InícioMéxicoSan Cristóbal de las CasasSan Cristóbal de las Casas, a cidade mais zen do México

San Cristóbal de las Casas, a cidade mais zen do México

San Cristóbal de las Casas é uma das principais cidades turísticas do sul do México. Ela é o principal ponto turístico de Chiapas, o estado do extremo sul do México que faz fronteira com a Guatemala. A cidade é famosa por atrair turistas que estão em busca por um destino tranquilo para descansar.

Por ser uma cidade menor, menos conhecida do grande público, então não recebe tantos turistas quanto outras cidades do país. Dessa forma, preparamos esse artigo para dar as melhores dicas do que fazer durante sua estadia na cidade para aproveitar a região ao máximo. É só continuar lendo!

Estado de Chipas, no sul do México

Chiapas é o estado mais pobre do México; entretanto é um estado riquíssimo em cultura e belezas naturais. Os próprios mexicanos valorizam muito a cultura do sul do país. Quem nos contou melhor essa história foi o dono de um restaurante em San Cristóbal que falava português e adorava os brasileiros.

Ele dizia que o dinheiro estava nos estados do norte, pois várias indústrias americanas se transferiram para essa região do México, porém, são estados que não possuem muita cultura, pois incorporaram a cultura americana. “A riqueza cultural e também natural está no sul e olha que eu sou da região norte (do país)”, dizia ele.

Realmente, é na região sul do país que se localizam a maior parte das cidades turísticas. E San Cristóbal de las Casas é uma delas. Essa é uma cidade muito peculiar, uma cidade pequena, com cara de interior, mas espírito de cidade moderna. Vou exemplificar para que vocês possam entender o espírito dessa cidade.

San Cristóbal de las Casas

San Cristóbal de las Casas é uma cidade de 180 mil habitantes. Entretanto, devido a tranquilidade das ruas, ao pequeno tráfego de automóveis e a proximidade dos pontos turísticos, ela parece ser uma cidade muito menor do que, realmente, é!

Por outro lado é uma cidade que respira modernidade. Dos restaurantes turísticos da rua principal, cerca de 1/3 eram vegetarianos, o que achei muito curioso!

Além disso, os turistas que visitam a cidade parecem estar mais interessados em conhecer a cultura, do que em busca de entretenimento; talvez por isso haja uma grande quantidade de hippies turistando pela cidade, seja da nova ou da velha geração.

o que fazer em san cristobal de las casas
Rua principal de San Cristóbal de las Casas México

Além do mais, a cidade possui um clima agradável, as pessoas são muito simpáticas e possuem uma paz de espírito difícil de se ver no México. Por isso, se eu fosse esotérico até diria que há algo diferente no cosmos daquela cidade!

Quantos dias ficar em San Cristóbal

Muitos turistas vão para a cidade para ficar vários dias e desfrutar desse clima encantador. Porém, a cidade não possui muitos pontos turísticos. Por isso, com dois dias é possível conhecer tudo que a cidade oferece. Em um dia você conhece a cidade e no segundo dia faz o passeio ao Canyon del Sumidero.

 Canyon do Sumidero
O que fazer em San Cristóbal de las Casas, Canyon del Sumidero é a atração mais famosa

Como chegar em San Cristóbal

Se estiver viajando de ônibus entre as cidade do sul do México, você pode visitar San Cristóbal desde Palenque (213 km) ou Oaxaca (600 km). A capital de Chiapas, Tuxtla Gutiérrez, possui um aeroporto que fica a 78 km de San Cristóbal.

Outra opção é viajar desde ou para a Guatemala. Antigua, a cidade mais turística do país, que fica ao lado da capital, está a 480 km de San Cristóbal.

Onde hospedar em San Cristóbal de las Casas

San Cristóbal de las Casas não é um destino onde você encontrará hotéis de luxo, nem hotéis de rede, como Mercure, Hilton e Ibis. A maioria dos hotéis da cidade são pequenos, porém você encontrará alguns hotéis com bastante conforto como o Hotel Bo e o Casa del Alma Hotel Boutique & Spa.

Para lhe ajudar a escolher sua hospedagem nós fizemos um texto sobre onde ficar em San Cristóbal de las Casas, onde damos dicas de regiões e hotéis.

Para ver todos os hotéis da cidade clique aqui.

O que fazer em San Cristóbal de las Casas

O principal ponto turístico de San Cristóbal de las Casas fica fora da cidade que é o Canyon del Sumidero. Esse é o principal canyon do México. Rodeado pela floresta, esse é um lugar muito bonito em que é possível fazer um passeio de barco para admirar a beleza natural e ainda observar os maiores moradores do rio que são os crocodilos.

Por isso, quando se fala em o que fazer em San Cristóbal de las Casas a maioria das pessoas pensam no canyon.

San Cristóbal também possui algumas igrejas interessantes. A principal igreja da cidade é a Igreja de São Domingos, que não chega a ser uma igreja muito bonita, mas não deixa de ser uma igreja barroca notável. A igreja mais interessante, na minha opinião, é a Catedral de San Cristóbal, que possui uma fachada diferente amarela, veja a foto abaixo.

Igreja de São Domingos em San Cristóbal de las Casas
Igreja de São Domingos, outra dica do que fazer em San Cristobal de las Casas

A cidade possui alguns museus. O principal deles é o Museu Mesoamericano do Jade, onde é possível ver objetos esculpidos em jade por povos pré-colombianos como os Maias e os Zapotecas. Existem outros museus pequenos como o Museu do Ambar e o Museu da Medicina Maia.

Outro lugar que você não pode deixar de ir é no Mercado de Doces e Artesanatos. Apesar dele ser mais de artesanatos do que de doces, há muitos doces típicos da região a bons preços. O problema é que eles são grandes e fica difícil provar vários sem ganhar umas boas calorias. Para saber mais leia a matéria: Mercado de Doces e Artesanatos de San Cristóbal de las Casas.

san cristobal de las casas mexico
Doces do Mercado

A última opção de turismo não é nada tradicional. Em Chiapas, nasceu um grupo guerrilheiro chamado Exército Zapatista de Libertação Nacional, EZLN. Existem guias de San Cristóbal que levam turistas para conhecer comunidades zapatistas; lá eles explicam como sua comunidade se organiza e por que lutam.

Todas as pessoas andam com toucas para não identificarem os rostos e mesmo assim não é possível tirar fotos. Esse é o tipo de passeio de quem busca algo diferente; não cheguei a visitar, mas fiquei com bastante vontade! Esse tipo de turismo já possui até um nome, chama zapaturismo, com verbete até na Wikipédia; para saber mais sobre sobre o zapaturismo leia uma matéria do Estadão, ou outra matéria mais completa da BBC em espanhol.

San Cristóbal de las Casas, um destino barato

No geral, San Cristóbal de las Casas é uma cidade barata. A hospedagem é barata, porém a comida é cara! Como os restaurantes têm um padrão mais requintado que a média, a comida não é tão barata quanto em outras cidades da região sul do México. Por outro lado, é um local que oferece uma boa variedade de restaurantes e de pratos.

San Cristobal de las Casas
Café da manhã em San Cristóbal: quesadilla com feijão, vinagrete, queijo e manga

Outro quesito que a cidade se destaca é a venda de artesanatos. San Cristóbal é uma das cidades em que o artesanato é mais barato. Por isso, a dica é deixar para comprar suas lembrancinhas e presentes na cidade. Existem dois lugares para comprar: o Mercado de Doces e Artesanias e a Feira ao redor da Igreja de São Domingos.

Chip internacional e seguro viagem

Antes de nos despedirmos, vamos falar sobre esses dois tópicos que, apesar de negligenciados, estão entre os mais importantes ao se fazer uma viagem para o exterior. O chip garante que você consiga se comunicar e acessar a internet na rua, já o seguro pode te prevenir muitas dores de cabeça em caso de algum acidente ou imprevisto.

De qualquer forma, em ambos os casos, há uma grande quantidade de opções disponíveis no mercado. No caso do chip, um dos mais indicados para o continente americano é o America Chip, já o seguro de viagens pode variar bastante dependendo da sua necessidade, então acesse Seguro viagem: como pesquisar e onde comprar para mais informações.

Leia também nossas outras matérias sobre o México

Teotihuacan, a cidade das famosas pirâmides mexicanas

O que fazer em Cancún, veja as principais atrações turísticas 

Paletas mexicanas, como são os picolés vendidos no México 

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui