Um bairro que muita gente não conhece em Salvador, mas que vem ganhando cada vez mais destaque é o bairro Pituba. O bairro possui uma parte mais antiga próxima ao mar e uma parte moderna mais afastada do mar. Nesta parte moderna é que se encontram os principais prédios comerciais da cidade, além de muitos prédios residenciais de luxo. O local fica ao lado de outro bairro chamado Caminho das Árvores que é bem agradável e bonito.
Fiquei hospedado em Pituba e percebi algumas características positivas e negativas do bairro. Com relação aos pontos positivos, esse é um bairro moderno e com hotéis mais novos. O bairro também fica perto da rodoviária e do Bahia Shopping. Aos domingos, a Avenida Professor Magalhães Neto é fechada e os moradores ocupam as ruas. Muitas pessoas fazem caminhada, andam de bicicleta e de patins. É um local bem agradável! Há inclusive aulas de aeróbica, veja a foto abaixo.
Já com relação aos pontos negativos, o principal é que o bairro é mais afastado dos pontos turísticos, como Pelourinho (13 km) e Barra (10 km). A melhor parte do bairro também fica mais afastada da praia, mas essa não é uma grande desvantagem, já que as praias dentro de Salvador não são boas.
Outra questão é que apesar do bairro possuir boas opções de restaurantes e bares, eles ficam concentrados em algumas partes, que lhe obriga a pegar um meio de locomoção para chegar até eles, dependendo de onde você estiver hospedado. Outra característica de Pituba é que o bairro tem movimento só durante a semana; nos finais de semana as ruas ficam desertas, com exceção do domingo de manhã.
Para conhecer os outros bairros de Salvador sugiro que você leia o post Onde ficar em Salvador.
Mercure Pituba
Fiquei hospedado no Mercure Pituba e gostei do hotel. Está bem localizado na Avenida Professor Magalhães Neto. Apesar de ser um bom local, não existem restaurantes próximos, mas como o próprio hotel possui um restaurante 24 horas, ameniza essa situação.
O hotel possui piscina, academia, bar e restaurante. A piscina (foto de capa) é, relativamente, pequena, mas como grande parte dos hóspedes são de turismo de negócios, o local não fica cheio. Com relação aos quartos, são amplos, com um bom espaço e possuem: TV, frigobar, cofre, secador de cabelo e ar-condicionado.
Outro destaque do hotel é seu café da manhã, muito bom e variado. Vale comentar que a tapioca feita no café da manhã do hotel é bem saborosa.
Agora falando do hotel no geral, me pareceu que foi criado para ser um cinco estrelas. Entretanto, reduziram um pouco a qualidade dele e é atualmente um quatro estrelas. Porém, existe uma vantagem nisso, pois hoje ele possui uma boa relação custo-benefício e compete em preço com hotéis de níveis inferiores
Para ver preços e fazer reserva no Mercure Pituba clique aqui.
Para ver hotéis em promoção em toda Salvador clique aqui.
LEIA TAMBÉM:
-Salvador, um destino intenso e único, para amar ou odiar
-Quando ir a Salvador: clima, festas e melhor época para viajar
-Onde comer em Salvador: acarajé, moqueca e alta gastronomia
Minha estadia no hotel foi cortesia da rede Mercure.
Foto de capa da piscina do Mercure Pituba - Foto: divulgação Mercure