Phi Phi é a ilha mais famosa da Tailândia. Para programar melhor sua viagem veja quando ir, como chegar, quanto tempo ficar e onde ficar na ilha das festas e belezas naturais.Para ter uma visão geral de como é a ilha e o que ela oferece, leia a matéria: Phi Phi, a ilha mais famosa da Tailândia.
Quando ir
Na Tailândia há uma estação chuvosa e outra seca. A estação seca em Phi Phi vai de novembro a abril e a chuvosa de maio a outubro. A maior concentração de turistas é justamente na estação seca, principalmente, de dezembro a fevereiro. Como a ilha é famosa por suas festas, é na estação seca que os bares ficam mais cheios e as festas mais animadas. Entretanto, esse é o período mais caro, pois os preços dos hotéis sobem. O período chuvoso é entre maio e outubro, mas não quer dizer que chova sempre. Viajei em junho, fiquei três dias em Phi Phi, depois mais três dias em Krabi e não vi nenhuma gota de chuva. Contudo, a probabilidade de chover é maior. Esse é o período de baixa temporada, onde se encontram preços de hospedagens melhores! Porém, a praia de Loh Dalum, onde acontecem as festas, não fica tão cheia.
Como chegar
O único jeito de chegar em Phi Phi é de barco. Há ferry boats que saem de Phuket, Krabi e Railay Beach. Esses barcos não são pequenos, cabem cerca de 200 pessoas e possuem cadeiras bem confortáveis. A viagem dura em média duas horas. Phuket como é a maior cidade, oferece quatro opções de horários, Krabi oferece dois e Railay apenas um. A quantidade de horários pode diminuir ou aumentar de acordo com a temporada. E todos os barcos vão até Ton Sai. Se você irá se hospedar em outra parte da ilha, o hotel precisa mandar um barco para te buscar ou você precisará pegar um boat-taxi (barco táxi). Para saber mais sobre os ferrys e saber os preços acesse: Phi Phi Ferry.
Leia também: Phuket ou Krabi (Ao Nang) onde ficar?
Quanto tempo ficar
Não há muito o que fazer em Phi Phi; é basicamente, curtir a noite e conhecer Maya Bay. Por isso, para o básico duas noites bastam! Você chega de manhã ou de tarde, vê o pôr do sol no Mirante e curte a noite. No dia seguinte visita Maya Bay e pode curtir a noite de novo. No terceiro dia volta. Se a intenção é aproveitar mais as festas, ai compensa ficar mais uma noite! E se você também quiser ficar em um resort, também pode ficar um tempo a mais na ilha.
Eu fiquei quatro dias, dois dias inteiros, mais um pedaço do primeiro e voltei no quarto dia pela manhã. Penso que foi muito tempo, porque um dia fiquei sem nada para fazer. Por isso, acho que duas noites (três dias) bastam!
Onde ficar
Phi Phi Don é o único lugar possível de se hospedar. Porém, há mais de um local na ilha para ficar. O mais comum é ficar em Ton Sai, o povoado da ilha, onde se encontra a grande maioria dos hotéis. Saiba que se você ficar muito perto da praia de Loh Dalum, o barulho pode te atrapalhar de dormir a noite, pois as caixas de som dos bares ficam na praia.
Há também a opção de se hospedar em hotéis em outras partes da ilha. Mas, eu só considero essa uma boa opção se você quiser ficar em um resort quatro ou cinco estrelas. Alias, os melhores hotéis da ilha ficam justamente fora do povoado de Ton Sai. A maioria desses hotéis ficam à beira mar, mas eles são isolados! Só se chega de boat taxi (barco táxi), que não é barato, só há a opção de comer no restaurante do hotel e as praias podem não ser tão incríveis quanto você imagina. Não ache que a praia “privativa” que você vai ficar será como a Maya Bay. Esses hotéis são escolhidos principalmente por casais em viagens românticas, lua de mel ou para quem quer luxo. Para quem quer ficar neste hotéis mais isolados, vale a pena ficar em hotéis com mais infraestrutura. Porque se você entendiar no hotel não terá mais nada para fazer! As melhores opções seriam o Villa 360, que fica no alto de uma montanha e sé possível chegar de carro do centrinho. O Phi Phi Island Village Beach Resort e Zeavola Resort que ficam de frente para o mar, em partes desabitadas da ilha.
Para quem deseja ficar na parte mais movimentada da cidade, ou seja Ton Sai, há diversas opções de diferentes níveis e preços. Entre as melhores opções desta parte podemos citar o PP Princess Resort e o Rawianda Villas . Já bons hotéis de preço intermediários são ChaoKoh Phi Phi Hotel & Resort e PP Charlie Beach Resort.
O local mais barato para se hospedar é no lado oposto ao cais, próximo a subida do mirante. Reservando na hora é possível encontrar preços mais baixos, desde que você viaje na baixa temporada (março a outubro). Entretanto, na alta temporada é muito arriscado fazer isso. Segundo alguns locais em alguns períodos mais cheios, como durante a Festa da Lua Cheia (Full Moon Party) é comum as pessoas chegarem na ilha de manhã e voltar no final do dia porque não encentraram hospedagem para passar a noite. Para encontrar os hotéis mais baratos da ilha clique aqui.
Foto de capa de: Reuben Bedingfield (CC BY-NC 2.0)
Vejas as outras matérias sobre a Tailândia:
Tailândia, uma visão geral de seus encantos
Maya Bay, a praia mais encantadora da Tailândia
Krabi Town, Ao Nang ou Railay, onde ficar?