Onde comer em Praia do Forte, na Bahia Bahia / Praia do Forte

A Praia do Forte, na Bahia, é um ótimo destino para quem gosta de gastronomia. Apesar da vila ser bem pequena, possui vários restaurantes bons. Os preços são mais altos, já que esse é um destino caro. Porém, encontra-se de tudo por lá.

Quem pretende economizar na alimentação pode encontrar vários restaurantes populares nas ruas próximas e paralelas à rua principal, que é a Alameda do Sol. Já os melhores restaurantes localizam-se na própria Alameda do Sol.

Leia também: Onde se hospedar na Praia do Forte

Festival de Cultura e Gastronomia da Praia do Forte

Para apreciar a gastronomia local, o melhor momento para conhecer a cidade é durante o Festival de Cultura e Gastronomia da Praia do Forte. O festival, normalmente, acontece no final do ano e conta com a participação de dezenas de restaurantes. Todos apresentam um prato inédito. Além disso, ocorrem aulas de culinária abertas ao público e apresentações culturais. Estive no Festival de Cultura e Gastronomia de 2017 e estava bem legal! Para saber mais informações, acesse o site oficial do festival clicando aqui.

Leia também: O que fazer na Praia do Forte, a praia das tartarugas

Restaurantes da Praia do Forte

A Praia do Forte possui dezenas de restaurantes. Apenas no Festival Gastronômico de 2017 tinham 30 restaurantes inscritos, sendo 27 deles na Praia do Forte. Apesar dos restaurantes possuírem cardápios variados, os frutos do mar são as principais atrações. Na maioria dos restaurantes, os pratos que levam peixe, camarão e demais frutos do mar são os mais pedidos. Isso também pode ser constatado através do Festival Gastronômico em que os frutos do mar são os principais ingredientes.

Experimentei os sabores de dois restaurantes interessantes da cidade e contarei para vocês abaixo minhas experiências.

Donana

Donana, restaurante da Dona Ana, é um tradicional restaurante de Salvador, que abriu uma filial há um ano na Praia do Forte. Especializado em frutos do mar, esse é um bom restaurante para comer uma moqueca, inclusive a Moqueca de Camarão é o carro chefe da casa. Outro prato de destaque é o “Camarão a Joel”, que é camarão cozido a vapor, com vinagrete, azeitonas e molho especial. Esse é um dos pratos mais antigos da casa, feito especialmente para um cliente chamado Joel. Um prato que chamou minha atenção foi o Camarão na Tapioca, que são camarões empanados na tapioca, acompanhado de molho de manga levemente apimentado.

O prato que experimentei foi o que estava participando do Festival Gastronômico de 2017: Mamão verde, recheado de aratu, em berço de molho de tomates frescos e camarão. Veja a foto abaixo.

comida baiana praia do forte

Mamão verde recheado de aratu

O prato, que é para duas pessoas, é realmente bem gostoso. O aratu, um tipo de caranguejo, combina bem com o prato. O mamão, ao contrário do muita gente pensa, não é apenas decorativo, também pode-se comer e combina com o aratu e o molho. Na verdade, quem começa a comer sem se atentar aos ingredientes, até se surpreende ao descobrir que é mamão.

7 Pizzas

Para quem quer comer algo diferente de frutos do mar, existe a opção de comer pizza. Há várias pizzarias pela cidade, mas a melhor delas é a 7 Pizzas. O restaurante, que tem sua sede em São Paulo, teve em seu primeiro cardápio sete sabores de pizzas. Esse fato deu origem ao nome da pizzaria e é hoje usado em seu cardápio. O restaurante possui mais de 30 opções de pizzas e todas têm nomes que começam com sete: 7 Desejos, 7 Sensações, 7 Pecados, etc. Esse último nome até me lembra um restaurante que comi em Lima, no Peru, chamado Pescados Capitales, para saber mais leia Miraflores: pontos turísticos e dicas do bonito bairro de Lima.

comida praia do forte

Restaurante 7 Pizzas

O 7 Pizzas possui massas sem glúten, sem lactose e também menu vegano e vegetariano. Agora falando das pizzas, existem três, especialmente, mais pedidas e apreciadas pelos clientes que são:

– 7 Fases da Lua: Mozzarella, tomate especial italiano, mozzarella de búfala e manjericão.

– 7 Vidas: Mozzarella, catupiry, brócolis, camarões regados no azeite, um toque de gorgonzola, alho frito e azeitonas.

– 7 Vitórias: Queijo brie, lombo canadense, mozzarella de búfala, tomate cereja, manjericão e mel apimentado.

Experimentei a pizza 7 Vidas que é incrível, muito gostosa! Quem gosta de camarão irá adorar essa pizza, pois os ingredientes combinam muito bem.

pizza praia do forte

Pizza 7 Vidas

Um fato interessante do restaurante é que se depois de comer, você quiser levar o prato, você pode! Existem pratos com vários tipos de desenhos e são vendidos a R$42. Outra informação importante é que a diferença de preço entre as pizzas P, M e G é pequena, por isso vale a pena pedir a pizza G. Se você não comer tudo, pode levar o que sobrar para a casa. A pizza G serve três pessoas.

Outros Restaurantes

Risoteria: o restaurante, especializado em risotos, é outra opção de comidas sem frutos do mar. Os principais pratos do cardápio são os risotos, mas o restaurante também possui grelhados, saladas, sopas e fondues.

Terra Brasil: restaurante especializado em frutos do mar. Possui em seu cardápio pratos com peixes, camarões e lagostas, além das tradicionais carnes e massas.

Ateliê 72: esse na verdade não é um restaurante, mas um bar, que possui música ao vivo e várias opções de tira-gostos. A música ao vivo deles é diferenciada e me pareceu melhor do que dos demais locais, por isso pode ser uma boa opção de happy hour.

Casa de Farinha: um dos locais mais simples para comer em Praia do Forte é também um dos mais típicos. Mantido por uma associação de produtores rurais no meio da Alameda do Sol, a Casa de Farinha produz a mais famosa tapioca da cidade. Há opções doces e salgadas, mas seu principal segredo é a goma de tapioca novinha, feita pelos próprios produtores.

casa de farinha tapioca

Casa de Farinha

OUTRAS MATÉRIAS:

-As tartarugas e o Projeto Tamar na Praia do Forte

-Como chegar na Praia do Forte: do aeroporto e de Salvador


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest