Istambul - Foto: Casal Partiu (CC BY-SA 2.0) Turquia

Ainda não tão conhecida pelos turistas da América Latina, a Turquia é um ótimo destino para viajar. O país é bonito e desenvolvido, o que, normalmente, surpreende os turistas. As cidades costumam ser limpas e organizadas, com ótimos preços; porém, o que chama a atenção mesmo são seus pontos turísticos. Veja agora os principais destinos turísticos da Turquia.

Istambul

locais turísticos turquia istambul

Istambul – Foto: Guillén Pérez (CC BY-ND 2.0)

A antiga capital do Império Turco-Otomano é a maior cidade do país e o seu principal destino turístico. A cidade possui muita história e incríveis atrações turísticas. A mais famosa de todas é a Hagia Sophia, a basílica construída no século VI. A cidade ainda conta com Palácio Imperial, Cisterna Romana e várias mesquitas, além dos famosos passeios de barco pelo estrito de Bósforo.

Capadócia

destinos turísticos turquia

Capadócia – Foto: Dan (CC BY-SA 2.0)

A Capadócia é outro local bastante famoso na Turquia. Localizada na parte central do país, a região ficou famosa devido as suas formações rochosas únicas. Existem vários vales com formações rochosas interessantes, desde um canyon até rochas que lembram animais. Entretanto, são as casas e igrejas construídas dentro de rochas e cavernas que mais chamam a atenção na Capadócia. Dá até para dormir em um hotel de caverna, que aliás é a maioria por lá! Para saber mais leia: Hotéis de caverna da Capadócia, vale a pena se hospedar?

Pamukkale

paisagens turquia

Piscinas naturais de Pamukkale

A menor cidade da lista é onde fica a atração mais bonita do país! Ninguém passa despercebido às incríveis fotos dessas peculiares piscinas, também conhecidas como castelos de algodão. No local, além das piscinas naturais, também existem as ruínas da cidade histórica de Heliópolis e uma outra piscina que diz a lenda que foi construída a pedido de Cleópatra. O problema dessa atração é que as piscinas estão secando e agora uma pequena parte delas possui água.

Litoral do Mediterrâneo

destinos de praia turquia

Para quem gosta de pegar uma praia, o litoral da Turquia banhado pelo mar Mediterrâneo é um ótimo destino. Há cidades pequenas, porém muito charmosas como Kas e Kalkan ou maiores de onde saem cruzeiros como Fethiye, Marmaris e Bodrum, ou ainda o grande e lotado balneário de Izmir. Uma das atividades mais típicas desse litoral é fazer um passeio de barco. Existe passeio de um dia ou os cruzeiros nos Gulets que são os típicos barcos de madeira da Turquia. Para conhecer melhor essa parte encantadora da Turquia leia: Litoral da Turquia, a famosa Costa Turquesa e suas bonitas praias. Já para conhecer as cidades e praias mais interessantes do país leia: Os destinos de praia mais incríveis da Turquia.

Éfeso

destinos turísticos turquia

Biblioteca de Celso em Éfeso – Foto: Clark & Kim Kays (CC BY-NC-ND 2.0)

Quando falamos de lugares históricos não podemos esquecer Éfeso, que foi uma importante cidade da antiguidade, capital de vários impérios e relevante centro comercial. O local é o mais importante sítio arqueológico da Turquia. Além das ruínas da cidade, há também a Casa da Virgem Maria, uma pequena casa que dizem que foi onde Maria viveu seus últimos anos.

Ancara

locais turisticos turquia

Mausoléu de Atatürk em Ancara – Foto: Rafaela Ely (CC BY 2.0)

Para fechar a lista podemos falar de Ancara. A cidade, que se tornou capital da Turquia na década de 1920, viu um rápido crescimento que lhe possibilitou tornar-se a segunda maior cidade do país. Com seus museus e parques a cidade entra no roteiro de alguns turistas, apesar de não ter muito o que oferecer. Mas, os voos baratos e abundantes entre a cidade e Istambul faz com que alguns turistas a incluam no roteiro.

Foto de capa de: Istambul - Foto de: Casal Partiu (CC BY-SA 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest