como chegar em Teotihuacan
Terminal Norte é de onde saem os ônibus para Teotihuacan

Guia turístico em Teotihuacan

Um guia turístico faz toda a diferença para entender como a cidade se formou, como era antigamente e aprender um pouco sobre a cultura do seu povo. A parte ruim de ir por conta própria é não ter guia, mas você pode contratar um guia no próprio sítio arqueológico.

Há vários guias credenciados e os preços são semelhantes, mas não se esqueça de pechinchar. Se estiver em um horário vazio é possível conseguir preços mais baixos. Nós pagamos 150 Pesos Mexicanos em um tour de uma hora. Contratar um guia para todo o percurso (2h; 2h30m) não vale a pena, pois ele te espera subir na Pirâmide do Sol, isso leva pelo menos meia hora e você estará pagando pelo tempo de espera dele!

Basílica de Guadalupe

Na volta de Teotihuacan, você pode visitar a Basílica de Guadalupe, que é um dos principais pontos turísticos da Cidade do México.

Não precisa voltar a rodoviária, é só descer na estação “18 de Marzo”. Lá, você pega a linha 6 do metrô até a estação “Villa-Basílica”. Saindo do metrô é preciso andar por uns 10 minutos em uma rua que tem um calçadão. A Basílica fica no final dessa rua.

Por falar nessa rua, ela é cheia de comércio, com várias lojas que vendem lembrancinhas e locais para comer. Por isso, se aguentar esperar, pode ser um bom local para almoçar. Para saber mais sobre a Basílica, leia: Basílica de Guadalupe, parada obrigatória na Cidade do México.

tour teotihuacan e basilcia guadalupe
Basílica de Guadalupe pode ser visitada juntamente com as pirâmides de Teotihuacan

Dicas de Teotihuacan

  • Teotihuacan quase não possui sombras, ou seja, há pouquíssimos lugares cobertos ou árvores. Por isso, o horário próximo ao meio dia é o mais desgastante de visitar, sobretudo no verão. Não esqueça de levar chapéu e protetor solar!
  • Dentro do sítio arqueológico há lanchonetes, com poucas opções de comida. Do lado de fora não há restaurantes próximos. Se quiser comer vá até San Juan Teotihuacan.
  • Não aceite propostas de restaurantes com bons preços que possuem transporte gratuito, porque quando chega lá os preços não são exatamente aqueles. Como os restaurantes são lugares longes, você precisa comer lá para eles te trazerem de volta.
  • O seguro viagem não é um item obrigatório em uma viagem ao México, mas é muito indicado. Nunca sabemos quando vamos precisar de cuidados médicos e na Cidade do México esse tipo de serviço é caro.

Você já sabe onde se hospedar na Cidade do México? A metrópole possui regiões perigosas, por isso é bom escolher com atenção o bairro. Para lhe ajudar escrevemos um texto sobre onde ficar na Cidade do México, mostrando os bairros que mais agradam os turistas estrangeiros.

Foto de capa da Calçada dos Mortos, visto do alto da Pirâmide da Lua 
Foto de:  Erix Pearl (CC BY-NC 2.0) 
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui