Foto: Dronepicr (CC BY 3.0) Cancún

Cancún é o destino dos sonhos de muitos brasileiros: mar do Caribe, ruínas Maias, noite bem agitada e hotéis muito confortáveis. Os hotéis de Cancún, em sua maioria, ficam concentrados em uma região chamada de Zona Hoteleira. O que muita gente não sabe é que a Zona Hoteleira é extensa, possui 23 km. Por isso, existem regiões onde os hotéis são mais simples e antigos, outras que são mais novos, uma parte que o mar é agitado, outra que o mar é mais calmo e hotéis que nem possuem acesso ao mar. Ainda há os hotéis que estão mais próximos das baladas. Por isso, escolher bem o hotel é muito importante para você aproveitar o máximo sua viagem!

Cancún é um destino eclético, existe desde jovens procurando diversão, pais viajando com crianças, casais em lua de mel, idosos viajando em grupos, além de vários outros perfis de turistas. Assim, não existe o hotel melhor da cidade, nem o com melhor custo-benefício. Tudo isso vai depender do que você está buscando em sua viagem.

Leia também: Cancún é caro? Veja quanto custa uma viagem a Cancún

Para lhe ajudar a escolher da melhor maneira, darei algumas dicas importantes! Primeiramente, precisamos falar que Cancún não é a única opção de local para se hospedar. Muita gente, inclusive eu, prefere a cidade vizinha de Playa del Carmen. As duas cidades são completamente diferentes e para você conhecer mais e saber as diferenças sugiro que leia: Cancún ou Playa del Carmen, onde ficar? Além de Playa del Carmen, há outras cidades na região, onde você encontrará desde ambientes rústicos até resorts com maiores áreas de lazer que os hotéis de Cancún. Para conhecer um pouco mais dessas outras cidades leia: Cancún, Riviera Maya e outros locais para se hospedar.

Voltando a falar de Cancún, a área que concentra a maioria dos hotéis da cidade é a Zona Hoteleira, também chamada de “Isla Cancún”. A Zona Hoteleira é uma ilha em formato de número “7”, ou seja, é bem estreita e comprida. Atravessa toda a Zona Hoteleira a Avenida Boulevard Kukulkán e em seus 23 km de extensão existem vários tipos de hotéis, regiões, diferentes praias e mar. A Isla Cancún é tão extensa que os hotéis não possuem numeração, mas sim a quilometragem que ficam na Boulevard Kukulkán.

isla cancun zona hoteleira

Mapa Zona Hoteleira – Google Maps

Dá para ver pela imagem acima que apenas um lado da Isla Cancún é banhado pelo mar, do outro lado temos a Lagoa Nichupté. Por isso, a grande maioria dos hotéis localizam-se na parte virada para o mar.

Hotéis mais antigos

A Isla Cancún começou a se desenvolver em sua parte próxima ao centro da cidade. Por isso, os hotéis mais próximos ao centro da cidade são os mais antigos e de menor porte, que costumam ter áreas de lazer mais simples. Esses hotéis estão até o km 4 da Boulevard Kukulkán. Quanto mais aumenta a quilometragem na avenida, mais novos costumam ser os hotéis, pois a cidade foi crescendo neste sentido.

Entre os hotéis com preços médios, bons custo-benefícios e a partir do km 5 estão: Hotel NYX,  The Royal IslanderKrystal Cancun  e   Beach House Dos Playas by Faranda Hotel.

Hotéis grandes e novos

A partir do quilômetro 5 os hotéis já costumam ser grandes. Mas, os maiores e mais novos ficam a partir do km 12. Os hotéis são grandes, pois para as redes de hotéis é mais fácil oferecer opções de lazer e restaurantes diferentes em hotéis que recebem uma grande quantidade de turistas. Entre os hotéis grandes que possuem lazer, com cinco ou mais restaurantes estão: Hyatt Zilara CancunThe Ritz-Carlton Cancun,  Nizuc Resort & Spa,  JW Marriott Cancun Resort & Spa,  Seadust Cancun Family Resort  e  Crown Paradise Club Cancun.

melhore resorts cancun mexico

The Ritz-Carlton Cancun – Foto: divulgação

Mar Calmo

Uma outra questão muito importante é com relação ao mar. Os hotéis na parte norte da Zona Hoteleira são os que possuem menor faixa de areia, entretanto é onde o mar é mais calmo. Por isso, quem está com criança ou não sabe nadar gosta dessa parte. Hotéis que estão nessa parte são: Temptation Cancun Resort,  The Tower by Temptation Cancun,  Cancun Beach Condo,  Grand Oasis Palm,  Oasis Palm,   Beach House Maya Caribe by Faranda Hotels,  Hotel Casa Maya  e  Beach House Maya Caribe by Faranda Hotels.

hotel resort area lazer

Temptation Cancun Resort – Foto: divulgação

Balada

Existem várias boates em Cancún, algumas em pontos distintos, porém a maioria das boates e dos bares ficam concentrados em uma mesma região, entre os km 8,5 e 9,5. Nesta parte da cidade que estão as boates Coco Bongo, Mandala, The City e vários bares. Para quem quer aproveitar a noite, é bom ficar próximo dessa região, pois fica mais fácil de chegar às boates e é possível ir até andando. Os hotéis nessa região são: Grand Fiesta Americana Coral Beach Cancun,  Krystal Cancun,  Reflect Krystal Grand Cancun,  Turquoize at Hyatt Ziva,  Penthouse Salvia by Domi Resort,  Hotel La Palma,  MayaFair Design Hotel,  Hotel Clipper,  Aloft Cancun (esses três últimos não têm acesso à praia).

Leia também: Baladas, boates e a vida noturna de Cancún

hotel hostel preço baixo cancun

Hotel Grand Fiesta Americana – Foto: divulgação

All Inclusive

Existem hotéis all inclusive em toda a ilha e com diferentes níveis de conforto e preço. Há desde os 5 estrelas bem sofisticados e caros, até outros mais simples e com preços menores. Nem sempre o all inclusive vale a pena em Cancún, isso vai depender de quanto tempo você passará no hotel e quanto tempo/dias fará passeios.

Para saber mais e ter indicações de hotéis e resorts all inclusive há um post escrito apenas com esse tema: Hotéis All Inclusive em Cancún, do barato ao luxo.

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE CANCÚN:

-Furacões, chuvas, festas e preços, veja quando ir a Cancún

-O que fazer em Cancún, veja as principais atrações turísticas

-Xcaret, vale a pena ir aos parques de Cancún?

-Coco Bongo, tudo sobre a boate mais famosa de Cancún

Foto de capa: Dronepicr Wikipédia (CC BY 3.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest