Se você não sabe o que fazer no Equador, vamos te contar que esse pequeno país andino possui muitas belezas e destinos incríveis.
Pontos turísticos do Equador
Apesar do país ser pequeno, você verá que há grande variedade de pontos turísticos no Equador. De litoral, passando por floresta até a Cordilheira dos Andes. Além das suas incríveis cidades históricas.
Antes de falarmos dos pontos turísticos do Equador, precisamos te contar uma notícia boa. O Equador é um país barato! Apesar da economia ser dolarizada, eles utilizam o dólar norte-americano como moeda corrente, hotéis e passeios possuem preços baixos, principalmente se comparados ao Brasil. Para saber mais sobre custos leia nosso texto É barato viajar para o Equador? Veja quanto custa uma viagem!
O que fazer no Equador
Para você saber o que fazer no Equador, primeiro você precisa conhecer as cidades e destinos mais turísticos do país. Por isso, separamos as principais cidades e belezas naturais desse intrigante país. Veja agora o que conhecer no Equador.
Quito
Quito (foto de capa) é a porta de entrada no Equador. Por isso, nossa lista de o que fazer no Equador começa com Quito. A capital do país possui algumas atrações turísticas interessantes. A principal delas é o seu Centro Histórico, o maior de todas as Américas e o primeiro local a ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A cidade também possui um interessante teleférico e a Metade do Mundo, o lugar onde passa a linha do Equador. Para saber leia o post: Conheça Quito, a capital da metade do mundo.
Vulcão Cotopaxi
O Vulcão Cotopaxi é o segundo maior do Equador e um dos vulcões ativos mais altos do mundo. Com uma elevação de 5.900 metros acima do nível do mar, o vulcão possui seu cume nevado. Esse é um vulcão, realmente, bonito, por isso é uma das principais belezas do Equador.
Existem tours para visitar o vulcão em que é possível subir parte do cume e descer de bicicleta, desde que o vulcão esteja de bandeira verde, ou seja, sem atividade interna. Para saber preços e mais informações sobre o tour clique aqui.
Vulcão Quilotoa
Outro vulcão na lista, mas bem diferente do anterior. O Vulcão Quilotoa, olhando de longe não possui o formato tão bonito e impressionante quanto o Cotopaxi. Seu diferencial é chegar até seu cume, de 3.900 metros. Em sua caldeira há um lago com uma água que chama atenção por sua cor. Uma coloração que mistura tons de verde e azul e impressionam os turistas, veja a foto abaixo.
Enquanto o Cotopaxi fica a 98 km de Quito, o Quilotoa fica a 180 km da cidade. Mas, como os dois ficam na mesma direção, é possível fazer um tour que visite os dois vulcões no mesmo dia.
Baños
Baños é uma cidade muito pequena localizada entre a Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes. A cidade é conhecida como a capital da aventura do Equador. Por isso, para as pessoas que gostam de esportes radicais, quando se fala em o que fazer no Equador, já pensam em Baños.
Nesta pequena cidade, você pode fazer vários esportes radicais, porém a atração mais procurada é a Rota das Cascatas em que é possível pedalar por um caminho ao lado de várias cachoeiras. Para saber mais leia o post: Baños, o que fazer na cidade da aventura no Equador.
Balanço do Fim do Mundo
Esse é o balanço mais famoso da América do Sul, talvez do planeta. Por isso, em nossa lista de o que visitar no Equador, esse local não poderia ficar de fora.
O Balanço do Fim do Mundo não é coisa de criança, muito pelo contrário! O balanço fica na beira de um penhasco com vista para um vulcão ativo. Apesar de não ter muito risco, não deixa de ser uma atração aventureira. Para saber mais leia o post: Balanço do Fim do Mundo, um lugar único e mágico.
Cuenca
A cidade de Cuenca é a que possui o Centro Histórico mais charmoso de todo o país. Apesar de possuir a terceira maior população do Equador, Cuenca é uma cidade tranquila, com cara de interior. A cidade abriga o principal polo de produção do Chapéu do Panamá, que na verdade é de origem equatoriana. Por isso, você pode conhecer a produção e ainda adquirir esse famoso adereço. Para saber mais leia o post: Cuenca, uma charmosa cidade histórica no Equador.
Parque Cajas
Uma das principais reservas ambientais do Equador, o Parque Cajas é um ótimo lugar para conhecer as belezas e as características da Cordilheira dos Andes. O Parque está localizado próximo à Cuenca e possui uma altitude que varia de 3150 a 4445 metros. Conta com dezenas de lagoas e possui algumas trilhas para você percorrer e conhecer melhor esse ambiente de vegetação e relevo muito peculiar. Para saber mais leia o post: Parque Cajas, a exuberância dos Andes no Equador.
Galápagos
Uma das atrações mais procuradas do Equador é o arquipélago de Galápagos, localizado no Oceano Pacífico, a cerca de mil quilômetros do continente. O local é um paraíso para os amantes da natureza. Bem preservado, o local conta com espécies únicas, como tartarugas, iguanas e pássaros. As ilhas ganharam fama com a visita de Charles Darwin, que após observar algumas espécies de animais locais, desenvolveu a Teoria da Evolução. Galápagos é um dos locais mais caros para visitar no Equador, mas é um dos preferidos dos turistas.
E aí, gostou da nossa lista de o que fazer no Equador? Separamos apenas os principais destaques do país, entretanto há vários outros pontos turísticos do Equador.
LEIA TAMBÉM:
-Equador: um país pequeno, mas cheio de emoção
-O que fazer em Quito, conheça os 7 principais pontos turísticos
-Como viajar de ônibus dentro do Equador
-Rota das Cachoeiras de Baños, entre tirolesas e bikes
Foto de capa de Quito, foto de: Christian Cadena (CC BY-NC-ND 2.0)