O roteiro de viagem é a ferramenta mais importante na hora de planejar uma viagem, seja ela nacional ou internacional. Quando mais elaborado seu roteiro de viagem, mais segurança você terá ao viajar, mesmo que seja para viajar sozinho.
Muita gente tem vontade de fazer uma viagem por conta própria. Mas, quando pensa no planejamento desiste, pois não sabe nem por onde começar. Se você se sente assim, esse texto foi feito para você! Ou melhor, nem só para os marinheiros de primeira viagem, mas também para iniciantes que querem aprofundar suas técnicas de planejamento, desenvolvendo bons roteiros de viagem.
Índice do Artigo
Como planejar uma viagem
Muita gente viaja apenas de excursão, com medo de não conseguir sem um grupo e um guia. Entretanto, viajar por conta própria é muito mais fácil do que você pensa! Quem nunca pegou o carro ou um ônibus, reservou um hotel ou alugou uma casa e foi para praia? Viajar pro conta própria é a mesma coisa, mesmo que seja para o exterior, só precisa de um pouco mais de organização e planejamento.
Eu fico impressionado com as pessoas que falam que só viajam por pacote. Pois, em alguns destinos, como Paris e Buenos Aires, os pacotes, normalmente, só incluem passagem, hotel e seguro de viagem.
Ou seja, você estará por conta própria do mesmo jeito. É só a ilusão de que desse jeito é mais seguro. E estando por conta própria você precisará de um roteiro de viagem.
Organizando você mesmo a viagem, você tem mais autonomia de escolher quantos dias ficar, quais cidades visitar onde se hospedar e como fazer os decolamentos.
E não ache que as dicas dos funcionários de agências de viagens sobre hotéis, por exemplo, são dicas exclusivas. Os comentários dos sites como Booking e de relatos de viagem podem ser bem mais úteis!
A maioria dos agentes de turismo organizam viagens para lugares que eles nunca foram. Ou seja, não sabe as particularidades e detalhes daquele destino.
Roteiro gasta tempo
Para planejar uma viagem e conseguir elaborar um bom roteiro de viagem, precisamos gastar TEMPO!!! Para pesquisar destinos, passagens, acomodações, roteiro, etc gasta-se muito tempo. Porém, o lado bom é que te deixa bem mais por dentro das oportunidades e perigos de uma cidade do que quem vai cru em um pacote.
Então, se você pretende viajar por conta própria, precisa fazer um planejamento para viajar. Há várias maneiras de se planejar e níveis diferentes de planejamento. Coloquei abaixo uma sequência que é um bom começo.
Roteiro de viagem, passo a passo e extras
1) Escolha de destinos
Primeiro passo é pesquisar destinos (países ou regiões) que ache interessante visitar. Você já deve ter algo em mente, mas lendo, conversando com amigos e visualizando fotos do Instagram, novas possibilidades podem aparecer.
2) Pesquisa preços
Pesquisar preços das passagens, deslocamentos, hospedagem e gasto diário. Para descobrir uma média de quanto custará a viagem e saber se está dentro do orçamento. Um bom local de buscar essas informações é no Budget Your Trip que lhe dá uma média de gastos de vários países e cidades do mundo.
3) Decidir quando ir
Uma informação essencial que muita gente não se preocupa muito é saber quando viajar a um determinado destino. Essa informação é essencial para alguns destinos, porque você não irá querer viajar para os Lençóis Maranhenses em uma época que as lagoas estão secas, nem viajar para Cancún na temporada de furacões.
Além disso, o clima, a quantidade de chuvas e os preços; são fatores determinantes para escolher entre um destino e outro, em uma determinada data.
3) Definir quantidade de dias
Escolher os destinos que pretende conhecer para definir a quantidade de dias que vale a pena ficar é fundamental.
4) Pesquisar passagens aéreas
Acompanhar os preços das passagens aéreas, ver se tem promoções, pesquisar se os preços variam (há companhias aéreas que variam os preços a cada 5 dias, outras os preços são meio fixos; também podem variar de acordo com a antecedência: 5, 4, 3, 2, 1, semanas).
Normalmente, os melhores preços não são encontrados com antecedência muito grande, tipo seis meses. Dois a três meses é a antecedência ideal, segundo o Melhores Destinos, para passagens internacionais. Nesse momento do planejamento, já é preciso ter certeza de quantos dias durará sua viagem; porque mudar as passagens depois vai ser difícil e/ou caro, principalmente, se você tiver comprado em uma promoção.
5) Conhecer melhor os destinos
Agora você precisa saber mais sobre onde está indo. Conhecer mais profundamente cada localidade/cidade, para ver o que cada lugar oferece. Nesse momento, alguns locais serão descartados e outros que você nem conhecia surgirão como opção.
Essa pesquisa é fundamenta, porque um passeio que você queira fazer, pode não estar disponível o ano inteiro. Ou você pode optar por visitar uma cidade próxima em vez de uma longe, para otimizar melhor o tempo.
Esse passo pode ser feito ao mesmo tempo que o item 4.
6) Fazer o itinerário
Um itinerário de uma viagem é uma informação muito relevante. Para isso, você precisa saber quantos dias ficar em cada cidade.
Agora é o momento de fazer o elefante caber na casinha de cachorro. Não importa quanto tempo durará sua viagem, você sempre vai achar que está ficando pouco tempo e não vai dar para ver tudo.
O itinerário precisa ser feito junto ao deslocamento entre cidades, pois pode ser que não haja o meio de transporte para o horário/destino que você quer, ou a opção mais barata é em um horário/dia determinado.
Há quem viaje com mais flexibilidade, você pode deixar um pouco aberto, algum lugar que gostou mais ficar mais um dia ou outro que não gostou ir embora mais cedo. Entretanto, para isso você não pode ter reservado os hotéis ou ter deslocamentos entre cidades que precisam de reserva.
7) Escolher os hotéis, reservar os ingressos/passeios
O itinerário não é o último passo, depois que já tiver tudo definido e você decidiu que vai viajar, é hora de seguir adiante com o planejamento de viagem. Então você já pode escolher hotéis e passeios a realizar. Entretanto, para tudo dar certo, você precisa saber, com certeza, quantos e quais dias ficará em cada lugar.
Nem todo mundo reserva hotel. Eu mesmo não reservava, pois viajando em baixa temporada é possível encontrar um bom preço de hospedagem negociando na hora, além de te dar uma certa flexibilidade para poder mudar o roteiro.
Entretanto, passei a reservar, porque se perde muito tempo procurando hospedagem, algumas boas opções podem estar cheias e para quem não está acostumado a viajar por conta própria, dá muito insegurança chegar em uma cidade sem um hotel reservado.
Eu reservo pelo Booking, que considero o melhor site para pesquisar e comparar hotéis. Além de ser uma plataforma que eu confio bastante.
8) Comprar passagens domésticas
Se houver deslocamentos internos de avião, trem ou ônibus, você já pode comprar os bilhetes. Algumas linhas de trem e ônibus regionais não precisam de reserva, você facilmente consegue comprar na hora de viajar. Entretanto, nas viagens mais longas pode ser necessário comprar com antecedência.
9) Fazer câmbio
Com todo o roteiro definido e já sabendo a estimativa de gastos, você já pode comprar a moeda estrangeira. Você pode levar uma parte em moeda em espécie e outra em um cartão internacional pré-pago, do tipo Visa Travel Money. Para saber mais leia o texto que explicamos as várias formas de levar moeda.
10) Contratar o seguro viagem
Um item muito importante é o seguro viagem. Para alguns destinos como a União Européia, ele é obrigatório. Entretanto, mesmo nos países que você não tem obrigação, vale a pena contratar! Atendimentos médicos são caros em qualquer lugar do mundo e caso você precise de alguma assistência, precisará pagar caro caso não tenha um seguro viagem.
Além disso, ele também oferece outras assistências como viagem de retorno em caso de doença sua, de algum da família ou morte de familiar; indenização em caso de extravio de mala, entre vários outras assistências.
O melhor lugar para pesquisar seguro viagem é na Seguros Promo, um buscador que trabalha com as melhores seguradoras, com uma ótima ferramente de comparação de preços/benefícios dos diferentes seguros e com ótimos preços. Faça uma cotação.
Onde pesquisar informações de viagem
Pesquisas dos destinos podem ser feitas em vários lugares: sites oficiais de turismo dos países/cidades, sites de veículos de comunicação, Wikipedia, Wikitravel, Instagram e fóruns. Entretanto, o melhor lugar de pesquisar são os blogs de viagem, como o nosso! 😉 Há vários blogs bons e alguns que já cresceram tanto que se tornaram portais de turismo. Nesses sites você encontrará textos muito bons de vários destinos e temáticas, como: roteiros, atividades para fazer nas cidades, indicação de hotéis, etc.
Compare roteiro de viagem
Pesquise roteiros de viagem de blogueiros e amigos que já viajaram para os países pretendidos. Dessa forma você verá os itinerários que são mais comuns, as cidades que são mais visitadas e a sequência mais usual para conhecê-las. Use o roteiro de outras pessoas como ponto de partida, mas não fique preso a ele, adapte de acordo com seu tempo e seus interesses.
Pesquisar e comprar passagens aéreas
Há, atualmente, vários buscadores de passagens aéreas que procuram os melhores preços em várias companhias aéreas. Alguns desses buscadores, lhe permite criar um alerta para receber uma mensagem quando uma determinada passagem reduzir de preço ou entrar em promoção.
Agora vou falar onde eu mais gosto de pesquisar. Para passagens aéreas internacionais eu gosto do Skyscanner e do Kayak. Já para viagens nacionais há Viajanet e o Passagens Promo.
Outra opção é comprar a passagem através de milhas. Caso você tenha batante milhas pode emitir suas passagens. Não esqueça de observar as promoções, as empresas que gerenciam milhas também lançam promoções.
Há também sites que vendem passagens através de milhas, como o MaxMilhas e o 123 Milhas. Normalmente a diferença de preço é mínima, mas, às vezes, há promoções.
O site Melhores Destinos também posta várias promoções de passagens. Na época que for comprar acompanhe esse site com frequência. Algumas promoções são relâmpagos. Também é possível criar um alerta para receber as promoções de um destino específico.
Uma dica importante é pesquisar várias datas, pois há companhias aéreas que voam apenas alguns dias da semana para determinado destino, especialmente internacionais.
Depois que descobrir quais cias aéreas têm as melhores tarifas, pesquiso direto nos sites delas. Mas, não deixe de acompanhar os buscadores de vez em quando, pois algumas promoções passam despercebidas ou não ficam disponíveis nos sites das companhias aéreas.
Eu sempre prefiro comprar direto da companhia aérea quando é o mesmo preço. Já que em caso de cancelamento ou remarcação o procedimento é mais fácil de ser realizado.
Pesquisar e reservar hotéis
O Booking é o líder mundial de reservas online de acomodações. Ele tem a maior variedade de hospedagens, o que inclui: hotéis, resorts, pousadas, hostels, apartamentos e campings. Eu prefiro pesquisar no Booking porque considero seu buscador melhor que os demais. Muita gente não repara, mas você pode selecionar o hotel pelo bairro, pelas facilidades: piscina, estacionamento, cozinha, café da manhã incluído, canelamento grátis, etc.
Além disso, o Booking é o site que possui mais avaliações de hospedes sobre os hotéis;, uma informação importantíssima na hora de escolher o hotel.
Hotéis.com
Outro site de buscas é o Hotéis.com, ele tem uma variedade menor que o Booking, o sistema de buscas dele não é tão bom e possui poucos comentários dos hotéis. Entretanto, o Hotéis.com parcela a estadia em até 12 vezes.
AirBNB
Para quem gosta de se hospedar em casa, há o AirBNB. Você pode economizar bastante se hospedando em uma casa, porém precisa saber que também há riscos.
O que menos gosto do AirBNB, e já aconteceu comigo algumas vezes, é a possibilidade do anfitrião/dono da casa poder cancelar a reserva. Mesmo que seja em cima da hora!
Isso aconteceu comigo quando estava viajando em altíssima temporada, como Olimpíadas no Rio. Escolher outra opção, em cima da hora, é bem mais caro! Além disso, várias casas possuem muitas restrições na hora de entregar as chaves. Você precisa ter bastante atenção com isso!
Hostels
Se for se hospedar em hostel, os melhores sites para pesquisar são o HostelWorld e o Hostel Bookers, principalmente pelos comentários que acho serem muito pertinentes e seguem um mesmo tipo de raciocínio, pois a maioria das pessoas são mochileiros. Eu, particularmente, quando eu me hospedava em hostel, procurava nesses sites e reservava pelo Booking, pois gosto mais da plataforma deles.
Trivago e TripAdvisor
Se já escolheu a hospedagem, você ainda pode pesquisar no Trivago ou no TripAdvisor; você coloca o nome do hotel e aparece em que site ele está mais barato. Normalmente, o preço é o mesmo nos principais sites. Raríssimas vezes há diferenças de preços do Booking em relação aos demais. Eu já não perco o meu tempo com eles, mas se você quiser tentar é mais uma ferramenta.
Comparar hotéis
Quando você pesquisar hotéis, verá uma grande diversidade de hospedagens para escolher. Vamos lhe dar algumas dicas para ajudar na escolha.
Não compare só os preços, também se atente a localização, se há lazer e café da manhã incluso. Um hotel com café da manhã compensa uma diária um pouco mais cara.
Os comentários também são essenciais, através dele você descobre se a região é barulhenta, se os funcionários são atenciosos ou se há alguma vantagem ou problema nessa região.
Uma dica bem importante é pesquisar em blogs de viagem. Na maioria deles há indicações de hotéis ou regiões nas cidades, o que já ajuda na escolha.
Pagar o hotel
Em algumas hospedagens do Booking, há a opção de pagar antecipado ou pagar no hotel. Pode ser interessante pagar tudo antecipado se estiver viajando para o exterior. Já que você vai pagar em Reais (R$), não haverá incidência de IOF e não há possibilidade de aumento do preço devido à mudança de câmbio.
Viagens domesticas no exterior
As viagens internas de uma cidade para outra em outro país podem ser uma dos quesitos mais difíceis de pesquisar. Primeiramente, é difícil saber quais meios de transporte fazem aquele trajeto. Depois, é difícil descobrir os nomes das empresas, para depois pesquisar preços e horários.
Alguns blogs dão dicas valiosas sobre essas informações. Se não encontrar a informação em português tente em inglês. Por exemplo o Seat61, possui informações de viagens e passagens de trem de todo o mundo.
Mesmo se não encontrar em um blog, há alguns fóruns de discussão em que você pode encontrar a informação. O fórum da Lonely Planet é um dos melhores.
Agora você já possui todas as informações pode começar a fazer o planejamento e conseguir criar um excelente roteiro de viagem. Mãos a obras e Bon Voyage!
Leia nossas outras dicas de viagem:
Aluguel de carro, com bom preço e segurança
Chip de internet 4G para seu celular no exterior
Dinheiro, crédito, pré-pago ou traveler cheque, como levar dinheiro?
Foto: Pushpins in a map over the U.S.A. - De: Marc Levin
Que ótima notícia, Maria!
Viajar sozinha é uma experiência única e muito engrandecedora.
Sucesso em sua viagem!
Amei este site..estou me programando para fazer uma viagem sozinha..adorei as dicas..super valeu…Obrigada
Seu blog é completíssimo! Parabéns!
É isso mesmo Daniele, as pessoas precisam deixar o medo de lado e viajar. Hoje em dia há muita informação de qualidade na internet. E com um chip de celular internacional tudo fica ainda mais fácil. Sempre ocorrem obstáculos, pegar uma atração fechada, uma comida que não gosta, mas nada que atrapalhe a viagem. E isso ainda vira histórica para contar.
Eu amo organizar minhas viagens. Já tem um tempo tive a oportunidade de fazer uma viagem internacional e passamos por três países diferentes, pesquisei tudo pela internet, reservei pelo booking, pesquisei os lugares e atrações que queria visitar, acessei os sites oficiais para saber os valores, basicamente tudo que diz suas dicas (que são muito boas) e deu tudo certo e não falo nadinha de outros idiomas. Que mais pessoas se animem com suas dicas!
Que bom que nossas dicas lhe ajudaram Rui.
Muiro bom seu blog, encontrei informacoes riquissimas
Muito bom seu post Felipe, planejando bem dá pra conhecer vários lugares incríveis, melhor ainda se for gastando pouco.
Visitor Rating: 1 Stars
Parabéns pelo blog, muito bom!!!