fbpx

Foto: Dara (CC BY-NC-ND 2.0) Paris

Paris é uma cidade incrível, mas possui períodos muito distintos que podem deixar a sua experiência turística completamente diferente. De acordo com a época que você decidir viajar, as temperaturas, os preços e a quantidade de pessoas que você encontrará nas filas serão completamente diferentes. Por isso, é bom escolher com bastante atenção a melhor época para viajar!

Leia também: Do básico ao completo, veja quantos dias ficar em Paris

Quando ir a Paris?

O final da primavera (maio e junho) e o começo do outono (setembro) são as melhores épocas para visitar a cidade de uma maneira geral. Entretanto, existem várias peculiaridades que podem fazer com que um outro período seja mais interessante para seus objetivos.

Inverno

meses de frio em paris

Inverno em Paris – Foto: Stéphane Neckebrock (CC BY-NC-ND 2.0)

De um modo geral, o inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) é a época menos agradável para viajar à cidade devido ao clima. As temperaturas ficam baixas, com uma média entre 2 e 7°C, podendo até ficarem negativas ou mesmo nevar em algumas poucas ocasiões. Os dias são mais curtos, às 17:00 horas já é noite no auge do inverno. Devido a tudo isso, essa é a época menos agradável para caminhar pelas ruas.

O inverno é a época que Paris fica mais vazia e isso traz alguns pontos positivos. Os hotéis ficam mais baratos e as atrações turísticas mais vazias. Nessa época você não precisa se preocupar com filas e pode encontrar os museus vazios, bem diferente da alta temporada quando ficam lotados.

Porém, a maior vantagem mesmo é o preço, pois você poderá encontrar hotéis e passagens aéreas a preços incríveis.

Primavera e Outono

outono em paris

Outono em Paris – Foto: Ryan Blyth (CC BY 2.0)

A primavera e o outono são estações com muitas características comuns. Os meses que são mais próximos ao inverno, março, novembro e dezembro, possuem temperaturas mais baixas e a cidade ainda está mais vazia. Em abril as temperaturas já estão acima dos 10°C, já em maio e setembro as temperaturas já estão acima dos 15°C, chegando muitas vezes nos 20°C. Por isso, a temperatura já é mais agradável para caminhadas, as ruas já ficam cheias e a cidade ganha vida.

Os museus já ficam mais cheios, mas não chegam a ficar lotados. No geral, os preços são mais altos do que no inverno, mas bem inferiores à alta temporada (verão). Nessa época também é possível encontrar passagens aéreas em promoção e hotéis com bons preços.

Agora vamos falar das diferenças da primavera e do outono. A primavera é a estação preferida de muitos turistas. Em maio, quando as flores começam a aparecer, Paris ganha uma nova cara. Esse é um lindo mês para conhecer Paris, por isso nele já há uma quantidade substancial de turistas, mas ainda não é alta temporada.

Já no outono, a paisagem se modifica completamente. As folhas começam a mudar de cor e a caírem, o cenário se transforma, ficando com um charme especial. O começo do mês de setembro ainda é caro, pois ainda é férias para algumas escolas e universidades do hemisfério norte. Já no final do mês os preços caem bastante e continuam caindo até chegar em dezembro.

Como nessa época o clima está agradável, os preços são bons e ainda não há multidões considero a melhor época para viajar, especialmente maio e setembro.

Verão

picnic verão paris

Início do verão – Foto: JPC24M (CC BY-SA 2.0)

O verão é a época mais aguardada do ano, especialmente para um país de clima frio. Essa é a época de férias escolares e é quando os europeus mais gostam de viajar. As temperaturas médias passam dos 20°C, chegando facilmente aos 25°C e algumas vezes aos 30°C. Os dias são longos e o sol se põe depois das 21:00 horas, chegando às 22:00 horas em alguns dias.

Durante o verão é quando Paris tem mais vida, os parques funcionam até mais tarde, existem muitas pessoas fazendo piquenique e as margens do Rio Sena ficam cheias de pessoas tomando sol em espreguiçadeiras. Devido a grande concentração de turistas, nessa época acontecem muitos eventos como shows e festivais de cinema.

O verão é a época em que Paris fica mais cheia e cara. Porém, ainda existe uma grande diferença entre os meses. Em junho ainda não é alta temporada, por isso você encontra preços medianos de hotéis e a cidade ainda não está tão cheia. Entretanto, julho e agosto são os meses de férias, a cidade fica cara e lotada de turistas. É necessário fazer reserva de hotel com antecedência e mesmo assim, você pagará bem mais do que em outra época do ano.

Além disso, as atrações turísticas ficam insuportavelmente cheias! Há fila para tudo, por isso recomenda-se comprar ingressos com antecedência. Para encontrar ingressos clique aqui. Nessa época, muitos moradores locais saem da cidade, por isso há quem diga que a cidade fica menos parisiense, porém a maioria dos turistas nem percebe isso.

Foto de capa: Dara (CC BY-NC-ND 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.