InícioEuropaItáliaPasseio de gôndola em Veneza em 2025: preços, dicas e advertências

Passeio de gôndola em Veneza em 2025: preços, dicas e advertências

O passeio de gôndola em Veneza é a atividade mais cobiçada pelos turistas que visitam a cidade dos canais. Os barquinhos pretos que eram utilizados como transporte privado no passado, são hoje a mais conhecida atração turística de Veneza.

Muitas pessoas sonham em visitar Veneza apenas para fazer esse passeio. Tanta fama fez o passeio se tornar uma atividade bastante cara.

Por isso, você precisa saber como é o passeio, para ver se vale a pena e para desfrutá-lo da melhor forma possível. Algumas dicas simples ajudam a deixar o passeio de gôndola em Veneza mais interessante!

Gôndola Veneza

As gôndolas são esses barquinhos pretos charmosos de Veneza. Elas não foram inventadas para ganhar dinheiro dos turistas. São embarcações antigas utilizadas há vários séculos para os moradores se deslocarem pela cidade. Nem sempre tiveram esse formato; com o tempo seu design foi se modificando até chegar na versão atual.

Atualmente, as gôndolas de Veneza são utilizadas apenas para passeios turísticos, mas já foram o principal meio de transporte da cidade. Veneza chegou a ter 10 mil gôndolas no século XVI; hoje possui cerca de 400 gôndolas licenciadas.

Não parece um número grande, principalmente, porque elas nunca estão todas navegando ao mesmo tempo. Entretanto, nos dias mais cheios, como feriados e finais de semana da alta temporada, a maioria dos gondoleiros está trabalhando, porque a procura é muito grande, o que pode causar “engarrafamento” de gôndolas pelos canais, deixando o passeio menos agradável.

Leia também: Quando ir a Veneza, o clima e a melhor época pra viajar

dicas gondola veneza
Gôndola Veneza, um dos itens mais fotografados da Itália – Foto: Y Nakanishi (CC BY-NC-ND 2.0)

Veneza começou a cobrar taxa de entrada


Em uma iniciativa inédita, Veneza começou a cobrar uma taxa de entrada para os turistas que visitam a cidade, especialmente em dias de grande fluxo. Após anos de discussão sobre o impacto do turismo de massa, a medida entrou em vigor em abril de 2024, tornando Veneza a primeira cidade do mundo a adotar uma taxa deste tipo para enfrentar o problema do excesso de visitantes. Segundo dados da assessoria de imprensa da prefeitura, cerca de 80% dos visitantes ficam apenas por um dia, o que gera impacto significativo na infraestrutura e nas áreas turísticas.


A taxa básica é de €5 por dia, mas pode chegar a €10 para reservas de última hora. É importante lembrar que essa cobrança não será aplicada a quem estiver hospedado em Veneza. Portanto, se pretende pernoitar na cidade, a dica é reservar o hotel com antecedência, pois Veneza é um destino caro e as acomodações com melhor custo-benefício tendem a se esgotar rapidamente. Para saber onde se hospedar, confira nosso guia sobre onde ficar em Veneza ou acesse o Booking para explorar opções e valores.

Existem ainda algumas exceções à cobrança da taxa: crianças de até seis anos, pessoas com deficiência, proprietários de imóveis, pessoas em visita a parentes, além de quem visita a cidade por motivos de saúde ou para participar de eventos esportivos ou culturais estão isentos da tarifa.

O bilhete de entrada se aplica apenas ao centro histórico de Veneza, onde estão localizadas as famosas gôndolas e outras atrações turísticas. Para confirmar os dias de cobrança e efetuar o pagamento, basta acessar o site oficial da prefeitura.

Modelo da gôndola Veneza

Todas as gôndolas de Veneza possuem o mesmo tamanho, cerca de 11 metros. Todas também possuem a mesma cor (preta) e o mesmo modelo da parte exterior.

Apesar da parte externa ser sempre padronizada, a parte interna pode variar. As poltronas e utensílios decorativos da parte interna variam, deixando alguns barcos mais bonitos que outros.

Não é preciso observar muito para perceber essa diferença. Enquanto algumas tem poltronas mais simples, outras possuem poltronas mais luxuosas.

Como o preço cobrado pelo passeio é o mesmo, você pode escolher um modelo mais bonito para as fotos ficarem mais imponentes! Entretanto, esse não deve ser o único quesito a ser observado, mais abaixo esclareço os demais.

gondolas veneza mais bonitas
Por fora as gôndolas de Veneza são iguais, mas as poltronas variam bastante – Foto: Ben Tilley (CC BY 2.0)

Capacidade da gôndola de Veneza

As gôndolas de Veneza são famosas por transportarem casais que querem um passeio romântico, mas elas comportavam até 6 pessoas, hoje o limite são 5 pessoas. Como o preço do passeio é pelo barco e não por pessoa, famílias e pessoas que estão dispostas a dividir a gôndola acabam pagando mais barato.

Capacidade das gôndolas reduzidas durante a pandemia

A capacidade das gôndolas foi reduzida para 5 pessoas em julho de 2020 em meio a pandemia de coronavírus (Covid19). Entretanto, ao contrário do que se pensa, o motivo não é o distanciamento social, mas o sobrepeso. A Associação de Gondoleiros de Veneza justificou a medida dizendo que “os turistas engordaram muito” segundo o site Diário de Notícias, de Portugal e a CNN (em inglês).

passeio de gôndola em veneza vale a pena
Dicas para o passeio de gôndola em Veneza Itália

Dividir a gôndola é uma opção

Já existe, inclusive, um aplicativo para isso, chamado KiShare. O Get Your Guide também oferece opções de gôndolas compartilhadas. Se você estiver viajando sozinho ou de duas pessoas, compartilhar uma gôndola pode sair vem mais barato!

Entretanto, para casais não sei se vale a pena dividir uma gôndola, já que vai perde um pouco do romantismo do passeio. Por outro lado, é uma ótima opção para quem está fazendo uma viagem de baixo orçamento, uma viagem com amigos ou viajando sozinho.

capacidade gondola veneza
Família em passeio de gôndola Veneza – Foto: Paul Drummond (CC BY-NC-ND 2.0)

Reservar hotel com antecedência

Antes de falar mais sobre o passeio de gôndola, vale a pena dizer que a hospedagem precisa ser reservada com antecedência em Veneza. Há dois motivos para isso: o número de quartos de hotéis é pequena para a quantidade de turistas e os valores de hospedagem são altos. Por isso, para encontrar uma opção com bom custo-benefício você precisa procurar com antecedência!

O Booking é onde você encontrará mais opções de hospedagens. Entretanto, recomendamos que você leia nosso texto sobre onde ficar em Veneza para conhecer os bairros, dos melhores aos mais baratos.

Gondoleiros

Os gondoleiros fazem parte de todo o clima do passeio de gôndolas. A começar pela roupa típica: calça preta, camisa listrada de preto ou vermelho com branco e um chapéu. O chapéu já está um pouco em desuso, mas a roupa a maioria deles utiliza.

Essas roupas podem, inclusive, ser compradas na loja da Associação de Gondoleiros de Veneza, que fica próxima à Ponte de Rialto.

Os turistas não percebem, mas há uma grande quantidade de gondoleiros em Veneza. Atualmente são 433 gondoleiros e 180 substitutos, segundo a CNN.

Gondoleiros veneza com roupa tipica
Gondoleiros de Veneza com suas roupas tradicionais – Foto: jadcab (CC BY-NC-ND 2.0)
roupas dos gondoleiros veneza
Loja da Associação de Gondoleiros de Veneza

Você já deve ter visto vídeos com gondoleiros cantando enquanto remam as gôndolas, mas nem todos cantam. Contudo, no geral, sabem bastante histórias, pois essa é uma profissão passada de pai para filho.

Reservar com antecedência

Entretanto, alguns gondoleiros são mais atenciosos que outros. Por isso, há quem prefira contratar antecipadamente o passeio de gôndola em Veneza. O Get Your Guide oferece esse passeio, com a avaliação de quem utilizou. Por isso, fica mais fácil ver se o gondoleiro é bom. Na maioria das vezes acaba saindo mais caro, mas costuma valer a pena!

Para quem quer economizar, o jeito é fazer o passeio compartilhado. Para isso, o mais indicado é já reservar com antecedência, porque na hora vai ser difícil de achar alguém para compartilhar!

Uma dica importante é que reservando pela Get Your Guide, você pode cancelar com 24 horas de antecedência. Então, se quando você já estiver em Veneza e achar que o tempo estar ruim, com possibilidade de chuva, cancele o passeio de gôndola.

Trajeto do passeio de gôndola em Veneza

Esse é um dos aspectos mais importantes do passeio. É possível fazer vários trajetos e alguns são mais interessantes que outros. Converse com o gondoleiro sobre o trajeto, essa, inclusive, é uma boa maneira para ver se você gosta do gondoleiro e se entende o que ele fala.

Embora seja o mais bonito para tirar fotos, o Grande Canal não é o mais indicado para passeios de gôndola, pois além de ser um local em que o barco balançará muito, ele não possui o charme dos canais menores.

gondolas de veneza
Grande Canal não é o melhor local para fazer o passeio de gôndola em Veneza

A água é suja, cheira mal?

Essa é uma dúvida muito comum. Você já deve ter escutado alguém dizer que as águas de Veneza são sujas. Mas, isso não é verdade!

Não podemos dizer que são limpas, pois não é aconselhado nadar pelos canais, mas elas tampouco são sujas. O aspecto visual das águas é de serem limpas e elas não tem cheiro a maior parte do ano.

Entretanto, algumas dias do ano as águas exalam um cheiro ruim em algumas partes da cidade. Isso tem relação com a maré baixa e a alta temperatura.

Mas, isso não é algo comum, a probabilidade de isso acontecer enquanto estiver na cidade é bem pequena. Se você perguntar para turistas que já viajaram para Veneza, dificilmente, encontrará alguém que tenha testemunhado o mal cheiro.

Seguro viagem é obrigatório

O medo da água não precisa ser um motivo para contratar um seguro viagem. O motivo da contratação é que esse item é obrigatório para turistas que desembarcam na União Europeia. Segundo o Tratado de Schengen é necessário um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Então não esqueça de contratar um antes de viajar! Na Seguros Promo você encontrará as melhores seguradoras com o melhor custo-benefício. Compare os tipos e escolhe a opção que mais combine com você. Ganhe 5% de desconto com o cupom ABRACEOMUNDO5 e mais 5% se pagar com boleto. Faça sua cotação agora mesmo!

passeio de gondola em veneza
Placa informando os valores e horários do passeio de gôndola em Veneza – Foto: Paulo Victor Castro

Chip internacional em Veneza

Durante a sua viagem, você vai precisar de um chip com internet. A Itália possui quatro operadoras de celular: Tim, Vodafone, Tre (3) e Wind, sendo as duas primeiras as mais bem avaliadas pelos usuários.

Se deixar para comprar seu chip de celular na Itália, encontrará opções a partir de 10 euros. Para muitos, no entanto, é mais prático já sair do Brasil com o chip programado. Se você é desse time, fique tranquilo, pois o que não faltam são empresas no Brasil que vendem esse tipo de produto. Veja os preços O Meu Chip e da America Chip, que são as duas principais.

Se você não sabe como funciona esse serviço, os países onde a internet funciona melhor e pior, além de outras dicas, leia nosso texto sobre chip internacional.

Preço do passeio de gôndola em Veneza

Uma das principais dúvidas dos turistas é saber quanto custa um passeio de gôndola em Veneza. O preço é tabelado, custa €80 de dia e €100 de noite (após às 19 horas), por 30 minutos de passeio. Como já havia dito, o preço é por barco independente do número de pessoas.

Os preços ficam expostos em plaquinhas, como na foto abaixo, em várias partes da cidade. Tudo isso para evitar que um gondoleiro passe a perna em um turista, mas mesmo assim isso acontece! O mais comum é encurtar a viagem. Por isso, é sempre bom combinar o preço, a duração e o trajeto do passeio antes de entrar na gôndola.

Leia também: É caro viajar para Veneza? Veja quanto custa uma viagem à cidade

preço passeio de gôndola veneza
Placa com o preço do passeio de gôndola em Veneza

Escolha um dia menos cheio para fazer o passeio

Outra questão importante de observar é se você decidir fazer o passeio de gôndola em um dia em que Veneza esteja muito cheia, como finais de semana e feriados na alta temporada.

Nesses dias pode haver filas em alguns pontos de embarque de gôndolas, como na Praça de São Marcos. Nestes casos como a demanda é muito grande, os gondoleiros terão menos atenção e paciência com os clientes. Não querem conversar antes do passeio, só querem que você entre rápido para fazer o passeio, terminar e eles pegarem o próximo cliente.

Vi inclusive turistas tirando fotos de dentro da gôndola e o gondoleiro empurrando eles para fora para pegar o próximo cliente. Por isso, prefira os pontos de embarque de gôndola menos cheio em que seja possível conversar com o gondoleiro antes de entrar.

Ou então, pague um pouco mais e reserve pela internet com um gondoleiro bem avaliado pelos clientes.

gondola veneza
Gôndola de Veneza – Foto: Pixabay

Outras dicas de Veneza

Agora que você já sabe todas todas as informações importantes do passeio de gôndola em Veneza, veja nossas dicas de onde ficar em Veneza. Se deslocar dentro da cidade é complicado, por isso é necessário escolher bem onde hospedar.

Além das gôndolas de Veneza, você encontrará várias outras atrações turísticas interessantes. A famosa cidade dos canais possui museus, igrejas históricas e ilhas próximas para serem visitadas. Para conhecer os principais pontos turísticos e atividades para serem feitas, leia nosso texto o que fazer em Veneza.

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE VENEZA

É caro viajar para Veneza? Veja quanto custa uma viagem à cidade

Lua de Mel em Veneza: hotéis românticos e mais dicas

Veneza, uma cidade romântica e única

Foto de capa: Sergey Galyonkin (CC BY-SA 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Vezena é tudo de bom mesmo, a cidade é linda, os passeios são encantadores, com certeza um lugar incrivel para ir em casal. Solteira já pensaria duas vezes! HEHE.

    Excelente artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui