fbpx

Foto: Ana Paula Viana (CC BY-NC 2.0) Tiradentes

Tiradentes, a pequena e charmosa cidade mineira, é um local que vale a pena passar algumas noites. Por isso, acertar na escolha do hotel é fundamental para aproveitar ao máximo sua viagem.

Apesar da cidade ser pequena, com 7.000 habitantes, existem hospedagens espalhadas por todo o município. Algumas hospedagens são bem longes do centro e necessitam de transporte para chegar até a parte mais turística da cidade. Então, a principal dica é escolher bem a localização! Para entrar no clima de Tiradentes o mais indicado é esquecer do carro e se deslocar a pé pela cidade.

Leia também: Tiradentes, a mais charmosa cidade histórica do Brasil

onde ficar tiradentes

Foto: Rogerio Camboim S A (CC BY 4.0)

Por outro lado, se você quiser economizar e estiver de carro, vale a pena ficar nas pousadas mais distantes que são as que possuem os menores preços e as melhores relações custo-benefício.

Conheça agora algumas pousadas boas do Centro Histórico e seus arredores.

Hotéis de Luxo

Tiradentes quase não tem hotéis; a maior parte das suas hospedagens são pousadas. Por isso, você não encontrará hotéis com aquelas comodidades que um cinco estrelas oferece. Entretanto, existem pousadas incríveis com um nível alto de qualidade que costumam agradar hóspedes mais exigentes.

Um fato importante para você saber é que as melhores pousadas da cidade não ficam no centro. Então, se você quiser conforto precisará ficar um pouco mais afastado da parte histórica.

Um dos mais famosos e o que possui a melhor estrutura de lazer é o Santíssimo Resort. O hotel possui uma boa estrutura de lazer com quadras de tênis, duas piscinas, pequena trilha, espaço kids e uma mini-fazendinha. O hotel é mais indicado para quem viaja com filhos, mas como ele tem uma boa infraestrutura ao lado do Centro Histórico também é escolhido por casais.

Leia também: Onde comer em Tiradentes, a cidade da gastronomia

pousadas hoteis de luxo tiradentes

Foto: divulgação Santissimo Resort

Também podemos falar da Pousada Brisa da Serra que fica a cerca de 350 metros do Centro Histórico. A pousada localiza-se em um local alto, com uma vista muito bonita. Possui duas piscinas e decoração mineira. Ela é bem charmosa.

Já bem afastada do centro da cidade temos a Pousada Pequena Tiradentes. O local é uma reprodução de Tiradentes com as construções que abrigam os quartos semelhantes aos prédios históricos encontrados na cidade. Apesar de ser uma pousada é bem grande, conta com aproximadamente 50 quartos e possui uma infraestrutura boa com piscinas, spa e bar. Devido a distância do centro, cerca de 2 km, é indicada para quem estiver de carro na cidade.

opções de hoteis tiradentes

Foto: divulgação Pousada Pequena Tiradentes

Outra pousada muito boa, porém afastada do Centro Histórico é a Oratório Pousada Boutique. Com piscinas e quartos bem equipados, a pousada fica em um local bem tranquilo, a cerca de 800 metros do centro.

Centro histórico

O local mais turístico de Tiradentes é o seu Centro Histórico. Nessa parte da cidade concentra-se a maior parte das atrações turísticas. Também é no Centro Histórico onde estão os melhores restaurantes e a maioria dos bares da cidade.

Apesar disso tudo, o Centro Histórico não possui muitas opções de hospedagens. Existem poucas pousadas dos mais diferentes níveis.

A pousada mais famosa do Centro Histórico é a Pousada Mãe D’Água. Localizada em frente ao Largo das Forras, principal praça da cidade, a pousada está a 500 metros da Igreja Matriz de Santo Antônio, que é a mais famosa da cidade. Referente a lazer, a pousada possui duas piscinas, uma ao ar livre e outra coberta.

hoteis centro histórico Tiradentes

Foto: divulgação Pousada Mãe D’Água

Localizado próximo a Pousada Mãe D’Água, porém mais sofisticado e caro está o Solar da Ponte. A pousada fica em um grande casarão colonial e sua decoração é toda antiga.

Uma pousada muito charmosa, apesar de bem pequena é a Pousada do Largo, que fica próxima ao pequeno terminal rodoviário da cidade. A pousada possui piscina e alguns quartos possuem banheira de hidromassagem.

pousadas baratas preço baixo tiradentes

Foto: divulgação Pousada do Largo

O Centro Histórico também possui opções mais baratas. A Pousada Vovô Chiquinho e o Hotel Ponta do Morro estão próximos ao Largo das Forras. Ainda podemos falar da Pousada do Laurito que fica na famosa Rua Direita e do Antiquário & Pousada da Matriz, a opção mais próxima da Igreja da Matriz.

Arredores do centro

Para você poder conhecer Tiradentes a pé, não é necessário se hospedar no centro da cidade, pode se hospedar em seus arredores. Nesse caso, você terá muito mais opções de hospedagens, tanto entre as opções mais baratas quanto mais confortáveis.

Começando pelas melhores, existem boas opções com ótimo custo-benefício. A Pousada Solar da Imperatriz é uma boa opção, possui uma piscina e está a cerca de 500 metros do centro. Outra pousada próxima ao centro é a Pouso dos Querubins, situada a cerca de 300 metros da área histórica, o destaque da pousada são seus quartos que ficam em chalés, ideais para casais. A Pouso da Torre é outra boa pousada, a cerca de 800 metros do centro, que possui piscina. Também existe a Pousada Ouro de Minas, que me hospedei. A pousada possui bons quartos e está a 300 metros do centro. Para conhecer mais sobre essa pousada, leia o post que escrevi: Pousada Boutique em Tiradentes.

melhores hoteis tiradentes

Foto: divulgação Pousada Solar da Imperatriz

Entre as pousadas intermediárias, com o preço um pouco mais baixo que as citadas acima temos: a pequena e charmosa Pousada Villa Allegra e a grande Pousada Don Quixote, ambas a cerca de 500 metros do centro. Com jeito de chácara e muito próxima ao centro há a Pousada Villa Real. Um pouco mais afastada, a cerca de 800 metros do centro, mas bem bonita, temos a Chalés Pôr do Sol.

hospedagens onde ficar tiradentes

Foto: divulgação Pousada Villa Allegra

Agora, falando das opções mais baratas, você também encontra boas opções de pousadas mais simples, mas suficientes para pessoas que só querem um local para passar a noite. A Pousada Marília de Dirceu está a apenas 300 metros do Centro Histórico e é muito bem avaliada. Outra pousada barata e muito bem avaliada é a Pouso Diva que está a 200 metros do centro. Uma outra opção simples, mas muito bem localizada é a Pousada Vila Inconfidentes; eu já, inclusive, me hospedei lá. Para quem gosta de hostel temos o Hostel Tiradentes com quartos privados e coletivos.

Foto de capa: Ana Paula Viana (CC BY-NC 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.