Quando se pergunta o que fazer em Capitólio, a maioria das pessoas não imagina a quantidade de atrações que a cidade possui. Capitólio é um dos destinos turísticos de Minas Gerais que mais se desenvolveu na última década, diferente das cidades históricas mineiras que já são conhecidas há bastante tempo. Os destinos de natureza começaram a ganhar repercussão nacional a pouco tempo. Capitólio foi a cidade que mais soube aproveitar o lago de Furnas para desenvolver seu turismo. Entretanto, a cidade possui muito mais a oferecer.
Capitólio é um município extenso, porém pouco habitado. A cidade possui cerca de 8.000 habitantes. Porém, na alta temporada (de novembro a fevereiro) chega a receber dezenas de milhares de turistas. Um exemplo é Escarpas do Lago: o condomínio de luxo possui cerca de 1.300 casas, mas menos de 30 habitadas, já que o local funciona como destino de veraneio.
Onde fica Capitólio?
Capitólio fica no sudoeste de Minas Gerais, próximo ao estado de São Paulo. A localização do município é privilegiada, pois além de ser banhado pela Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, a cidade também fica ao lado da Serra da Canastra, um importante paraíso natural onde nasce o rio São Francisco e o mais famoso polo produtor de queijo em Minas Gerais.
Como chegar em Capitólio?
Uma das principais limitações da cidade é, justamente, o acesso. Capitólio não possui aeroporto, sendo que o mais próximo é o Aeroporto de Ribeirão Preto/ SP, que está a 238 km de distância. Contudo, esse aeroporto é limitado na oferta de voos.
Por isso, muitos turistas, que vem de longe, preferem chegar pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (317 km) ou pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (374 km).
A MG-050 é a principal rodovia que leva à região. Ela é de boa qualidade, conta com pedágios, mas não é duplicada. Em muitos trechos de subida a pista é dupla, mas ela pode ficar com grande fluxo de veículos em feriados e períodos de alta temporada.
Carro, principal meio de transporte
A maioria dos turistas que visita Capitólio está de carro. Não apenas pelo fato da cidade estar longe de aeroportos, mas sobretudo porque as atrações turísticas são afastadas e a cidade não possui transporte público ou carros de aplicativo, tipo Uber, para transportar os turistas.
Como o acesso a várias cachoeiras é feito por estrada de terra, há quem prefira alugar um carro. Se esse for o seu caso, sugerimos fazer uma cotação na Rentcars, onde você encontrará a menor tarifa entre as principais locadoras de veículos. Uma dica fundamental para quem pretende viajar em feriados ou na alta temporada é reservar o veículo com antecedência, já que a medida que a disponibilidade de veículos diminui, os preços aumentam.
Veja a distância de Capitólio para algumas cidades:
Ribeirão Preto – 260 km
Belo Horizonte – 280 km
Campinas – 345 km
São Paulo – 435 km
Rio de Janeiro – 550 km
O que fazer em Capitólio
Agora que você já sabe o básico sobre essa cidade, vamos ao assunto principal: o que fazer em Capitólio.
Lago de Furnas, o Mar de Minas
Capitólio ganhou fama devido ao Lago de Furnas. Muita gente não sabe, mas esse é um lago artificial planejado na década de 1950 para abastecer a Usina Hidrelétrica de Furnas. O Lago da Represa de Furnas começou a encher em 1963, mas só ficou com sua capacidade completa em 1965. Visitar a usina hidrelétrica é uma das atrações do passeio de barco em Capitólio.
O Lago de Furnas, chamado carinhosamente de “Mar de Minas”, banha 34 municípios mineiros e possui quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara. A vista para o lago é o que dá charme para vários hotéis e atrações turísticas.
Passeio de barco
Quando se fala no que fazer em Capitólio, a primeira atividade que as pessoas lembram é do passeio de barco. Não é a toa, pois muitos turistas visitam Capitólio devido a esse passeio, que muita gente considera o mais interessante da cidade.
Entretanto, após o acidente de janeiro de 2022, quando uma rocha se desprendeu do canyon e caiu sobre dois barcos, o passeio passou a ter várias limitações impostas pela prefeitura. Atualmente, na entrada do canyon há um funcionário da prefeitura que verifica se todos a bordo estão com colete salva-vidas e capacete. Além disso, as embarcações não podem chegar muito próximo das pedras, inclusive não é permitido passar por baixo da cachoeira, que era uma atividade recorrente nos passeios de barco. O Vale dos Tucanos é outro local que, agora, só é permitido visitar parcialmente.
Por tudo isso, o passeio ficou mais limitado e muita gente já não considera essa a atividade mais interessante de Capitólio. Porém, ela continua sendo a atividade turística mais famosa e visitar Capitólio e não fazer o passeio de barco é perder o que tem de mais procurado na região.
Tipos de passeio de barco
Apesar de existir dezenas de empresas que realizam essa atividade, elas oferecem, basicamente, os mesmos tipos de passeios de barco: de 3 e de 7 horas. Podem ocorrer algumas variações, porém os principais locais a serem visitados são os mesmos.
No passeio de 3 horas visita: Cachoeira Lagoa Azul e bar flutuante; Canyon; Cascatinha (fechada atualmente) e Vale dos Tucanos. Já no passeio de 7 horas visita todas essas atrações e mais a Cachoeira do Sabiá, além de ter uma parada para o almoço.
Vale dizer que no inverno e nos meses mais frios de outono e primavera, a temperatura pode não estar quente o suficiente para entrar na água. Porém, os locais visitados ficam mais vazios; já no verão, especialmente em janeiro, os locais visitados ficam bastante cheios.
Os passeios de barco em Capitólio podem ser privados ou compartilhados (em grupo). Nós fizemos o passeio compartilhado de 3 horas pela empresa FMS, entretanto como era baixa temporada só havia nossa família no barco.
Parque Mirante dos Canyons
O segundo local mais visitado de Capitólio é o Parque Mirante dos Canyons, um parque aberto em 2019 que possui vários mirantes para os canyons da cidade. No local ainda há uma tirolesa de 600 metros de comprimento e 100 metros de altura que passa sobre os canyons e uma ponte pênsil de madeira. Outro local bem bonito, pelo menos nas fotos, são as piscinas naturais. Como elas dependem do fluxo de água de um riacho, o local fica bonito no período de cheia (novembro a março), já que no período de seca parte das piscinas ficam vazias. Além disso, é bastante frio para nadar no inverno.
Dentre os pontos turísticos de Capitólio, nenhum é tão fotografado quanto o principal mirante desse parque. A foto mais icônica da cidade é feita desse mirante e com certeza você já a viu no Instagram. Entretanto, o que eu não sabia e que você, provavelmente, também não, é que para a foto ficar boa, é necessário fotografar em um determinado horário. Para o lago ficar azul, você precisa fotografar em um horário em que o sol está batendo sobre o lago, ou seja, em um dia de tempo limpo, entre 9 ou 10h até 13 ou 14h. Porém, vale dizer que na alta temporada há filas para fotografar nesse mirante. Aos finais de semana o tempo de espera pode levar mais de uma hora.
Para evitar as filas, é aconselhável visitar o parque de manhã, já que a maioria dos turistas faz o passeio de barco de manhã e visita o parque, para ver os canyons de outro ângulo, à tarde.
Outra dica é o repelente, pois segundo os funcionários do parque, os pernilongos aparecem a partir das 15h e não dão sossego aos visitantes. Nós mesmo fomos picados várias vezes.
Tirolesa Sossegada
Outra atração que não poderia ficar de fora da nossa lista sobre o que fazer em Capitólio é a Tirolesa Sossegada. Inaugurada em 2021, essa é a maior tirolesa de Minas Gerais, com 1 km de extensão. A descida dura entre 1 minuto e 1min30s, dependendo do peso da pessoa.
Eu desci na tirolesa e gostei bastante! Entretanto, essa é uma atividade para quem gosta de aventura; principalmente, porque a tirolesa já sai de um local que é alto, então quem tem medo de altura pode não conseguir.
Por outro lado, essa atividade pode ser feita por pessoas de todas as idades, desde crianças que já possuem peso e estatura mínimas até idosos. Quando fui, o seu Nilton de 88 anos desceu antes de mim e gostou muito, veja a foto abaixo.
Além da tirolesa, no local você ainda encontra três cachoeiras: Duas Quedas, Siriema e Sossegada. Elas são pequenas em comparação a outras da região, mas, como o acesso é fácil em duas delas, o local recebe bastante idosos.
Cachoeiras de Capitólio
Um dos destaques da região de Capitólio são as cachoeiras. Há vários tipos de cachoeiras, algumas que o acesso é um pouco mais difícil, precisa andar um pouco mais e outras que são mais fáceis de chegar. Entretanto, elas sempre ficam em regiões com área preservada e muita mata ao redor, o que deixa os locais ainda mais bonitos.
As cachoeiras cobram cerca de R$40 para entrar (2022) para você ficar quantas horas quiser. Algumas possuem um pouco mais de estrutura que outras, mas, no geral, costumam ter banheiros e restaurante.
Para quem não está acostumado a visitar cachoeiras, você precisa saber que a água é bem fria, por isso se o tempo não estiver quente, não dá vontade de entrar na água.
Na maioria das vezes as cachoeiras ficam um pouco mais distantes da cidade e muitas vezes o trajeto passa por estrada de terra.
Cachoeira da Capivara e Pedra Ancorada
Uma das cachoeiras mais fáceis de acessar de carro é a Capivara e Pedra Ancorada, que fica próxima a rodovia MG050, a 33 km do centro de Capitólio e 35 minutos de carro.
No local você encontrará duas cachoeiras, sendo que a Cachoeira da Capivara é a maior delas, com 16 metros de altura e um poço amplo e bom para quem gosta de nadar. Para chegar até o local você precisa andar por uma trilha de 900 metros de dificuldade média.
Já a Cachoeira da Pedra Ancorada está a 200 metros da entrada e em sua parte superior há uma piscina e alguns ofurôs naturais, além de uma pedra que dá nome ao local. Devido às características e facilidade de acesso, essa que é a parte frequentada por crianças.
No local há restaurante, banheiros e uma loja de conveniência. Para saber mais informações acesse o site da Cachoeira da Capivara.
Cachoeira do Lobo
A Cachoeira do Lobo possui 20 metros de altura e é uma das que possui mais volume de água. Para chegar até o local são 350 metros de caminhada ao lado do rio, em um percurso de dificuldade baixa já que há corrimão, passarela e ranhura nas pedras para ajudar a subir.
O local possui uma boa infraestrutura com restaurante, piscina, vestiário, parquinho para crianças, quiosque para churrasco e cozinha comunitária. Devido a infraestrutura, o principal o público são famílias. No local também funciona uma pousada e um camping.
A Cachoeira do Lobo fica na cidade vizinha de Guapé a 16 km do centro de Capitólio e cerca de 30 minutos de carro, devido à estrada de terra.
Muito próximo à Cachoeira do Lobo há outras duas cachoeiras, porém em outras propriedades.
Paraíso Perdido
Uma opção muito bonita, porém um pouco mais longe é o Paraíso Perdido. A propriedade possui várias cachoeiras, cascatas, piscinas naturais e até canyons. O destaque são as piscinas naturais, de diferentes cores.
O local também conta com restaurante, vestiário e área de camping.
O Paraíso Perdido fica na Serra da Canastra, a 43 km do centro de Capitólio e 50 minutos de carro.
Trilha do Sol
Uma outra opção para quem gosta de contato com a natureza e possui um bom preparo físico é a Trilha do Sol. Localizada dentro de um parque privado, a trilha passa por pequenos canyons e algumas cachoeiras como Grito, Poço Molhado e no Limite.
Os 4 km de trilhas são bem sinalizados, porém de nível moderado já que o terreno é acidentado com descidas, subidas e escadas íngremes. Além disso, 80 metros da trilha passam pelo Poço Molhado, um local com 40 cm de nível d’água.
A Trilha do Sol conta com vestiários e restaurante. Está localizada a 23 km de Capitólio e 27 minutos de carro.
Letreiro de Capitólio MG
Voltando à cidade de Capitólio, um local muito fotografado é o letreiro. Ele fica no centro, em um local em frente ao lago. Porém, como a região não é bem iluminada à noite, o melhor é fotografar de dia.
Gastronomia
Quando se fala no que fazer em Capitólio, não podemos deixar de falar da gastronomia. A região onde está o lago de Furnas é um dos maiores produtores de tilápia do Brasil. Por isso, o peixe acabou virando a comida mais típica da região.
Na maioria dos restaurantes que você visitar, haverá pelo menos um prato com tilápia. Um dos restaurantes em que o peixe é o carro-chefe é o Porto do Turvo. Ele serve tilápia e traíra desossados em porções que acompanham arroz, tropeiro e fritas.
Contudo, o que mais chama atenção é que esse é um restaurante flutuante. Ele fica sobre o lago de furnas e conta com brinquedos infláveis infantis, também sob o lago.
Cachaçarias
Minas Gerais é famosa pela produção de cachaça e Capitólio possui dois alambiques centenários. As cachaças Sossegada e Rodriguinha são de produção familiar, ambas são abertas a visitação, onde você pode provar os produtos que são armazenados em tonéis de madeira.
Onde ficar em Capitólio Minas Gerais?
A cidade mineira possui uma grande variedade de hotéis, veja algumas opções indicadas:
Hotéis mais confortáveis – $$$
Hotéis custo-benefício – $$
Hotéis baratos – $
Nossa viagem à Capitólio ocorreu em julho de 2022 a convite da Capitólio em Movimento. As atrações turísticas visitadas foram ofertadas por eles.
Que bom que gostou do nosso texto Tahlita.
Muito bom e completo. Obrigada.