Foto: Wikipédia (CC BY 3.0) Costa Turquesa
Turquia é um país muito turístico, porém mais conhecido pela histórica Istambul ou pela autêntica Capadócia. Entretanto, o litoral do país é também muito bonito e famoso, especialmente entre turistas europeus.

Riviera Turca ou Costa Turquesa, como são conhecidos o litoral do país, possuem muitos encantos. Mas, a mais famosa delas é Ölüdeniz, que ganhou o apelido de Blue Lagoon ou Lagoa Azul, em português.

Se você já viu alguma propaganda da Turquia sobre seu litoral, provavelmente era a imagem da Lagoa Azul! Oludeniz é uma pequena vila, localizada a 16 km de Fethiye.

Leia também: Litoral da Turquia, a famosa Costa Turquesa e suas bonitas praias

Lagoa Azul

Em Oludeniz, existe uma praia que é dividida em duas partes. A parte mais bonita fica dentro de um parque nacional, no qual é preciso pagar para entrar e é essa parte que mais se parece com uma Lagoa Azul.

praia lagoa azul turquia

Lagoa Azul – Foto: ccdoh1 (CC BY-NC-ND 2.0)

Dentro do parque encontra-se uma certa infraestrutura, com banheiros, vestiários e cadeiras de praia. Também são alugados objetos para esportes náuticos como pedalinhos e caiaques.

Na parte de fora do parque a praia também é muito bonita. Como a vila é pequena, próximo a praia você encontrará restaurantes e lanchonetes. O local é para passar no mínimo um dia inteiro, mais tempo até se você tiver disponível. Como eu estava fazendo um cruzeiro pelo litoral da Turquia, infelizmente, fiquei apenas algumas horas no local.

Praia “aberta” de Ölüdeniz

Paraglider

Se você gosta de aventura não pode deixar de fazer um voo de paraglider! Essa é a atividade mais famosa de Oludeniz. No verão, você verá o céu colorido de paragliders. Há, inclusive, gente que vem de longe apenas para fazer esse voo.

Existem várias empresas especializadas nessa atividade que ficam nas ruas próximas à praia. O voo dura entre 20 e 30 minutos e o pouso é feito em uma área ao lado da praia. Para ver preços dos voos de Paraglider clique aqui.

paraquedas paraglider praia Ölüdeniz 

Paraglider em Ölüdeniz  – Foto: sunriseOdyssey (CC BY-SA 2.0)

Local onde os paraglider descem em Ölüdeniz.

Eu não fiz o voo, porque estava no cruzeiro e eles ofereceram essa atividade dentro do barco e senti que estavam inflacionando bastante o valor. Entretanto, me arrependi! Quem fez disse que foi muito legal e o valor nem estava tão mais alto que diretamente nas empresas.

Onde ficar

Oludeniz é uma vila e não possui uma grande oferta de hotéis. Porém, você encontrará boas opções no local. Próximo a praia é onde a maior parte das pessoas gostam de ficar, por isso a maioria dos cerca de 15 hotéis da vila ficam lá. Os hotéis de Oludeniz mais parecem pousadas e não são muito sofisticados. Mas, existem alguns mais confortáveis. Os melhores hotéis dessa parte são: Salonika SuitesZ Exclusive Hotel and Villas  e  S3 Seahorse Beach Club, sendo que esse último fica em frente a Lagoa Azul, que é a área do parque nacional. Um outro um pouco mais barato, mas com uma boa relação custo-benefício seria o Magic Tulip Beach Hotel.

Já entre os hotéis mais baratos próximos à praia podemos destacar dois que são bonitos e bem avaliados: Symbola Oludeniz Beach Hotel  e  Seyir Beach Hotel.

Para quem quer aproveitar a Lagoa Azul e ficar em uma cidade maiorzinha, a opção é se hospedar em Fethiye. Localizada a apenas 16 km de Oludeniz, a cidade é maior, com mais infraestrutura e mais opções de hospedagens, principalmente de hotéis de alto nível. Para encontrar hotéis em Fethiye clique aqui. Para conhecer mais sobre Fethiye, leia: Fethiye: como ir, o que fazer e onde ficar.
Foto de capa de Ölüdeniz - Foto de: Wikipédia (CC BY 3.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest