Foto: Wikipédia (CC BY 2.0) Salvador

Salvador é um grande destino turístico nacional. A cidade, que ganhou fama com o Carnaval, recebe turistas nacionais e estrangeiros o ano inteiro. Por isso, possui muitas opções de hospedagens, de todos os preços e em diversas regiões da cidade.

As principais regiões para se hospedar são distantes umas das outras e possuem características diferentes, então, escolher onde ficar pode fazer toda a diferença na sua viagem à capital baiana.

Um aspecto que vale ressaltar é que as praias urbanas da cidade não são muito boas. Muitas delas possuem pedras e outras tantas são poluídas. Existem épocas do ano que diversas praias ficam impróprias para banho e mesmo assim ficam bem lotadas aos finais de semana. Por isso, se o seu objetivo é curtir uma praia, precisará ficar no litoral norte; indico, especialmente, Stella Maris que é a melhor opção de praia dentro de Salvador. Ela é uma praia limpa, bonita e menos cheia.

Leia também: Quantos dias ficar em Salvador, roteiros de 2, 4 e 7 dias

Separamos os principais bairros de Salvador onde vale a pena se hospedar e contamos agora para vocês. Veja agora onde ficar em Salvador:

Pelourinho e Centro Histórico

locais para hospedar salvador hoteis

Igreja de São Francisco no Centro Histórico – Foto: Tak (CC BY-NC-ND 2.0)

A parte mais famosa de Salvador é o Pelourinho que fica no Centro Histórico da cidade. Esse é o local mais visitado de Salvador, onde existem várias igrejas, casarões coloridos, muitas baianas vendendo acarajé e restaurantes conhecidos. Hospedar-se no Centro Histórico é ficar na parte mais bonita e charmosa da cidade. para conhecer mais sobre o Pelourinho leia: Pelourinho, a parte mais famosa de Salvador.

Entretanto, antes de você já ir reservando o seu hotel é bom saber que a região, apesar de turística, ainda está passando por uma revitalização e possui alguns locais perigosos. Para você ter uma ideia, a própria Informação Turística Estadual que fica no Terreiro de Jesus, principal praça do Centro, dá um mapa para os turistas com algumas ruas marcadas de amarelo que são as ruas seguras para caminhar. Eles ainda te alertam para não se aventurar por outras partes do bairro. O problema de segurança é mais delicado durante a noite; aos finais de semana à noite, então, não se deve andar de jeito nenhum a pé por lá.

Alguns hotéis que ficam nessas ruas mais seguras são (os hotéis encontram-se em ordem crescente de preço):

Podemos ressaltar o Hotel Pestana Convento do Carmo. Apesar dele ficar em um local do Centro Histórico mais afastado, é um hotel bem interessante, pois ele funciona onde antes era um convento.

Para ver todos os hotéis do Centro Histórico clique aqui.

Barra

otimos locais hospedar salvador

Calçadão da Barra

A Barra, na minha opinião, é o melhor bairro da cidade para se hospedar. Não foi o bairro que escolhi, mas na próxima vez, pretendo ficar por lá! Além de ter um clima agradável, esse é o bairro que mais recebe turistas.

Encontram-se na Barra os fortes de Santa Maria e São Diogo. Porém, o maior ícone do bairro é o Farol da Barra, que fica no encontro entre a Baía de Todos os Santos e o Oceano Atlântico. É justamente nesta parte que está o Calçadão da Barra, local revitalizado, com restaurantes, lojas, bares e hotéis. O Quarteirão da Barra é fechado em alguns momentos para trânsito exclusivo de pedestres, o que torna o local ainda mais agradável.

O bairro também possui uma praia que é banhável, porque no geral, as praias dentro de Salvador não são boas.

Próximo ao Quarteirão da Barra, que é o melhor local dentro do bairro, estão os seguintes hotéis, em ordem crescente de preço:

Para ver todos os hotéis da Barra clique aqui.

Rio Vermelho

onde hospedar salvador

Bairro do Rio Vermelho – Foto: Clarissa Pacheco (CC BY 2.0)

Próximo à Barra encontra-se o Rio Vermelho, bairro que também é muito procurado por turistas para hospedagem. O Rio Vermelho possui muitas opções de hospedagens, com preços semelhantes aos da Barra. Entretanto, apesar da média de preços ser próxima, Rio Vermelho possui melhores opções de hotéis com elevado nível de conforto, que se destacam os seguintes:

Mesmo que não se hospede por aqui, você talvez visite o bairro, já que ele tem fama de ser o mais boêmio de Salvador, com muitas opções de bares, restaurantes e boates. Por isso, se você quer curtir a noite não há lugar melhor para ficar! O bairro fica a beira mar, mas suas praias são poluídas. Alguns outros hotéis que são destaques no bairro são:

Para ver todos os hotéis do Rio Vermelho clique aqui.

Pituba

Avenida principal de Pituba em um dia de domingo

Um bairro um pouco menos conhecido, Pituba é um bairro em ascensão. Podemos dizer que o bairro é dividido em duas partes, uma próxima ao mar que é mais antiga e uma outra mais afastada que é mais nova. Essa parte nova do bairro que é seu destaque, onde estão os melhores prédios comerciais da cidade e os prédios residenciais de luxo.

O bairro também possui boas opções de bares, restaurantes e boates. Contudo, esse entretenimento concentra-se em algumas partes do bairro. Já a sua praia não é muito indicada para banho, porque além da maré ser forte, é um pouco poluída.

Fiquei hospedado em Pituba. O bairro é bom, mas fica mais distante do Centro Histórico e da Barra. Outra questão é que Pituba possui menos opções de hotéis do que os demais bairros citados acima, mas possui algumas boas opções que estão em ordem crescente de preço:

Fiquei hospedado no Mercure Pituba, para saber mais leia: Onde ficar em Pituba, Salvador – Mercure Pituba.

Para ver todos os hotéis de Pituba clique aqui.

Stella Maris

onde hospedar em salvador de frente para o mar

Praia de Stella Maris – Foto: divulgação Gran Hotel Stella Maris

Se seu intuito é pegar uma boa praia, a melhor opção é ficar no Litoral Norte. E, a melhor opção do Litoral Norte é Stella Maris. A outra opção seria Itapuã, mas suas praias ainda são um pouco poluídas e muito lotadas aos finais de semana.

Stella Maris é um bairro novo de Salvador, possui muitos condomínios fechados, alguns hotéis, pousadas e resorts. As praias são extensas e possuem partes mais vazias e outras mais cheias. Fica em Stella Maris a famosa Praia do Flamengo, talvez a mais bonita da cidade.

Se por um lado o bairro possui boas praias, por outro ele fica bem distante das demais atrações turísticas. O Centro Histórico está a 24 km e a Barra a 26 km. Apenas o aeroporto fica próximo, a 7 km. Vale ressaltar também que aos finais de semana há um congestionamento muito grande para chegar até o bairro, vindo dos demais bairros que estão ao sul.

Os hotéis de destaque do bairro são :

Para ver todos os hotéis de Stella Maris clique aqui.

 

LEIA TAMBÉM:

-Salvador, um destino intenso e único, para amar ou odiar

-Quando ir a Salvador: clima, festas e melhor época para viajar

-Onde comer em Salvador: acarajé, moqueca e alta gastronomia

-O que fazer na Praia do Forte, a praia das tartarugas

Foto de capa: Wikipédia (CC BY 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest