Você já ouviu falar em Nuremberg Alemanha? E o que fazer em Nuremberg?
Se você não conhecia Nuremberg, aí está uma cidade europeia que merece ser visitada pelo menos uma vez. Impossível viajar para a Alemanha e não fazer pelo menos um bate-volta nessa cidade que tanto nos encanta. Seja por sua história, seu povo ou sua beleza.
Nuremberg Alemanha
Nuremberg, ou em alemão Nürnberg, é a segunda maior cidade do estado da Baviera, com pouco mais de meio milhão de habitantes e está localizada há cerca de duas horas de Munique, a capital do estado. Apesar da grande população para os padrões alemães, Nuremberg é uma cidade calma, charmosa e repleta de história.
Antes de falar de Nuremberg, vale a pena lembrar que para viagens à Europa o Seguro Viagem é obrigatório! Se quiser saber quais os riscos de viajar para sem, leia o texto Viajar à Europa sem seguro de viagem, vale a pena correr o risco?
Nós acreditamos que não vale o risco, por isso contrate o seu! Para contratar sugerimos fazer a cotação na Seguros Promo, que é uma empresa confiável que vende seguros de várias segurados, possui um bom comparativo entre os planos e possui ótimos preços. Faça uma cotação aqui e ganha desconto com o nosso cupom promocional ABRACEOMUNDO5, mais 5% se pagar com boleto bancário.
Índice do Artigo
História de Nuremberg
Nuremberg é uma cidade bem antiga. Os primeiros relatos da cidade são do século XI. No século XII foram construídos o Castelo de Nuremberg e suas muralhas. Durante a Idade Média Nuremberg doi uma cidade de destaque do Sacro Império Romano-Germânico.
A cidade foi habitada por príncipes e imperadores, além de pesquisadores e uma elite erudita. Nuremberg era considerada um bom local para morar por isso era local de residencia de muitos nobres. E até hoje é uma cidade com boa qualidade de vida.
O lado sombrio de Nuremberg
Nurembewrg ficou conhecida por ter sido sede de diversos comícios do Partido Nazista, conhecidos como Comícios de Nuremberg. Para isso foram construídos uma grande quantidade de edifícios para atender a essas assembleias, mas com o fim da guerra nem todos foram concluídos e alguns foram totalmente destruídos.
Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade foi severamente destruída pelos bombardeios, cerca de 90% da cidade foi destruída. Entretanto, a maioria das suas construções foram reconstruídas a partir dos planos originais existentes desde a Idade Média, até mesmo a sua grande muralha de quatro quilômetros de extensão que cerca o todo o centro histórico, foi reconstruída e enfeita a cidade.
Julgamentos de Nuremberg
Após a Segunda Guerra, Nuremberg foi palco de mais um fato histórico, a cidade assistiu aos famosos julgamentos, pelos quais foram sentenciados os criminosos da guerra. Esse fato que tornou a cidade conhecida mundialmente.
Os julgamentos ocorreram entre os anos de 1945 e 1946. Após os julgamentos, vários políticos e líderes nazistas alemães foram executados em Nuremberg. Para quem se interessar mais pelo assunto, aconselho a assistir ao filme, O Julgamento de Nuremberg que retrata os episódios pós-guerra.
Nuremberg hoje
Nuremberg é a cidade mais importante do estado da Baviera e mais preservada do país, sendo considerada como um museu vivo da Alemanha. Os seus acontecimentos passados servem de lembranças para nunca mais serem repetidos.
Desde 2005, a cidade em conjunto com outras cidades vizinhas (Fürth, Erlangen e Schwabach) formam um centro econômico e cultural, chamado de a Região Metropolitana de Nuremberg. Entre os seus mais de 500 mil habitantes, atualmente a cidade é povoada por quase 90 mil estrangeiros, o que representa 18% da população, segundo a Secretaria de Estatísticas de Nuremberg.
O que fazer em Nuremberg
Agora que passamos brevemente sobre a história de Nuremberg e algumas curiosidades importantes da cidade, podemos começar as dicas para nossos viajantes. Ao longo do texto vamos mostrar os melhores pontos turísticos, o que fazer em Nuremberg, onde ficar as comidas e bebidas típicas, a melhor época para visitar e muito mais.
Nuremberg conta com diversos pontos turísticos, desde museus, castelo, igrejas e praças. A cidade é cortada pelo Rio Pegnitz, gostosa de caminhar e bem fácil de se locomover. Além dos diversos pontos turísticos, a cidade conta ainda com uma variedade gastronômica de cervejas e salsichas.
1. Castelo Medieval de Nuremberg
Sem dúvida essa é uma parada obrigatória. Quando se fala em o que fazer em Nuremberg, muita gente já lembra do castelo.
Começar o passeio pela cidade velha medieval com seu poderoso Castelo e suas ruas sinuosas oferece uma visão incrível dos edifícios históricos em harmonia com uma arquitetura moderna.
O castelo de Nuremberg é considerado um dos mais importantes da Alemanha. Construído no alto da colina, ele fica localizado bem no centro. Subindo você terá uma vista panorâmica e uma noção da parte antiga e moderna da cidade. Ainda dentro do castelo poderá ver um interessante painel de fotos de ângulos diferentes da destruição da cidade causada pela guerra.
Para saber preços e horário de visitação do Castelo clique aqui.
2. Vila dos artesões de Nuremberg – Handwerkerhof
Quem chega pela estação central de trem, Hauptbanhof, logo vai se deparar com o Handwerkerhof. Trata-se de uma área murada com um mini-vilarejo, onde artesões oferecem seus produtos para venda. Vale muito a pena caminhar pelo local e sentir como era o estilo de vida de séculos passados.
3. Casa de Albrecht Dürer
Essa casa foi o local de trabalho e vida de Albrecht Dürer, um dos principais artistas alemães. Aqui ele viveu por muitos anos com sua esposa Agnes Dürer, a partir de 1509 até a sua morte em 1528. Hoje, a casa abriga um museu e pertence a uma associação de museus de Nuremberg.
Para ver horário de funcionamento e preço clique aqui.
4. Frauenkirche
Sem dúvida uma das igrejas mais populares entre os turistas. Uma das características mais notáveis é o seu relógio mecânico. Ele foi instalado na igreja em 1506 e todo o dia às 12h o Imperador Romano é mostrado sentado com príncipes a seu redor em um showzinho com bonecos mecânicos. A igreja fica localizada na praça central, Haupmarkt, onde todo fim de ano acontece o famoso Mercado de Natal.
5. Praça de Hauptmarkt
É aqui que acontece o famoso Mercado de Natal de Nuremberg, Christkindlesmarkt, entre dezembro e janeiro. A feira é considerada uma das mais famosas da Alemanha e fica repleta de barraquinhas com muita bebida e comida típica. Além das feiras diversos tipos de atrações acontecem na praça, tornando a época ainda mais especial. Por isso, na hora de falar o que fazer em Nuremberg, não podíamos deixar de falar da Praça de Hauptmarkt.
6. Schöner Brunnen
Ali mesmo na praça central fica a Schöner Brunnen. Uma famosa fonte, em estilo gótico, construída em 1835. Chegando lá procure por um anel de metal que está preso em uma grade ao redor da fonte. Diz a lenda que quem gira o anel voltará algum dia à cidade.
7. Igreja de São Sebaldo
A Igreja de São Sebaldo, Sebalduskirche, é um notável ponto de referência da cidade. Ela é a igreja paroquial mais antiga de Nuremberg, construída no século XIII, mas que foi restaurada após fortes danos causados na Segunda Guerra Mundial.
8. Igreja de São Lourenço
Outra Igreja que vale a visita é a Igreja de São Lourenço, Sankt Lorenz Kirche. Uma igreja luterana medieval muito famosa por sua construção e fachada gótica. O que mais chama a atenção é o complexo trabalho em alvenaria e a alta torre dupla que pode ser vista do alto do castelo de Nuremberg.
9. Weissgerbergasse
Sabe aquelas fotos perfeitas de ruas na Europa que você está acostumado a ver na internet? Então anote no seu roteiro: Weissgerbergasse. Essa é a ruela mais encantadora de Nuremberg. Ela é repleta de casas coloridas, onde ficam bares e cafés. Antigamente a rua abrigava artesãos da Idade Média.
Na nossa lista do que fazer em Nuremberg, esse é o local mais interessante para fotografar. Por isso, não vai deixar de visitar e registar belas fotos, né?
10. Para quem gosta de Museus
Nuremberg conta com mais de 34 tipos de museus. Entre eles o mais famoso é Museu Nacional Germânico, considerado o maior e mais importante museu de arte e cultura. Nele é possível apreciar uma vasta coleção da cultura germânica da pré-história até os tempos modernos. O seu acervo conta com mais de um milhão de objetos.
Já aos que se interessam pelos momentos marcantes da história da Segunda Guerra podem visitar dois desses símbolos que estão abertos à visitação. O Centro de Documentação no complexo do Congresso do Partido Nacionalista (nazista) e o Memorial do Julgamento de Nuremberg. Toda a história que citamos acima é possível ver em fotos, documentos e objetos.
Um museu que agrada tanto adultos quanto crianças é o Museu de Brinquedo, que mostra brinquedos desde a antiguidade até os dias de hoje.
11. As pontes de Nuremberg
Passar pelas pontes de Nuremberg sobre o rio Pegnitz também pode ser uma grande atração. A Spitalbrück é uma das pontes mais lindas da cidade, ao lado está localizado um prédio de um antigo hospital.
12. Se perca na cidade
Não há nada melhor que chegar a um lugar desconhecido e começar a explorar a cidade. Nuremberg é cheia de ruazinhas e não há nada melhor que se perder por elas. Mas não leve isso pelo lado ruim, pois no caminho você encontrará várias surpresas. Por isso, essa é mais uma dica de o que fazer em Nuremberg.
Conheça Nuremberg com City Card
Agora se você é o perfil de viajante que gosta de desfrutar de muitas atrações, o Nuremberg Card é a opção ideal. Com ele você tem acesso gratuito em muitos dos grandes museus e atrações na cidade. Por exemplo, os quatro museus mostrados acima, o Castelo de Nuremberg e a Casa de Albrecht Dürer podem ser acessados pelo Nuremberg Card.
Além do acesso às atrações, com esse cartão você pode utilizar o transporte público dentro da cidade gratuitamente de forma ilimitado.
O cartão é válido por dois dias. Para saber o preço e comprar o Nuremberg Card clique aqui.
O que comer em Nuremberg
Quer conhecer e experimentar o melhor da culinária em Nuremberg? Então saiba que você pode fazer um tour guiado gourmet pela cidade. Conheça todas as peculiaridades da culinária em um passeio temático. Durante o percurso você terá a oportunidade de provar o gostinho da cerveja, os bratwurts (famoso pão com salsicha), pão de gengibre e todos os sabores das especialidades de Nuremberg. Na cidade você encontra esses tipos de tour, a Get Your Guide também vende um tour gastronômico de 1,5 hora.
Cerveja vermelha
Se você é um apreciador de cerveja, com certeza vai querer provar a cerveja típica da cidade. Em Nuremberg não será diferente. Logo se descobre que a rotbier (cerveja vermelha) é a cerveja mais popular e que merece ser apreciada. O lugar ideal para isso é na cervejaria Altstadthof que está localizada no sopé do castelo medieval em Nuremberg.
Apesar da cerveja alemã ser muito apreciada, cuidado para não beber demais e passar mal. Falando em passar mal, o Seguro Viagem é obrigatório nas viagens à Europa, caso ainda não tenha contratado faça uma cotação e contrate o seu!
A famosa Salsicha de Nuremberg
Chegou a hora de provar a fama salsicha de Nuremberg, não é mesmo? Assim como a cerveja, a salsicha também merece ser apreciada. As salsichas de Nuremberg são fininhas, grelhas, pequenas e muito saborosas. Durante as feirinhas de Natal a praça fica repleta de barraquinhas com salsichas para todo o lado. Além disso, também é possível realizar uma excursão pelos lugares “bratwurts city”, onde você aprenderá tudo sobre a história da melhor salsicha de Nuremberg.
Quantos dias ficar e por onde chegar
Para aproveitar bem a cidade e conhecer grande parte das atrações turísticas, listadas acima, o ideal seria ficar pelo menos dois dias na cidade. Dessa forma é possível dividir todas as atividades nesse período. Um bate-volta também pode ser uma opção, mas não conseguirá aproveitar a cidade da maneira que ela merece. Como podem ver há muitas atrações interessantes que merecem ser visitadas com tempo.
A melhor forma de ir para Nuremberg é saindo de Munique. De lá é possível pegar um trem que vai direto para a cidade. A empresa que opera é a DB, Deutsche Bahn, e a disponibilidade de horários é bem grande. Os preços podem variar de 20 a 70 euros.
Outra opção é chegar de ônibus a Nuremberg. Essa é a opção mais barata. As empresas que fazem esse trajeto são a FlixBus, Eurolines e BlaBlabus. Essa última com preços mais acessíveis, podendo custar até 9 euros. Se você estiver indo no inverno, terá a oportunidade de ver neve durante o trajeto. A duração da viagem é de 1h30 a 2h.
Tour guiado de Munique
Para quem quer conhecer esse passeio sem precisar preocupar com nada, pode fazer um tour desde Munique que inclui transporte e guia. O Get Your Guide disponibiliza uma excursão de um dia, com saída da cidade de Munique de trem. A atividade tem duração de 10 horas totalmente guiada em inglês ou alemão pelo centro histórico e pela área de desfile do Partido Nazista.
Onde ficar em Nuremberg
Nuremberg não possui um número grande de hotéis, mas possui opções para vários tipos, gostos e bolsos. A maioria dos hotéis fica na região central da cidade, mas nem todos ficam no centro histórico.
Indicamos um hotel dentro do centro histórico, ou seja, dentro das muralhas da cidade, caso você se hospede apenas uma noite na cidade. Pois a proximidade dos pontos turísticos pode fazer a diferença para quem ficará pouco tempo na cidade. Já se for ficar mais tempo na cidade, um hotel mais afastado do centro histórico não será problema. Porém, o centro histórico é a região mais bonita e charmosa da cidade.
Vamos dividir os hotéis em três categorias: melhores da cidade, custo benefícios e baratos.
Melhores hotéis em Nuremberg
Um dos principais hotéis da cidade nos segmento luxo é o Sheraton Carlton Nuernberg que possui piscina coberta, spa e academia. Ele não fica no centro histórico, mas a uma pequena caminhada dele. Porém para quem busca os melhores hotéis em Nuremberg, esse é uma das melhores opções.
No centro histórico, há o super moderno Hotel Drei Raben, com quartos curiosamente decorados, que agrada o público mais jovens. E o tradicional Hotel Deutscher Kaiser, que apesar de ser um três estrelas, está entre os mais caros devido a sua localização.
Já se você quiser um hotel mais zen, em um lugar tranquilo e distante do centro de Nuremberg a dica é o Hotel Schindlerhof. O hotel é pequeno e aconchegante com mobília que lembra uma casa.
Hotéis custo-benefício
Se você quer um hotel confortável, mas com um preço mais atrativo, a cidade oferece algumas boas opções. Um hotel muito confortável e bem avaliado que fica bem em frente ao centro histórico é o Le Méridien Grand Hotel Nürnberg.
Já se quiser uma opção mais barata, mas não abre mão de se hospedar no centro histórico o Hotel Elch Boutique é uma boa opção, ele fica em um prédio histórico, mas está todo reformado por dentro.
Já o hotel Adina Apartment Hotel Nuremberg é um apart-hotel que fica em um prédio novo, mas dentro das das muralhas da cidade.
Hotéis baratos em Nuremberg
Se você quer economizar e está disposto a andar, se hospedar no centro histórico lhe fará economizar no transporte público. O Hotel dasPaul fica no meio do centro histórico em um prédio reformado.
Uma boa opção também é o ibis Nürnberg Hauptbahnhof que fica em frente a parte histórica e a apenas 200 metros da estação de trem.
Para quem gosta de hostel, há o Five Reasons Hostel & Hotel, dentro da muralha e a apenas 500 metros da estação de trem. Outra opção muito interessante é o Jugendherberge Nürnberg – Youth Hostel que funciona em um imponente prédio histórico dentro da muralha, mas do lado oposto a estação de trem.
Clima em Nuremberg: quando visitar
Nuremberg tem um clima continental e parcialmente marítimo. A temperatura varia bastante ao longo do ano. No inverno as temperaturas podem ficar negativas, com possibilidade de nevar, com médias de -3° a 5°C.
A primavera possui um clima um pouco mais ameno, porém ainda bem frio, com temperaturas de 6° a 16°C.
Já o verão é quando as temperaturas ficam mais agradáveis, entre 16° a 20°C. Normalmente, durante o verão o clima é agradável e de céu parcialmente encoberto, além dos dias terem mais luz solar.
No inverno, além de ser mais frio, a sensação térmica é ainda menor devido ao vento. Outro ponto negativo de viajar no inverno é que o sol nasce por volta das 8h e se põe às 16h nas cidades na Alemanha, isso faz com que o tempo de passeio durante o dia seja bem mais curto.
Já as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, com um pouco mais de concentração durante o verão.
De acordo com índice de turismo, a melhor época do ano para visitar Nuremberg é no meio de junho ao início de setembro.
Gostou de conhecer essa famosa cidade alemã? Agora que você já sabe o que fazer em Nuremberg, leia nosso artigo sobre Munique.
Texto feito com a colaboração de Mateus Heckler, intercambista na Universidade de Jena, Alemanha.