fbpx

Foto: Jacob Surland (CC BY-NC 2.0) Itália / Veneza

Se você pretende viajar para Veneza é importante prestar bastante atenção em relação ao clima. Veneza se encontra no norte da Itália e possui um clima misto entre o continental e o mediterrâneo. Isso significa grandes variações de temperaturas entre o inverno e o verão e chuvas distribuídas ao longo do ano.

As diferenças de temperaturas entre o verão e o inverno são grandes. Enquanto no inverno as temperaturas são baixas e podem se aproximar de 0°C, no verão o tempo é quente, podendo inclusive se aproximar de 30°C.

Já com relação as chuvas, devido ao seu clima mediterrâneo, não há estação seca. As chuvas acontecem ao longo do ano todo, se concentrando mais nos meses quentes.

meses para viajar a veneza

Foto: Emma Harris (CC BY-NC-ND 2.0)

Verão

Essa é a alta temporada da cidade, ou seja, época em que os preços estarão mais altos e a cidade mais cheia. Essa não é a alta temporada devido apenas às férias escolares, é também a estação mais agradável para viajar à Veneza. Embora em alguns dias a temperatura possa passar dos 30°C, a média é de 23°C. Ou seja, durante o dia faz calor e a noite é mais fresca, podendo inclusive fazer um pouquinho de frio. O calor não costuma incomodar muito os turistas, já que nas ruelas da cidade existe mais sombra do que sol. Um lembrete é que o verão é a única época que vale a pena pegar uma praia na Ilha de Lido. Nas demais estações já está mais frio, um clima não muito propício para uma praia.

Apesar do clima ser agradável, é bom ressaltar que no verão é a época em que a cidade fica mais cheia, principalmente durante os feriados prolongados e as férias escolares. Visitei Veneza no feriado prolongado de 1° de maio, que caiu em uma sexta feira. A cidade estava lotada (foto abaixo), havia fila para tudo, inclusive para fazer o caro passeio de gôndola. Por isso, é bom evitar visitar a cidade em feriados e finais de semana durante as férias escolares (julho e agosto), ou então comprar entrada prioritária para as atrações turísticas.

Leia também: Passeio de gôndola em Veneza: preços, dicas e advertências

Veneza durante um feriado prolongado

Inverno

O inverno é a baixa temporada em Veneza. Nessa época do ano as temperaturas costumam ficar abaixo de 10°C, se aproximando de 0°C nos dias mais frios. Há inclusive possibilidade de nevar. Por isso, passear pela cidade não é muito agradável. Como é muito frio, o passeio de gôndola também não é muito atraente. Se você ainda der azar de pegar um dia de chuva, aí que pode atrapalhar de vez sua estadia na cidade, pois chuva e frio são as piores combinações que podem acontecer em uma viagem.

Pelo lado bom é no inverno que a cidade fica mais barata e vazia. É possível achar bons preços de hospedagem e você nunca irá se deparar com uma multidão que visita a cidade nos feriados e finais de semana do verão. Mesmo assim, devido ao clima, essa é a época menos indicada para viajar à cidade.

Leia também: Onde ficar em Veneza, conheça os melhores bairros e os mais baratos

inverno frio em veneza

Inverno em Veneza –
Foto: Michele Ursino (CC BY-SA 2.0)

Primavera e Outono

Primavera e outono são climas de transição. Nos meses mais próximos ao inverno, a temperatura ainda estará fria e não muito agradável. Entretanto, nos meses mais próximos ao verão, as temperaturas já estão mais altas.

Na primavera, a partir da segunda metade de abril, as temperaturas começam a ficar mais altas. Essa parte do mês de abril, maio e junho são boas épocas para viajar, pois já que ainda não é alta temporada, os preços não estão tão altos e a cidade ainda não está lotada. O mesmo vale para o final de setembro e o mês de outubro que já é outono.

Com relação ao fator custo-benefício, acredito que esse é o melhor período para viajar à cidade, mesmo que porventura você pegue uns dias de frio.

Foto: Emma Harris (CC BY-NC-ND 2.0)

Foto de capa: Jacob Surland (CC BY-NC 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.