Foto: divulgação Iberostar Praia do Forte Bahia / Praia do Forte

A Praia do Forte é uma incrível vila na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia. A proximidade com Salvador (80 km) ajudou a alavancar o turismo na região, o que fez aparecer vários tipos de hospedagens. Assim, você encontrará diversas pousadas, alguns hotéis e até resorts na cidade.

Leia também: O que fazer na Praia do Forte, a praia das tartarugas 

Quando falamos que o local é uma vila, é porque, realmente, é uma pequena vila. O lugarejo possui apenas alguns milhares de moradores. O turismo transformou a cara da vila, deixando o local bonito e charmoso, porém continua pequeno. Por isso, independente de onde você se hospedar, é possível atravessar a vila a pé. O único diferencial da localização seria estar mais próximo à praia e também da rua principal, onde se concentram as lojas e os restaurantes da vila.

No entanto, é bom dizer que a única praia boa para nadar é a Praia do Lord, localizada a 600 metros da praia do centro e não possui nenhuma pousada ou hotel próximo. Uma outra consideração importante é o fato da maioria dos turistas na Praia do Forte serem de Salvador. Isso faz com que a cidade fique cheia aos finais de semana e os valores das diárias mais altos (sexta-feira à domingo). Existem pousadas que aumentam em 40% os valores das diárias aos finais de semana. Por isso, se você puder escolher a data da viagem, vale a pene visitar a vila durante a semana.

Vale ressaltar ainda que a Praia do Forte é um local mais caro do que Salvador, por isso já vá programando para gastar mais na hospedagem.

Leia também: Onde comer em Praia do Forte, na Bahia

Pousadas mais baratas

Como a Praia do Forte é um local caro, mesmo as pousadas mais baratas costumam possuir preços acima de R$200 o quarto. Entre as opções mais baratas podemos citar o Praia do Forte Hostel, local muito escolhido por jovens devido aos baixos preços dos quartos coletivos. Entretanto, o hostel também possui quartos privativos. A uma distância média da praia, o hostel fica na rua paralela à principal.

hotel hostel barato praia do forte

Foto: divulgação Praia do Forte Hostel

Já aumentando os valores e também o conforto temos a Pousada João Sol, uma pousada bonita e charmosa. Com quartos bonitos e bem equipados, a pousada possui uma ótima relação custo-benefício. O problema é que ela fica mais afastada da praia e também da rua principal.

Pousada Casa de Praia

pousadas baratas em praia do forte

Foto: divulgação Pousada Casa de Praia

hoteis casais praia do forte bahia

Nosso quarto da Pousada Casa de Praia

Essa foi a pousada em que me hospedei na Praia do Forte. É uma boa pousada, melhor que as mais simples, mas não possui o conforto dos hotéis mais sofisticados da vila. Podemos dizer que é uma pousada de valores intermediários na Praia do Forte. A pousada é bonitinha, confortável e com funcionários atenciosos. Os quartos possuem ar-condicionado, cofre e frigobar. O destaque é o café da manhã, muito bom e variado, que é servido no mesmo local onde a noite funciona um restaurante. Já pelo lado negativo, a internet é devagar e a pousada não possui piscina. Entretanto, a pousada fica próxima à praia, a apenas 100 metros e ao lado da rua principal, Alameda do Sol.

Se decidir se hospedar na Pousada Casa de Praia, peça para ficar nos quartos do segundo andar, pois são mais privativos e com uma melhor varanda. No primeiro andar as janelas dão para a área comum e as varandas são abertas.

Para ver preços e fazer reserva na Pousada Casa de Praia clique aqui.

Pousada Ogum Marinho

hospedagem praia do forte

Foto: divulgação Pousada Ogum Marinho

Ao lado da Pousada Casa de Praia localiza-se a Pousada Ogum Marinho. Como sua entrada é pela rua principal, sua localização é ainda melhor e mais próxima da praia. Essa já é uma pousada mais confortável e cara. Possui quartos mais amplos e bem decorados. O ponto negativo é que apenas os quartos “superiores” possuem ar-condicionado, os comuns só possuem ventilador. A pousada ainda conta com piscina, bar e restaurante.

Para ver preços e fazer reserva na Pousada Ogum Marinho clique aqui.

Refúgio da Vila

hotéis em praia do forte bahia

Foto: divulgação Refúgio da Vila

Para quem busca uma pousada com mais sofisticação, uma ótima opção é o Refúgio da Vila. A pousada, em estilo rústico, é bem bonita. Seus quartos são espaçosos, bem decorados e confortáveis. A pousada também possui piscina na área externa. Essa é uma opção um pouco mais cara do que as duas pousadas anteriores, mas também de um nível mais alto. Já com relação a localização, ela fica um pouco mais afastada da rua principal e da praia que se encontra a 250 metros.

Para ver preços e fazer reserva no Refúgio da Vila clique aqui.

Tivoli Ecoresort

hotel luxo resort praia do forte

Foto: divulgação Tivoli Ecoresort

Subindo consideravelmente o nível está o Tivoli Ecoresort, um famoso resort da cidade. O resort já existe há mais de 30 anos e está um pouco mais afastado da vila, a cerca de 500 metros da rua principal.

O resort conta com sete piscinas, spa, quadra de tênis e academia, além de ter uma praia, praticamente privativa. Uma marca do resort é sua integração com a natureza. Ao contrário de outros resorts, o Tivoli não possui grandes prédios, suas construções não ultrapassam a altura dos coqueiros e são rodeadas de árvores. Um ambiente agradável, mesmo para um resort de 287 quartos.

Porém, tudo isso tem um preço. As diárias do resort são entre duas e três vezes mais caras que as melhores pousadas da Praia do Forte e estão incluídas meia pensão (café da manhã e jantar).

Para ver preços e fazer reserva no Tivoli Ecoresort clique aqui.

Iberostar

onde hospedar praia do forte

Foto: divulgação Iberostar Bahia

Já mais afastados, a 8 km da vila da Praia do Forte, estão os resorts Iberostar. A famosa rede espanhola de resorts possui fama internacional e atrai turistas do Brasil e do exterior. O Iberostar possui dois hotéis na Praia do Forte: Iberostar Bahia e Iberostar Praia do Forte, que ficam lado a lado e em frente a praia. Somando os dois hotéis são mais de mil quartos. Isso possibilita uma grande infraestrutura de lazer e serviços para os hóspedes. São várias piscinas, spa, quadras de tênis, campo de golfe, shows durante a noite e recreação para as crianças.

Outro quesito que chama muito atenção dos turistas é o sistema all inclusive, com uma grande variedade de comidas e bebidas disponíveis 24 horas por dia.

O Iberostar Praia do Forte é um pouco mais caro do que o Iberostar Bahia, apesar de possuírem serviços similares. A principal diferença é a estrutura um pouco melhor do Iberostar Praia do Forte, além da possibilidade de quem estiver hospedado nele poder usufruir das facilidades do Iberostar Bahia e o contrário não ser possível. Por isso, ele acaba sendo um ambiente mais reservado ou como algumas agências de turismo gostam de falar, com um serviço premium. Com relação aos preços, eles também são altos, mas um pouco menores do que do Tivoli, mesmo este não sendo um all inclusive.

Para ver preços e fazer reserva no Iberostar Bahia clique aqui.

Para ver preços e fazer reserva no Iberostar Praia do Forte clique aqui.

 

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE PRAIA DO FORTE:

-As tartarugas e o Projeto Tamar na Praia do Forte

-Como chegar na Praia do Forte: do aeroporto e de Salvador

Foto de capa: divulgação Iberostar Praia do Forte

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This