Praia do Forte Bahia, a pequena e charmosa vila próxima a Salvador, é um local bem interessante! A vila, que ficou conhecida devido a suas tartarugas marinhas, se tornou um importante destino turístico. Atualmente, é junto com o Morro de São Paulo, as duas principais praias próximas a capital baiana.
Porém, enquanto o Morro de São Paulo fica mais afastado e em uma ilha, Praia do Forte está um pouco mais próxima, o que possibilita um bate e volta desde Salvador. Há inclusive excursões que fazem esse passeio. Mesmo assim, recomendo que você durma por lá, porque o local merece ser explorado melhor.
Hospedagem em Praia do Forte
Praia do Forte é uma pequena vila, porém muito charmosa e atraente, por isso é cheia de pousadas e casas de veraneio. Existem, inclusive, dois resorts no local: Tivoli e Iberostar.
Há opções para todos os gostos e bolsos, como a Pousada Paraíso do Forte, uma das melhores pousadas da vila que possui uma grande piscina. A Pousada Casa de Praia de valor intermediário com ótimo custo-benefício e a a econômica Pousada João Sol.
Para conhecer mais opções e as dicas de hospedagem, leia nosso texto sobre onde ficar em Praia do Forte.
O que fazer na Praia do Forte Bahia
Com piscinas naturais, construção medieval e tartarugas marinhas, a vila possui alguns pontos turísticos interessantes. Veja agora o que fazer em Praia do Forte Bahia.
Passear de Bicitáxi
A vila da Praia do Forte é pequena e você pode conhecê-la a pé. Lá dentro, não é necessário utilizar automóveis, inclusive, você terá dificuldades de andar de carro por lá.
A Alameda do Sol, que é a rua principal, por exemplo, é de trânsito exclusivo de pedestres. Mas, para quem não quer caminhar tem os bicitáxis, que é o transporte mais comum da vila.
Projeto Tamar
A principal atração turística é o Projeto Tamar. A Praia do Forte ganhou fama devido ao Projeto Tamar. A cidade é um local de desova de tartarugas marinhas e muitas outras vem se alimentar em suas praias. Por isso, não se assuste se enquanto estiver nadando no mar você avistar uma tartaruga!
No Projeto Tamar você pode conhecer melhor o projeto de preservação das tartarugas marinhas e ver algumas tartarugas nos tanques do projeto. Também há um tanque com tubarão e outro com raia. Para saber mais leia: As tartarugas e o Projeto Tamar na Praia do Forte.
Piscinas Naturais
As praias na Praia do Forte Bahia são cheias de corais. Isso atrapalha os banhistas de nadarem. Entretanto, devido aos corais, quando a maré abaixa, se formam piscinas naturais na Praia do Forte.
Com o mar calmo e sem ondas, o local é ótimo para crianças e adultos que não sabem nadar. Além disso, é possível ver peixinhos nadando a sua volta. O único problema é que as piscinas naturais dependem da maré e o horário está sempre mudando. Além disso, o local não é grande e na alta temporada (janeiro) fica muito cheio.
Castelo de Garcia d’Ávila
Considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil, o Castelo de Garcia d’Ávila era um forte e uma torre de observação. Construída entre 1551 e 1624, essa é a única construção em estilo medieval do Brasil.
O local serviu de propósitos militares e residenciais até 1835, quando foi abandonado, transformando-o em ruínas. O castelo fica a 5 km da vila.
Reserva de Sapiranga
A 10 km da vila encontra-se a Reserva de Sapiranga. O lugar é um paraíso ecológico com mais de 500 hectares de Mata Atlântica. No local é possível fazer trilhas para conhecer a fauna e a flora locais. Existem oito trilhas, desde algumas curtinhas até outras mais longas. Também é possível fazer atividades mais radicais, como passeio de caiaque e tirolesa sobre o Rio Pojuca.
Para quem gosta de aventura há um tour de quadriculo na Reserva de Sapiranga.
Caminhar pela Vila da Praia do Forte
A vila da Praia do Forte é pequena, mas bonita e muito agradável. Na Alameda do Sol existem várias lojas e bons restaurantes. O local tem um clima muito agradável e te faz querer ficar mais do que um dia por lá. Apenas em janeiro, um mês de alta temporada, que o local pode ficar menos agradável.
Aproveitar a gastronomia na Praia do Forte Bahia
Para quem aprecia gastronomia, encontrará boas opções em Praia do Forte. Como todo litoral, há uma boa variedade de pratos com peixe e frutos do mar. Entretanto, você também encontrará restaurantes especializados em carnes e pizzaria.
Apesar de ser uma região pequena, há uma grande oferta de restaurantes, sendo que a maioria é bem cara, ainda que hajam algumas opções mais acessíveis. Inclusive, anualmente a região é palco do Festival de Cultura e Gastronomia da Praia do Forte, que acontece no fim do ano e conta com a participação de dezenas de restaurantes.
Para conhecer mais leia nosso texto sobre os restaurantes em em Praia do Forte.
Como chegar em Praia do Forte
Praia do Forte está a 80 km de Salvador e a 62 km do Aeroporto Internacional de Salvador. A vila possui um boa acesso através da Estrada do Coco (BA-099) que é duplicada. Com 1h30 de carro é possível fazer o trajeto Praia do Forte Salvador.
A maioria das pessoas viajam de carro, é possível alugar um carro no aeroporto. Também há opção de ir de ônibus, táxi, Uber, transfer privado e excursão. A excursão é recomendada apenas para quem não tiver tempo disponível, já que passa apenas o dia porém possui ótimo valor, clique aqui e veja os preços.
Para conhecer melhor os meios de transporte, saber valores e conhecer as dicas, leia o texto sobre como chegar em Praia do Forte.
E aí gostou de conhecer a vila e saber o que fazer em Praia do Forte Bahia? Então agora está na hora de decidir onde se hospedar, para lhe ajudar escrevemos um texto sobre onde ficar em Praia do Forte.