A gastronomia na Chapada Diamantina é muito diversificada e é um dos seus atrativos turísticos. A cidade de Lençóis, além de ser a principal base para hospedagem e passeios, ainda é o polo gastronômico da Chapada Diamantina.
Os bares, cafés e restaurantes em Lençóis estão localizados no Centro Histórico, principalmente nas ruas da Baderna e das Pedras. Essas ruas são de fluxo exclusivo de pedestres todas as noites e aos finais de semana. Por isso, os estabelecimentos gastronômicos colocam suas mesinhas nas ruas e a música ao vivo de cantores locais deixa o lugar mais animado.
Na Rua da Baderna, que é o coração de Lençóis, os restaurantes ficam um do ladinho do outro e o interessante é sentar em uma mesa na rua para ver o movimento e curtir o agito.
É bom salientar que a maior parte dos estabelecimentos gastronômicos abre apenas no final da tarde e funcionam até às 23 horas. No início da noite alguns oferecem happy hour com desconto em bebidas.
Conheça agora os produtos regionais e as comidas típicas da Chapada Diamantina, além dos restaurantes em Lençóis que visitamos.
O famoso café da Chapada Diamantina
O café produzido na Chapada Diamantina é um dos melhores cafés do Brasil e do mundo. Já recebeu vários prêmios! A região possui condições climáticas e de altitude ideais para o cultivo do grão. As principais cidades produtoras são: Piatã, Mucugê e Ibicoara.
A fama da produção de cafés especiais já virou até rota turística oferecida por algumas agências. Não deixe de experimentar os cafés premiados e de levar alguns pacotinhos para presentear.
Produtos regionais: cachaça, cerveja e mel
Além do café, você também poderá experimentar outros produtos da região. As cachaças Abaíra e Serra das Almas são cachaças premiadas e produzidas na Chapada Diamantina.
Em Lençóis, as cervejas artesanais Sincorá e da cervejaria Chapada são as mais famosas. Outro produto produzido localmente é o mel.
Comidas típicas da Chapada Diamantina
Algumas comidas típicas da Chapada Diamantina são: cortado de palma, godó de banana, farofa de garimpeiro e palmito de jaca. Vale muito a pena experimentar todos esses pratos. Nosso destaque foi para a grata surpresa do cortado de palma.
Cortado de palma
Antigamente, a palma era usada somente para alimentar os animais, devido ao seu valor nutricional. Atualmente, o cacto é usado na culinária para consumo humano também. A palma é cortadinha e cozida com vários temperos. Fica muito gostosa quando é bem feita.
Godó de banana
Foi uma receita criada pelos garimpeiros e consiste em um ensopado de banana verde que pode conter também carne de sol. Experimentamos, mas não achamos tão saboroso.
Farofa do garimpeiro
Outro prato criado pelos garimpeiros. É feito com carne de sol frita e desfiada, farinha de mandioca e tempero, sendo a mistura prensada como uma paçoca.
Palmito de jaca
O palmito de jaca desfiado, que até lembra carne, é usado como recheio em tortas, pastéis e moquecas. É bem saboroso e uma ótima opção para os veganos e vegetarianos.
Restaurantes em Lençóis
A culinária da Chapada Diamantina possui uma grande variedade de sabores para todos os gostos e bolsos. Além disso, em Lençóis, grande parte dos produtos utilizados são orgânicos e produzidos localmente.
Bistrô Café do Mato
Os donos Ana Botelho (gastróloga) e seu marido Túlio (barista) transformaram uma cafeteria e creperia em um bistrô bem brasileiro.
Os crepes são a especialidade da casa, sendo que os salgados contam com uma bordinha crocante de queijo e possuem sabores tradicionais, especiais, vegetarianos e regionais, como carne de sol com banana, palmito de jaca e fumeiro. Entre os crepes doces, o mais pedido é o de chocolate.
Além dos crepes, o Bistrô Café do Mato conta com um cardápio diversificado com escondidinhos, risotos, massas artesanais, moqueca e pratos kids. Prioriza ainda ingredientes de produtores locais, como mel, azeite de dendê, fumeiro, cordeiro, café e doce de leite.
O ambiente é bem agradável e aconchegante. O ótimo atendimento é um dos diferenciais do bistrô.
Experimentamos o escondidinho de fumeiro (filé mignon suíno defumado artesanalmente) envolvido no creme de queijo coalho, chutney de cebola, creme de macaxeira e queijo coalho maçaricado, acompanhado de salada e arroz. O prato estava bem apresentado e saboroso.
Provamos também a caipirinha de café que possui um sabor bem marcante e, é claro, um café feito ao vivo na nossa mesa.
Funcionamento: 2ª, 4ª e 5ª, das 16 às 23 horas; 6ª, sábado e domingo, das 13 às 23 horas. Fechado na terça.
Endereço: Rua da Baderna (Miguel Calmon), 50, Centro de Lençóis.
Instagram do Bistrô Café do Mato
Bodega
O Bodega possui uma cozinha diversificada, com carnes, massas artesanais, peixe, salada, pizzas, além de pratos vegetarianos, veganos e kids. Além disso, conta com música ao vivo todos os dias.
Seu carro chefe é o filé ao molho de hirataki, com arroz piemontês, legumes e cogumelos do Vale do Capão. Outros pratos bem pedidos são o filé da chefe ao molho de aroeira; salada Bodega; salmão ao molho agridoce de ervas e lasanha vegana.
A principal sobremesa do restaurante é o petit gateau acompanhado de sorvete de café com castanhas caramelizadas.
Experimentamos os famosos camarões encapotados na farinha de tapioca, acompanhados de molho de mel com pimenta calabresa e molho tártaro. Os camarões empanados são deliciosos e a apresentação é muito interessante (os camarões vem presos em varais com pregadores, como se fossem roupas). Não é barato, mas vale a pena!
Outro prato que degustamos foi o filé da chefe ao molho de aroeira e alecrim acompanhado de panqueca de batata. A panqueca é crocante e combina com o filé. O drinque que bebemos foi o Brasileirinho (cachaça mineira, limão e abacaxi) e estava bem refrescante.
Funcionamento: 2ª a domingo, das 17 às 23 horas.
Endereço: Rua das Pedras, 20, Centro de Lençóis.
Sabor da Serra
O Sabor da Serra é o restaurante em Lençóis referência do público vegano e vegetariano, principalmente estrangeiro. Possui uma excelente localização na esquina mais famosa de Lençóis.
Seu carro chefe é o risoto baiano, que é uma receita italiana adaptada com ingredientes regionais. Outros pratos também famosos são a moqueca de caju e o peixe na folha de bananeira.
Os bolinhos nordestino (carne de jaca e aipim) e os de abóbora com gorgonzola fazem sucesso como entrada ou tira-gosto.
Experimentamos a moqueca de caju, com pirão, arroz com coco e farofa de coquinho oricuri como acompanhamentos. O prato para dois é muito bem servido e vem na panela de barro. A moqueca de caju é gostosa, mas tem um sabor bem marcante que pode não agradar todos os paladares.
O restaurante conta com muitas opções de sucos de frutas regionais. Experimentamos o suco de cupuaçu e estava muito bom, com destaque para o canudinho de inox, ecologicamente correto.
Funcionamento: 2ª a domingo, das 17 às 23 horas.
Endereço: Rua da Baderna, 88, esquina com a Rua das Pedras, Centro de Lençóis.
Corona de Pedra
O Corona de Pedra é especializado em risotos e massas caseiras, mas também serve pizzas, hambúrgueres e sopas. Talita, dona e chefe do local, é quem cria os pratos e 70% do que é servido é feito na casa.
Os pratos mais pedidos são os risotos mediterrâneo (com salmão), de camarão e do sertão (com carne de sol e banana da terra), além dos hambúrgueres.
O espaço interno do restaurante e as velinhas nas mesas dão um charme ao lugar. Está localizado em frente a Praça do Coreto.
Experimentamos dois risotos: o de carne de sol com banana da terra frita, uma combinação agridoce excelente, e o de camarão que possui um sabor bem acentuado. Não podemos deixar de falar que esses foram os pratos que mais gostamos em Lençóis. Os dois estavam deliciosos!
Também degustamos brusquetas, sendo o destaque para a brusqueta La Corona (com tomate seco produzido na casa, rúcula e molho pesto). De sobremesa saboreamos uma torta de frutas vermelhas com sorvete.
Funcionamento: 5ª a domingo, das 16 às 22 horas.
Endereço: Praça Horácio de Matos (Praça do Coreto), 36, Centro de Lençóis.
El Jamiro Pizzaria
A Pizzaria El Jamiro também fica na rua da Baderna e possui rodízio e pizzas a la carte. A massa da pizza é fininha e como é assada na pedra fica muito crocante e saborosa.
O El Jamiro conta com apenas um tamanho de pizza: grande com 8 fatias e com até 4 sabores. Os sabores são divididos em tradicionais, especiais, vegana e doces. A pizza mais vendida é a que tem o nome do restaurante, feita com a mesma carne da empanada argentina.
A pizzaria conta com um esquema de rodízio diferente. Os garçons não passam servindo as pizzas. É o cliente que escolhe a quantidade e os sabores. Os garçons trazem uma pizza de 8 fatias de cada vez para a mesa. As fatias que sobram, no fim da noite, são doadas.
O local conta com happy hour (comprando um drinque ganha outro) das 16:30 às 19:00.
Experimentamos uma pizza com 4 sabores: tomate seco (excelente), red hot (muito boa), El Jamiro e vegana (boas). De sobremesa degustamos o brownie feito na casa com sorvete caseiro, que é a opção mais pedida.
Normalmente, locais que servem rodízio de pizza possuem qualidade inferior, mas as pizzas do El Jamiro são muito saborosas. Nos surpreendeu positivamente.
Funcionamento: 2ª a domingo, das 16 às 23:30 horas.
Endereço: Rua da Baderna (Miguel Calmon), 62, Centro de Lençóis.
Quarar Restô & Café
A proprietária do Quarar Restô & Café, Samanta, é barista e também a chefe que elabora todo o cardápio. Ela é uma pessoa super simpática e possui uma história de vida emocionante.
O carro chefe do Quarar é a sobremesa Doce Infância, criada em 2017, para o Festival Sabores de Lençóis. Desde sua criação, tornou-se a sobremesa queridinha de quem visita Lençóis. A Doce Infância é composta de ingredientes regionais como o maracujá do mato e o coquinho licuri e é servida com uma bola de sorvete.
O ambiente da cafeteria é aconchegante e o atendimento ótimo.
Experimentamos a sobremesa Doce Infância e é tudo que as pessoas falam e mais um pouco. É uma explosão de sabores, uma combinação perfeita! Após a sobremesa, também degustei um café coado premiado da região que encaixou muito bem.
Funcionamento: 3ª a domingo, das 16 às 23 horas.
Endereço: Rua da Baderna (Miguel Calmon), 29, Centro de Lençóis.
Instagram do Quarar Restô & Café
Tomatito
O Tomatito é especializado na cozinha mediterrânea com um toque da culinária baiana. Seu forte são as massas artesanais. Conta com happy hour (comprando um drinque ganha outro) das 16 às 19 horas.
Possui uma excelente localização na esquina mais famosa de Lençóis, em frente ao Sabor da Serra.
Experimentamos um nhoque de batata doce ao sugo. Achamos que talvez a batata doce tivesse combinado mais com um molho a base de queijo. Os drinques estavam ótimos e o atendimento é muito bom.
Funcionamento: 4ª à 2ª, das 16 às 23 horas. Fecha na 3ª.
Endereço: Rua da Baderna, 81, esquina com a Rua das Pedras, Centro de Lençóis.
O Bode
O Bode é um restaurante a quilo, no estilo buffet self service, especializado na culinária típica e regional. Funciona somente para o almoço. Entre as opções do buffet há alguns itens de saladas e cerca de 18 opções de pratos quentes.
O restaurante é bem tradicional na cidade e funciona desde 1980.
No dia em que fomos experimentamos ensopado de bode, carne de sol, purê de aipim, cortado de palma, farofa de soja, entre outros. A comida é caseira e gostosa. Destaque para a farofa de soja que estava muito boa!
Funcionamento: 5ª à 3ª, das 12 às 16 horas. Fecha na 4ª.
Endereço: Praça Horácio de Matos, 849, Centro de Lençóis.
Lampião
O Lampião é especializado em culinária nordestina e comidas regionais. O carro chefe da casa é a carne de sol grelhada com banana da terra. O restaurante também possui opções veganas.
Experimentamos apenas os drinques do happy hour do Lampião, que vai das 16 às 19 horas. Na compra de um drinque ganha outro igual. Os drinques possuem muita fama, mas experimentamos outros melhores em Lençóis.
Funcionamento: 4ª a domingo, das 16 às 23 horas.
Endereço: Rua da Baderna (Miguel Calmon), 51, Centro de Lençóis.
Bendito
Bendito é a sorveteria mais famosa de Lençóis. Localiza-se anexa ao Restaurante Lampião, pois é do mesmo dono. Os sorvetes são artesanais, 100% naturais e feitos com ingredientes locais.
Na nossa opinião, os sorvetes de frutas são os melhores. Experimentamos alguns sabores e escolhemos os sorvetes de umbu e mangaba.
O sorvete também é vendido em outros estabelecimentos comercias da cidade.
Outros restaurantes da cidade
Lençóis possui, ainda, vários restaurantes dentre os quais podemos citar: Quilombola, Cozinha Aberta, Roda d’Água (restaurante do Hotel de Lençóis), Azul (restaurante do Hotel Canto das Águas), entre outros.
Restaurantes dos pontos turísticos
Vários pontos turísticos de Lençóis oferecem almoço e lanches em seus restaurantes. Experimentamos o almoço nos restaurantes de três pontos turísticos: Gruta da Lapa Doce, Poço Azul e Cachoeira do Mosquito. Todos funcionam no esquema de bufet self service a quilo. O destaque vai para o restaurante da Gruta da Lapa Doce onde comemos o melhor cortado de palma da viagem.
Lanche de trilha
Em alguns passeios é oferecido um lanche de trilha em substituição ao almoço. O lanche é bem reforçado. Conta com frutas, sanduíches, suco, ovo cozido, biscoito, bolo, um doce (paçoquinha, chocolate ou bananinha), entre outros. Em um dos passeios que fizemos, nosso guia fez até um cafezinho na hora. Bem legal!
E aí, já escolheu seu restaurante preferido em Lençóis?
A maior parte dos lugares visitados foi a convite dos estabelecimentos. No entanto, nossas opiniões são independentes.
Ficamos felizes que você tenha gostado!
Excelente! Um guia completo pra quem deseja desbravar a gastronomia da Chapada Diamantina.