InícioCearáFortalezaO que fazer em Fortaleza: melhores passeios, praias, dicas e hotéis

O que fazer em Fortaleza: melhores passeios, praias, dicas e hotéis

Quem nunca viajou à capital cearense não imagina que, ao pesquisar o que fazer em Fortaleza, encontrará várias atrações turísticas na cidade e arredores.

Fortaleza é um destino interessante e suas atrações não se limitam às praias. Como uma das cidades mais turísticas do Brasil, a capital cearense soube aproveitar sua vocação turística e se estruturar para receber os visitantes, embora possua algumas limitações de infraestrutura.

Metrópole e o 5º destino mais buscado do Brasil

Fortaleza é uma metrópole de 2,6 milhões de habitantes. Devido a seu tamanho ela possui opções de lazer, bairros bonitos e estruturados em sua região nobre, mas também trânsito e violência como outras grandes cidades brasileiras.

Fortaleza também é o 5º destino mais buscado por brasileiros. Segundo levantamento realizado pela Decolar com base em vendas de hospedagem em sua plataforma no ano de 2020. A cidade cearense ficou atrás de Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió e Gramado. Já em 2019, Fortaleza ficava em 3º lugar no ranking.

Além disso, segundo pesquisa da Secretaria Estadual de Turismo, Fortaleza recebeu 3,7 milhões de turistas em 2019, sendo que 10% eram estrangeiros.

O grande volume de turistas ajuda a ter mais opções de voos à cidade e, por consequência, melhores preços e algumas promoções.

praia de fortaleza
Caipirinha de Seriguela é uma ótima opção para beber nas praias de Fortaleza

Onde hospedar em Fortaleza

Antes de falar sobre o que fazer em Fortaleza, vale a pena comentar sobre onde ficar na cidade. A capital cearense é uma cidade violenta, há bairros inseguros, por isso vale a pena escolher o bairro com atenção. A região mais agradável e segura de Fortaleza são os bairros à beira-mar na região central.

Iracema, Meireles e Mucuripe são os três melhores bairros de Fortaleza. Com um calçadão beira-mar agradável e movimentado, e muitas opções de restaurantes esses são os bairros que mais agradam os turistas. Além disso, é nessa região em que estão a maioria dos hotéis da cidade.

Iracema

Iracema é a praia mais famosa de Fortaleza, apesar de não ser própria para banho devido a poluição, assim como os demais bairros citados acima. Esse é o bairro mais próximo do centro e onde estão as hospedagens mais baratas. O turismo de negócios concentra nessa parte da cidade devido à proximidade do centro, entretanto há partes do bairro degradada e regiões que não são muito seguras.

praias de fortaleza
Bairro de Iracema é uma das mais conhecidas de Fortaleza Ceará

O hotel mais famoso do bairro, também considerado o melhor, é o Hotel Sonata de Iracema que fica de frente ao mar na altura do espigão.

Já entre as opções de valores intermediários estão o Pousada Fortal Villa Praia, uma pousadinha pequena ao lado do mar e o Ibis Budget Iracema, que fica a 450 metros do calçadão e da praia.

Entre as opções econômicos se destacam a Pousada Hostal Iracema a 450 metros da praia e a Raio de Sol Praia Hotel que tem piscina e está a 200 metros da praia.

Meireles

Meireles é o melhor bairro da cidade na opinião da maioria das pessoas, por isso é o bairro que possui mais hotéis. Por ser um bairro mais novo que Iracema, as construções e hotéis são mais novos.

fortaleza ceará
Meireles (esquerda) é considerado o melhor bairro de Fortaleza para hospedar – Foto: Wikipédia

Em Meireles fica a melhor parte do calçadão beira-mar, além de ter sido todo revitalizado, é a parte mais cheia, você sempre verá muitas pessoas fazendo exercício ou apenas caminhando toda noite. Meireles também é onde fica a Feirinha de Artesanato Beira Mar.

Por outro lado, é um bairro mais caro para se hospedar, com hotéis de alto padrão e bons restaurantes no bairro.

O que não falta em Meireles são bons hotéis, entre os de maior destaque estão o Seara Praia Hotel e o Hotel Luzeiros. Ambos de frente para o mar e próximos à Feirinha de Artesanato.

Entre as opções intermediárias, há dois bons hotéis com piscina, o Aquidabã Praia Hotel, um quatro estrelas a 100 metros da praia e o Hotel Diogo, um três estrelas que está a 150 metros da praia.

Meireles também possui opções econômicas, mas que são consideradas caras se comparada com outros bairros. O Hotel Américas possui piscina, está a 300 metros da praia entre Iracema e Meireles. E o Nalu Beach Hotel um hotel mais velho, porém com ótima localização a 200 metros da praia no meio de Meireles.

Mucuripe

Mucuripe é o bairro mais distante do centro desses três apresentados. O local que era uma vila de pescadores se desenvolveu na década de 1940 ao receber o Porto de Mucuripe. Mas, não perdeu suas origens, por isso é onde está o famoso Mercado de Peixes, onde você compra seu pescado fresco e os restaurantes preparam para você.

Mucuripe possui poucos hotéis, mas há algumas opções sofisticadas como o Hotel Gran Marquise. Uma opção com bom preço benefício seria o Pauli Boutique Hotel Soft. Já uma opção barata seria a Pousada Mucuripe.

Praia do Futuro

A melhor praia em Fortaleza é a Praia do Futuro, diferentes das praias do centro: Iracema, Meireles e Mucuripe, a Praia do Futuro é limpa e suas águas são propícias para banho. Além disso, é nessa parte que ficam as grandes barracas de praias que possuem grande estrutura. Por isso, para quem prefere se hospedar próximo da praia, essa é a melhor opção.

A região onde está a Praia do Futuro está em processo de crescimento, por um lado os hotéis são mais novos, mas por outro há menso opções de restaurantes e a região não é segura para andar a pé pelo bairro.

Reserve o hotel com antecedência

Uma dica importante é reservar com antecedência sua hospedagem caso você viaje nos meses de férias escolares. Segundo pesquisa da Secretaria Estadual de Turismo, a taxa de ocupação da rede hoteleria de Fortaleza ficou em 86,9% e 88,1% nos meses de janeiro de julho de 2019, respectivamente. Mesmo nos meses que antecedem o verão, setembro a dezembro, a taxa de ocupação dos hotéis é alta, fica entre 76 e 78%.

Como os hotéis com melhor custo-benefício são os primeiros a encher, indicamos fazer a reserva com antecedência. Acesse o site do Booking e faça uma reserva, mesmo que seja com cancelamento gratuito para não ficar sem opção.

O que fazer em Fortaleza

Na hora de planejar o que fazer em Fortaleza, vale a pena dividir as atrações turísticas da cidade por categoria/região para ajudar a se programar. Vamos começar falando das atrações turísticas dos bairros à beira mar Iracema, Meireles e Mucuripe que é onde a maioria dos turistas se hospeda.

Calçadão da avenida Beira Mar

praia de iracema fortaleza
Calçadão da avenida Beira Mar em Iracema

O local mais agradável de Fortaleza é o calçadão da Avenida Beira Mar. O calçadão que perpassa os bairros de Iracema, Meireles e Mucuripe é um ótimo local para caminhar sem pressa e ver o movimento dos bairros mais nobres da cidade.

O calçadão está passando por uma revitalização, sendo que a maior parte em Meireles e Mucuripe já foi reformado e de Iracema ainda não.

Devido ao calor, o maior fluxo de pessoas é à noite, quando você encontrará muitas pessoas fazendo atividades físicas ou apenas passeando pelo local. Pelo caminho você encontrará vários ambulantes vendendo coco e comida. Há também em alguns pontos molhes, uma espécie de passarelas, que avançam ao mar e é um ótimo lugar para ver o entardecer.

Espigões (molhes), no litoral de Fortaleza

ponto turístico de fortaleza
Espigão (molhe) da Praia de Iracema possui 245 metros de comprimento

As praias de Fortaleza possuem vários espigões (molhes) que são pontilhões que avançam sobre o mar. O objetivo dessas estruturas é proteger o litoral do processo erosivo, já que eles retêm sedimentos que seriam transportados pelo movimento das ondas.

Os espigões de Iracema e Meireles possuem passarelas que permitem às pessoas caminharem e apreciar a paisagem. O espião de Iracema é o segundo maior da cidade, com 245 metros de comprimento.

Feirinha Beira Mar

feirinha Beira Mar
Feirinha Beira Mar em Meireles

Caminhando pela Avenida Beira Mar você verá algumas atrações turísticas, uma das principais é a Feirinha de Artesanato Beira Mar. A feira que já existe a mais de 26 anos vende os mesmos tipos de produtos que você encontra no Mercado Municipal, ou seja, artesanato, roupas, artigos para decoração, castanhas, doces, rapaduras, cachaças, entre outros.

Apesar da feira ser grande e ter muitas barracas, o Mercado Municipal possui mais opções de produtos.

A Feirinha Beira Mar acontece diariamente a partir das 17:00 no calçadão Beira Mar em Meireles, entre a Av. Desembargador Moreira e a Rua Nunes Valente.

Jardim Japonês

jardim japones fortaleza
Jardim Japonês

Uma outra atração que fica na avenida Beira Mar é o Jardim Japonês Jusaku Fujita. O jardim que foi inaugurado em 2011 é bem simples, mas como a entrada é gratuita e ele fica a 300 metros da Feirinha Beira Mar vale a pena dar uma passada.

Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses
Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica – Foto: Wikipédia

A Ponte dos Ingleses ou mais conhecida pelos cearenses como Ponte Metálica foi construída no começo do século 20 para ser servir de porto. Ou seja, escoar mercadorias que chegavam ou saiam dos navios. Entretanto, apenas uma parte do projeto de 800 metros foi construída.

Depois de um tempo o local passou se tornou uma atração turística e em 1994 a ponte foi reformada. Na ocasião ela recebeu uma pequena galeria de arte e um observatório marinho da Universidade Federal do Ceará.

Hoje a ponte que está localizada em Iracema está mal conservada, mas mesmo assim é uma estrutura que chama atenção.

Letreiros Ceará e Fortaleza

Um outro ponto turístico de Fortaleza são os letreiros Ceará e Fortaleza. Eles ficam no calçadão da avenida Beira Mar e são muito fotografados por turistas.

Mercado dos Peixes

Quando se fala no que fazer em Fortaleza não se pode esquecer do Mercado dos Peixes. Essa é uma das atrações mais interessantes da cidade e merece uma visita. O mercado de peixes já existe a mais de 60 anos, já que no Mucuripe havia uma colônia de pescadores.

Entretanto, o Mercado dos Peixes de Fortaleza é diferente dos mercados de outras cidades. De manhã e de tarde ele funciona como um mercado comum onde são vendidos peixes, camarões e outros frutos-do-mar frescos. Entretanto, à noite o local se transforma em restaurante. Você pode comprar peixe ou camarões nos box e há vários restaurantes que cobram cerca de R$15 (abril/2022) para preparar 1 kg de pescado ou frutos-do-mar.

Mercado dos Peixes
Quando for definir o que fazer em Fortaleza não deixe de visitar o Mercado dos Peixes

O Mercado dos Peixes é muito frequentado por moradores de Fortaleza e a maioria compra camarão para consumir no local. Há camarões de vários tamanhos e preços.

Apesar do mercado ter passado por uma revitalização em 2013 e possui uma bela construção, o local é simples e não agrada todo tipo de turista. Entretanto, recomendamos pelo menos a visita. Nós comemos camarão no local e gostamos.

O Mercado dos Peixes fica em Mucuripe e é onde a avenida Beira Mar começa ou termina.

Show de humor

Show de humor fortaleza
Show de Humor na Piadaria – Foto: divulgação

Muita gente não sabe, mas o Ceará é um celeiro de humoristas. Alguns dos principais nomes do humor nasceram no estado como: Chico Anysio, Tom Cavalcante, Renato Aragão e Wellington Muniz, o Ceará do Pânico.

Fortaleza que é conhecida como capital nacional do humor possui muitos humoristas e alguns shows de humor. Por isso, para quem quer se divertir e dar boas risadas, essa é uma atividade que vale a pena entrar no roteiro.

Os principais shows são Piadaria, Teatro do Humor e Lupus Bier. Mas, há apresentações em outros locais, até barraca de praia como o Chico do Carangueijo possui show de humor uma vez por semana.

O que fazer em Fortaleza: CENTRO

Ao planejar o que fazer em Fortaleza você não pode deixar de visitar o centro. O centro é uma parte cheia, tumultuada e menos segura, entretanto é onde estão vários pontos turísticos de Fortaleza. Por isso, é um lugar que vale a pena ser visitado.

Mercado Central

A atração turística mais visitada no centro de Fortaleza é o Mercado Central. Esse mercado público é o local onde são vendidos diversos tipos de artesanato, objetos de decoração, rendas, roupas, rapaduras, castanhas de caju, cachaças e vários outros itens. Então para comprar presentes e lembrancinhas essa é a melhor opção.

Mercado Central fortaleza
Mercado Central de Fortaleza é o melhor lugar de fazer compras – Foto: Ronaldo Lima Jr. (CC BY-NC-ND 2.0)

O Mercado Central de Fortaleza iniciou suas atividades em 1809, nessa época eram vendidos carnes, frutas e verduras. Entretanto, em 1931 esse tipo de comércio foi proibido no local, foi nessa época que iniciou a venda de artesanatos.

O modelo atual foi feito na década de 1990 e conta com 5 andares, mais de 600 lojas e alguns restaurantes. O mercado abre diariamente, porém no domingo tem horário reduzido. Para saber mais informações acesse o site do Mercado.

Catedral de Fortaleza

pontos turísticos de fortaleza
A Catedral de Fortaleza, em estilo gótico, chama atenção por seu exterior – Foto: Carla Karine – Unsplash

Ao lado do Mercado está a Catedral de Fortaleza. A obra em estilo gótico demorou 40 anos para ser concluída; iniciada em 1938 foi inaugurada apenas em 1978.

A igreja chama atenção por suas formas externas, mas possui um interior simples. Na parte interna, o que mais chama atenção são os bonitos vitrais.

Passeio Público

fortaleza cidade
O Passeio Público é um oásis de tranquilidade no centro de Fortaleza

A apenas 2 quarteirões do Mercado Público ou 4 minutos de caminhada você chega ao Passeio Público. O local também conhecido como Praça dos Mártires é um oásis de tranquilidade em meio ao tumultuado centro.

A praça não possui muito o que ver, mas é um dos locais mais agradáveis do centro.

Cadeia Pública – Emcetur

pontos turisticos fortaleza
A Emcetur, fica onde antes era a antiga Cadeia Pública, onde as selas viraram lojas

Andando mais 2 quarteirões você chegará na antiga Cadeia Pública. O prédio inaugurado em 1866 funcionou como cadeia até 1967. O prédio que desde 1973 abriga o centro de Turismo de Fortaleza, EMCETUR, transformou suas celas em 105 lojas que vendem rendas, cordéis, moda praia, entre outros itens.

No segundo andar do prédio da cadeia há o Museu de Arte Popular, que atualmente passa por reforma.

Produtos têxteis

compras em fortaleza
Shopping popular onde são vendidas roupas a bons preços

O Ceará é um grande produtor de produtos têxteis. Há várias confecções no estado que produzem diversos tipos de roupas. As produções são vendidas para lojistas na Feira da Madrugada que acontece alguns dias da semana no centro. Para quem quer comprar no varejo há vários Shopping Populares ao redor do Mercado Central que vendem apenas roupas. Os preços são baixos, mas, no geral, as roupas são de qualidade inferior também.

Mesmo assim, achamos alguns itens interessantes e fizemos algumas compras.

Theatro José de Alencar

Um local que não poderia faltar na nossa lista sobre o que fazer em Fortaleza é o Theatro José de Alencar. Esse é a atração mais bonita e fotografada de Fortaleza.

Theatro José de Alencar
O Theatro José de Alencar possui bonito letreiro – Foto: Wikipédia

O teatro inaugurado em 1910 é interessante, uma mistura dos estilos neoclássicos e art nouveau. Para quem quiser conhecer um pouco mais desse ponto turístico de Fortaleza, há visitas guiadas em alguns horários do dia. As visitas precisam ser agendadas, para saber preços e horários acesse o site do teatro.

Vale a pena ressaltar que o teatro só funciona de terça a domingo. Segunda-feira ele está fechado. Nós fomos nesse dia porque era o único que tínhamos disponível, porém da parte de fora não é possível nem ver o bonito letreiro do teatro.

O Theatro José de Alencar está um pouco mais distante das demais atrações do centro de Fortaleza, ele fica a 1,3 km do Mercado Central e 17 minutos de caminhada. A região não é perigosa de andar durante o dia, durante a semana, mas é bem feia, cheia e tumultuada.

Museu do Ceará

Museu do Ceará
O Museu do Ceará foi o primeiro museu do estado – Foto: Wikipédia

O Museu do Ceará, inaugurado em 1933, foi o primeiro museu do estado. O local é dedicado a contar a história do Ceará e conta com mais 13.000 itens entre moedas, medalhas, quadros, armas, móveis, peças arqueológicas e artefatos indígenas.

O museu também conta com exposições temporárias e abre de terça a domingo.

Atualmente o museu encontra-se fechado devido a uma reforma que deve ser concluída em 2023.

Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é a atração mais interessante da região central de Fortaleza. O complexo cultural conta com cinemas, teatro, planetário, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Cultura Cearense, além de abrigar outras exposições temporárias. Ao redor do centro cultural você ainda encontra feirinha, bares e restaurantes. Por isso, no final do dia, na hora do happy hour, o local fica mais animado.

Também vale a pena acessar o site do centro e conferir a programação da semana.

Dragão do Mar
Centro Cultural Dragão do Mar – Foto: A. Duarte (CC BY-SA 2.0)

O charmoso centro cultural foi inaugurado em 1999 na antiga área portuária da Praia de Iracema como uma forma de revitalizar a região do bairro próximo ao centro. Entretanto, não é indicado ir andando da Praia de Iracema até o Dragão do Mar, pois você passará por uma região mais perigosa.

O centro cultural funciona de terça a domingo e fecha às segundas-feiras.

O que fazer em Fortaleza: PRAIA DO FUTURO

O principal local de Fortaleza para aproveitar o mar, relaxar na areia e ter um conforto de uma barraca é a Praia do Futuro. Com larga faixa de areia, a praia de 6 km de extensão é a melhor da cidade e tem as águas propícias para banho, diferente das praias centrais como Iracema e Mucuripe que costumam ser poluídas.

O bairro onde está a praia é uma região, relativamente, nova da cidade, sua ocupação e desenvolvimento começou na segunda metade do século XX. Nessa época era considerado um “bairro do futuro”, por isso o nome.

praia do futuro fortaleza
Praia do Futuro é a principal praia da cidade – Foto: Wikipédia

Entretanto, a região não se desenvolveu como o esperado. Há vários lotes vagos e a região, como outras de Fortaleza, não é muita segura, por isso é bom evitar andar a pé pelo bairro ou pela orla. Quem visita a Praia do Futuro costuma ir direto a uma barraca de praia.

Barracas de praia

A maioria das barracas de praia de Fortaleza ficam nessa região. Há tanto as pequenas, quanto as grandes barracas, que são as mais famosas e possuem uma boa infraestrutura, com piscina infantil, cardápio variado, armários com chave, bons banheiros e até mesmo espaço para shows.

Entre as principais estão: Crocobeach, a maior de todas; Itapariká, com boa estrutura para crianças; Atlantidz, a mais bonita; Chico do Carangueiro, famoso pelos carangueiros; Órbita Blue, mais jovem.

Barraca de praia Atlantidz

praia fortaleza
A barraca Atlantidz chama atenção por sua decoração

A barraca de praia que escolhi visitar foi a Atlantidz. Ela é uma das grandes barracas e possui uma boa estrutura que atende tanto adultos quanto famílias. Ela conta com duas piscinas: uma adulta e uma infantil (pago para usar), mesas cobertas e descobertas na praia (areia) e internas, e bons banheiros. O que mais me chamou atenção é que há até berço que podem ser usados por famílias que estejam com crianças pequenas. Nós mesmo usamos esse item, uma praticidade muito grande para quem viaja com bebês.

praias fortaleza
A barraca de praia Atlantidz possui berço para os clientes

Durante a semana essa e as demais barracas da praia do futuro costumam ficar mais vazias, sendo que nos finais de semana e feriados que costumam encher. Por isso, são nestas datas que há música ao vivo e programação infantil.

Com relação à gastronomia, a barraca possui um cardápio bem completo, com diferentes tipos de bebidas e pratos com peixes, frutos-do-mar e carnes. O que nós mais gostamos foi as Patinhas de Caranguejo, um prato tradicional no Ceará, que estava uma delícia!

Hospedar na Praia do Futuro vale a pena?

Os bairros mais procurados para se hospedar são Iracema, Meireles e Mucuripe. Essa é região mais segura de Fortaleza, onde estão a maioria dos hotéis e grande variedade de restaurantes e bares.

Entretanto, a Praia do Futuro pode ser uma boa opção para quem quer ficar próximo da melhor praia de Fortaleza. A maioria dos hotéis fica de frente para o mar ou a apenas um quarteirão (quadra), por isso, é possível ir andando para a praia.

Alguns dos hotéis mais famosos da cidade ficam nessa região, como o Crocobeach Hotel que pertence à barraca de mesmo nome, uma das mais famosas da cidade e dá direito a entrada gratuita à barraca. O Gran Mareiro Hotel, um hotel mais novo com uma grande piscina. E o Vila Galé Fortaleza, que apesar do bom atendimento da rede, é um hotel mais antigo e não possui uma infraestrutura de lazer completa como o Vila Galé Cumbuco.

Já entre as opções econômicas, se destacam dois hotéis que ficam a um minuto de caminhada da praia, o Golden Beach Hotel, um hotel maior com uma boa piscina no final da Praia do Futuro e o VOA Marbello Ariau Hotel, um hotelzinho menor, mas que também possui piscina.

Passeios próximos a Fortaleza

Quando se fala no que fazer em Fortaleza, não podemos esquecer das atrações turísticas próximas à capital cearense. Há desde atrações que ficam a poucos quilômetros, como o Beach Park, quanto destinos mais distantes como Canoa Quebrada.

As duas principais formas de conhecer os pontos turísticos ao redor de Fortaleza é alugando um carro ou em excursões. O carro costuma ser a melhor opção para quem busca autonomia na escolha dos locais a serem visitados e o tempo gasto. Também é a opção mais barata para grupos de 3 ou 4 nos deslocamentos mais distantes. Para quem pretende alugar carro, a melhor opção é na RentCars, uma plataforma segura que reúne as principais locadoras, com os melhores preços e possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.

Já a excursão é a forma mais cômoda, principalmente, nas excursões que incluem passeio de bugre ou explicação de guia. Além disso, elas possuem ótimos valores.

Já carros de aplicativos como Uber não são muito indicados, já que é fácil para conseguir um carro na ida, mas difícil para voltar. Por exemplo, na saída do Beach Park próximo ao horário que o parque fecha, é quase impossível conseguir um carro.

Beach Park

beach park
Beach Park é o maior parque aquático da América Latina – Foto: divulgação

Não podemos falar sobre o que fazer em Fortaleza sem citar o Beach Park. O maior parque aquático da América Latina possui 20 mil metros quadrados, várias piscinas e brinquedos aquáticos que juntos possuem 7,7 milhões de litros de água.

Há atrações para todas as idades e gostos, desde piscinas com brinquedos infantis para crianças pequenas até opções radicais como o Insano, um toboágua de 41 metros de altura em que a velocidade de queda atinge 105 km/h.

Como o parque é grande e o horário de funcionamento é curto, das 11h às 17h, muitos turistas optam por visitar mais de um dia. O parque vende passes de entrada de 1 a 7 dias.

O parque está localizado em Porto das Dunas, na cidade vizinha de Aquiraz, a apenas 25 km do centro de Fortaleza. Para quem não está de carro, a melhor opção é ir de transfer (van ou ônibus) que te busca no hotel, pois é muito difícil conseguir um Uber na saída e os táxis são caros.

Apesar dele estar próximo da capital cearense, para quem pretende visitar o Beach Park mais de um dia é interessante se hospedar em Porto das Dunas. Nós nos hospedamos alguns dias no Porto das Dunas Praia Hotel, um dos melhores da região e gostamos muito, leia nosso relato aqui. Mas, há também outras opções como Hotel Santuário das Águias que possui um bom custo-benefício e o Pousada Italia Beach, uma boa opção econômica.

Águas Belas

aguas belas ceara
Rio que encontra com o mar em Águas Belas

Outro destino interessante para visitar é Águas Belas, uma praia onde há o encontro do rio com o mar, além de piscinas naturais, que dependem do nível da maré. O local não tem muito o que fazer, mas é bonito e agradável.

A excursão a Águas Belas inclui apenas o transporte e você fica em uma das barracas da praia. De lá dá para ir andando até o rio. Você também pode contratar um passeio de buggy ou passeio de barco pelo rio.

A praia de Águas Belas está a 65 km do centro de Fortaleza, no litoral leste, entre Porto das Dunas (Beach Park) e Canoa Quebrada.

Canoa Quebrada

canoa quebrada ceará
Canoa Quebrada é um dos destinos mais famosos do Ceará

O destino mais famoso no litoral leste do Ceará é Canoa Quebrada. A charmosa vila fica a 165 km de Fortaleza e é um destino interessante que merece uma ou mais pernoites para conhecê-la e aproveitá-la melhor.

Entretanto, a excursão mais interessante que parte de Fortaleza é a que visita 3 praias: Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. Nós fizemos essa excursão e gostamos muito!

Morro Branco, a primeira parada, é a parte mais bonita. No local há o Monumento Nacional das Falésias, um lindo cenário onde é possível ver um labirinto de falésias de diferentes tonalidades.

falésias morro branco
Monumento Nacional das Falésias em Morro Branco

Já na Praia das Fontes, onde as atrações são visitadas de buggy, há a Gruta da Mãe d’Água, que fica no meio das falésias e possui uma fonte de água. Próximo à praia há algumas lagoas, com redes na água, como em Jericoacoara e ambulantes vendendo comidas e bebidas, o local é muito agradável.

A última parte da excursão é a visita à Canoa Quebrada. Essa é, na realidade, a parte menos interessante. Pois, em Canoa Quebrada a excursão vai a uma das grandes barracas de praia para almoçar. Quem quiser pode pegar um passeio de buggy ou ir caminhando (cerca de 2 km) para conhecer a lua e estrela grafadas nas falésias, símbolos da cidade. Entretanto, não dá tempo de conhecer a vila.

Uma dica é fazer esse passeio e ficar em Canoa Quebrada para dormir uma ou duas noites por lá. Nós fizemos esse roteiro e foi ótimo! Levamos nossas malas no micro-ônibus e antes de seguir para a barraca de praia, ficamos na Broadway, rua mais turística da cidade, onde estava a Pousada Latitude, onde hospedamos.

Cumbuco

praia cumbuco
Praia de Cumbuco – Foto: Otávio Nogueira (CC BY)

Já no litoral oeste do estado, também há locais interessantes. Um dos mais visitados é Cumbuco. Por estar a apenas 28 km do centro de Fortaleza, é uma das praias mais visitadas.

O local ficou conhecido devido aos seus ventos fortes e mar calmo que tornam o lugar um dos melhores do Brasil para a prática de kitesurf e windsurf. Hoje a vila é estruturada com boas barradas de praia e restaurantes. Quem decidi passar o dia na praia pode ir de carro ou pegar uma excursão apenas com o transporte e lá decidir se quer fazer passeio de balsa, passeio de buggy nas dunas ou andar de jangada.

Entretanto, Cumbuco também se transformou em um bom destino para se hospedar. Para quem busca tranquilidade essa é uma ótima opção. No local surgiram ótimos hotéis como boa estrutura de lazer como o Vila Galé Cumbuco e o Carmel Cumbuco Resort.

O local também possui opções com valores mais acessíveis como a Pousada Beleza das Ondas e a Pousada Kite Da Mary.

Lagoinha

Praia de Lagoinha ceara
Praia da Lagoinha – Foto: Otávio Nogueira (CC BY)

Outro destino bonito na costa oeste é a Praia de Lagoinha. O nome é devido às várias lagoas de água doce que existem na região. No local é possível fazer passeio de buggy e alugar quadriculo.

Como essa praia é um pouco mais distante, 110 km do centro de Fortaleza ou 2h15 de ônibus ela é menos visitada. Entretanto, também há excursão para lá.

Jericoacoara, excursão não vale a pena

pedra furada Jericoacoara
Pedra Furada em Jericoacoara – Foto: Wikipédia

Jericoacoara é, sem dúvida, um dos locais mais interessantes do Ceará. Suas praias e lagoas fazem muito sucesso entre turistas. Entretanto, não vale a pena fazer uma excursão do tipo bate e volta.

A famosa vila fica a 300 km de distância de Fortaleza. O trajeto em ônibus leva cerca de 5 a 6 horas. Por isso, uma excursão de um dia a Jericoacoara é muito cansativa, já que você ficará de 10 a 12 horas dentro do ônibus. Por isso, é preferível visitar com mais tempo, dormindo uma ou mais noites na vila. Nesse caso, você pode ir de carro, ônibus de rodoviária ou um transfer que te busca no hotel.

Quanto custa viajar para Fortaleza?

Agora que você já sabe o que fazer em Fortaleza, vale a pena descobrir quanto custa viajar para esse destino. A capital cearense não é um destino caro, é possível encontrar hospedagem, alimentação e passeis a preços econômicos. Entretanto, também há algumas atividades mais caras. Por exemplo, as principais barracas de praia da cidade ficam na Praia do Futuro e seus cardápios possuem preços altos. O Beach Park é outro item mais caro, o ingresso de um dia custa em torno de R$250 (abril/2022).

Por isso, é possível fazer uma viagem econômico para Fortaleza, gastando em média R$200 com hospedagem, alimentação e lazer. Entretanto, para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer, você gastará mais.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, para a alta temporada (dezembro de 2021 e janeiro de 2022) Fortaleza esperava receber 500 mil turistas que teriam um gasto médio diário de R$ 613,45, com uma permanência média de cinco dias.

Vale lembrar que a alta temporada é a época mais cara do ano, para quem viaja em outros períodos, há uma grande economia em relação à hospedagem. Dependendo do mês que você viajar, pode haver uma redução de 30% em relação à hospedagem na alta temporada. Para saber preços de hotéis em Fortaleza em várias épocas do ano acesse aqui.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui