Foto: Rafael Carvalho (CC BY-NC 2.0) Salvador

Salvador é uma cidade que respira alegria e atrai turistas o ano inteiro. Contudo, existem algumas peculiaridades que é bom saber antes de marcar uma viagem à capital baiana.

Leia também: Quantos dias ficar em Salvador, roteiros de 2, 4 e 7 dias

Clima

Salvador possui um clima tropical. Podemos dizer que quase o ano inteiro a cidade é quente. No verão as temperaturas médias são de 27°C, mas em certas ocasiões podem passar dos 30°C. Já no inverno a média é de 24°C, mas frentes frias podem fazer a temperatura diminuir alguns graus. Com relação à água do mar, ela se mantém quentinha sempre, em cerca de 26°C, por isso é possível dar um mergulho no mar o ano inteiro. Para quem quer aproveitar uma praia o mais indicado é o litoral norte.

Já com relação às chuvas em Salvador, elas são distribuídas ao longo do ano, com maior concentração nos meses de abril, maio e junho.

melhores meses viajar a salvador

Praia da Barra – Foto: David Kirsch (CC BY-NC-ND 2.0)

Estações

O verão é a alta temporada de Salvador. Apesar da cidade receber turistas o ano inteiro, a maior concentração deles chega no verão. Contribui para isso também as festas religiosas que ocorrem justamente nessa época, entre elas estão: dia de Iemanjá (02/02), Festa do Senhor do Bonfim com lavagem da escadaria (vários dias de janeiro), Festa de Santa Bárbara / Iansã (04/12), Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia (08/12).

quando viajar a salvador

Loja decorada para a Festa de Santa Bárbara

Durante o verão, os hotéis ficam mais cheios e caros, especialmente em janeiro, época de férias escolares. Porém, a época mais cara para viajar à cidade é durante o Réveillon e o Carnaval. Nessas épocas a cidade fica entupida de gente, é preciso fazer a reserva com alguns meses de antecedência e os preços aumentam mais de 100% em relação a outros períodos do verão.

Épocas boas para viajar, em que a cidade está com clima de festas, mas os preços ainda não estão altos é novembro e dezembro (até a metade do mês), fevereiro e março em semanas distantes do carnaval.

Já no inverno é a baixa estação, quando você encontrará os melhores preços. Salvador fica mais vazia, já que muitos baianos viajam ao interior para ver as festas de São João. O único mês que os preços sobem é julho, devido às férias escolares.

quando ir a salvador

Loja no centro histórico

Foto de capa: Rafael Carvalho (CC BY-NC 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest