Você sabe o que é hostel? Esse termo pode soar estranha para muita gente. Hostel é uma palavra que vem da língua inglesa e se você traduzi-la para o português encontrará a palavra “albergue”.
Albergue também é utilizada para denominar hospedagens gratuitas que são oferecidas por prefeituras e entidades sociais para moradores de rua. Apesar de também possuir quartos compartilhados, são locais totalmente diferentes.
Por isso, em português é mais comum você encontrar a denominação “albergue da juventude”. Entretanto, para evitar má entendimento, mesmo no Brasil, o mais comum é utilizar a palavra hostel!
O que é hostel?
Se você não sabe o que é hotel, podemos dizer que é um tipo de acomodação de baixo custo em relação aos meios de acomodações tradicionais, onde há maior convívio social e predominantemente jovens.
Ou seja, hostel é um lugar onde a hospedagem é mais barata que um hotel ou pousada; com maior socialização entre hóspedes e frequentado, sobretudo, por jovens.
Hospedagem barata
A principal característica que popularizaram os hostels é o valor da hospedagem. Ela é mais barata devido aos quartos compartilhados. Esses quartos são dormitórios que possuem várias camas, por isso seu custo é baixo. É comum encontrar quartos compartilhados com 4 a 12 camas, embora existam hostels com quartos para 16, 20 até 24 pessoas.
A lógica é simples, quanto mais pessoas nos quartos, mais baratas as diárias. Os dormitórios podem ser masculinos, femininos ou mistos e podem ter armários individuais para você guardar seus pertences.
Mas, os hostels também oferecem quartos privados para até quatro pessoas. Inclusive, o quarto privado para quatro pessoas pode sair mais barato que quatro camas nos dormitórios.
Entretanto, os quartos para duas pessoas, nos melhores hostels, são mais caros do que em uma pousada ou hotel do mesmo nível. Isso ocorre porque várias pessoas pagam mais para se hospedar em um hostel devido às facilidades e socialização que eles possuem.
Hostel, ambiente de socialização
Como há várias pessoas dividindo o quarto, fica mais fácil a socialização entre os hóspedes. Mas, esse não é o único aspecto, hostels têm áreas sociais que são propícias ao convívio. Alguns hostels têm até atividades sociais como jogos, karaokê e noite de cinema para os hóspedes interagirem.
Além disso, quem tem costume de se hospedar em hostel, gosta de conhecer, conversar e fazer novos amigos. Principalmente, para pessoas que viajam sozinhas, o hostel é uma ótima opção para conhecer pessoas e encontrar companhia para fazer passeios. Há pessoas que viajam e pagam um pouco mais para ficar em quartos privados em hostels, por causa de todo esse ambiente.
E é claro, para quem tem orçamento apertado ou viaja sozinho, o hostel é uma opção mais barata, pois quartos individuais são mais caros.
Como funciona um hostel: facilidades e instalações
Outro diferencial do hostel em relação ao hotel são as facilidades. No hostel, normalmente, há cozinha que os hóspedes podem utilizar. Então, caso queira economizar ou tenha restrições alimentares, você pode preparar a sua própria comida. Mas, não esqueça de que você terá que lavar a louça que sujou!
Hostel também podem ter lavanderia, bar, depósito de bagagem, computadores para acesso à internet, empréstimos de livros, jogos de tabuleiro, etc.
Outro diferencial importante é que os recepcionistas são, normalmente, mais dispostos a ajudar, dando boas informações turísticas e de meios de transporte e além disso, são pessoas que falam inglês. Pousadinhas ou hotéis mais baratos, em vários países, não possuem recepcionistas que falam bem inglês, em vários casos não falam nada.
Por tudo isso, o hostel é um tipo de hospedagem que está crescendo. E há hostels de vários níveis e preços; alguns com muito conforto e facilidades, mais caros que muitos hotéis. Outros mais simples que só tem o quarto e nada mais.
Hospedagem de mochileiro
Os hostels, ou hostals, como são chamados em espanhol, são muito procurados por um tipo de viajante: os mochileiros. Quem viaja com mochila nas costas costuma se hospedar em hostels.
No Brasil, ainda não é muito comum viajar de “mochilão”, entretanto em outros locais do globo, como Europa ou Sudeste Asiático, há bastante mochileiros. Em Bangkok, na Tailândia, por exemplo, existe até uma rua conhecida como rua dos mochileiros.
Para quem pretende viajar de mochilão, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher a mochila. Para ajudar nessa tarefa fizemos um texto com todas as dicas na hora de escolher uma mochila de viagem.
Desvantagens do hostel
Hospedar em hostel também pode proporcionar alguns desconfortos. A principal queixa são os quartos compartilhados, que pode haver barulho ou alguém pode acender as luzes de madrugada. Entretanto, os melhores hostels possuem luzes individuais em cada cama e curtinha para dar mais privacidade.
E falando de privacidade, esse é outro ponto negativo. Não apenas nos quartos, mas também nos banheiros. Muitos banheiros são coletivos, tipo de clube, onde há várias chuveiros e várias privadas.
Outra reclamação é limpeza, nem todo hostel é bem limpo. Por isso, é importante olhar a avaliação antes de reservar. Tanto o Booking quanto o Hostel World possuem uma nota geral de cada estabelecimento e uma apenas para a limpeza. Vale a pena observar antes de reservar.
O barulho também pode ser um problema, mesmo se você estiver em um quarto privado. Os hotels que possuem bares dentro do estabelecimento possuem uma quantidade de barulho maior que pode atrapalhar alguns hóspedes. Se você está indo com intuito de curtir a noite, isso não será um problema.
Entretanto, se quiser descansar depois de um dia cansativo, é melhor escolher um hostel sem bar. Nos comentários das avaliações no Booking ou Hostel World, as pessoas sempre falam se houver barulho, por isso é bom ler os comentários.
Hostels durante a pandemia de coronavírus (covid19)
Durante a pandemia de coronavírus (covid19), uma característica admirada dos hostels virou um problema. Os espaços compartilhados (quartos, banheiros e cozinha) e as áreas de convivência se tornaram uma preocupação, devido ao maior risco de contágio. Com isso, vários viajantes evitaram esse tipo de hospedagem e alguns chegaram a fechar.
Entretanto, com o controle da pandemia, os hotels voltaram a ser a escolha preferida de vários viajantes.
Reservar ou não o hostel?
Primeiramente, vale a pena reservar. Nas primeiras vezes que utilizei hostel eu não reservava, chega na cidade e procurava a hospedagem. Essa questão de reservar ou não a hospedagem é complexa, temos até um texto sobre isso.
Por um lado eu pagava menos escolhendo a acomodação na hora. Muitas propriedades permitiam uma negociação no valor, o que gerava um desconto na hospedagem. Por outro lado perdíamos muito tempo na procura de um quarto, algumas opções de hospedagens eram caras e outras estavam cheias.
Outro fator fundamental, é que não tínhamos muito base de comparação, e algumas vezes escolher hostels com péssima relação custo-benefício.
Onde reservar o hostel?
No começo da minha vida mochileira, eu reservava através do site Hostel World, que é um site que tem apenas hostels. Entretanto, hoje em dia reservo pelo Booking, porque considero um site melhor para pesquisar vários tipos de propriedades e comparar as opções. Veja abaixo as características de cada site.
Vantagens do Booking
O Booking é a maior plataforma de reservas de hospedagens do mundo, por isso, ele costuma ter mais variedades. Um dos diferencias desse portal são as opções de buscas. Há uma barra à esquerda em que você pode refinar a pesquisa.
Um dos filtros é o “tipo de propriedade”, onde é possível escolher: hotel, albergue (hostel), camping, apartamento, casa de temporada, etc. Também é possível escolher as facilidades como piscina, cozinha, depósito de bagagens, etc. E você ainda pode escolher uma localização, como um bairro da cidade.
Outro recurso interessante é poder ver a localização em um mapa, funcionalidade que não há no Hostel World. Outra vantagem é o sistema de cancelamento mais fácil de ser usado e a possibilidade de pagar antecipado em Reais em algumas acomodações no exterior, o que evita o IOF do cartão de crédito.
Vantagens do Hostel World
O que há de melhor na plataforma do Hostel World são os comentários e a avaliação! Os comentários no Hostel World são feitos, normalmente, por que tem costume de se hospedar em hostels. Por isso, as avaliações são mais úteis.
Além disso, o critério de avaliação dos hóspedes é melhor dividido. Há dois itens no Hostel World (segurança e diversão), que não há no Booking e são itens bem pertinentes a um hostel.
Para quem prefere se hospedar em hostel, o Hostel World permite ter informações mais pertinentes, o que poupa tempo e ajuda na escolha da hospedagem.
Reserve através de um link de blog
Quando for reservar uma hospedagem, seja através do Booking ou Hostel World reserve pelo nosso blog ou por algum outro que você goste. Para você será o mesmo valor que entrando direto no site de reservas e o blog recebe uma comissão que ajuda a manter o site e realizar novos projetos.
Outras dicas sobre hostels
Se for se hospedar em um hostel siga essas dicas:
- Se for ficar em um dormitório, veja se o hostel tem armários individuais. Eu já fiquei várias vezes em hostels que não possuíam isso; nunca me roubaram nada, mas é mais seguro colocar seus pertences no armário e trancá-lo. Principalmente, se tiver objetos de valor, como computador, tablet, máquina fotográfica, etc.
- Leve cadeado! Os armários individuais têm trinco e cada hóspede deve levar o seu cadeado. É bom levar até mais de um cadeado. Alguns hostels possuem tomadas para carregamentos de equipamentos eletrônicos individuais que podem ser trancados.
- Leia os comentários de quem já se hospedou, para saber as características daquele hostel, se ele é barulhento, sujo ou bem localizado, por exemplo.
- Prefira hostels com café da manhã. Eles podem ser um pouco mais caros, mas é um custo-benefício que vale a pena. Principalmente, se tiver pouco tempo disponível naquela cidade.
- Se for viajar para cidades caras, prefira ficar em hostel com cozinha, pois comprando no supermercado comida congelada, semipronta ou mesmo in natura, te fará economizar bastante.
Outras dicas para quem já sabe o que é um hostel e como funciona
Agora que você já sabe o que é um hostel e como funciona, veja nossas outras dicas de viagem. Você pode começar com nosso texto sobre como planejar e fazer um roteiro de viagem. O planejamento é essencial para aproveitar ao máximo o destino e gastar menos.
Uma outra questão muito importante, é decidir se vai viajar de mochila ou mala. Quem se hospeda em hostels, costuma viajar de mochila cargueira, o famoso mochilão. Ela lhe permite mais agilidade como ao utilizar o transporte público, entretanto também limita a quantidade de roupa que você pode levar.
Caso você planeje uma viagem a um destino muito frio, como os destinos que nevam, vale a pena conferir como se vestir no frio.
Imagem destacada: Hostel Dormitory – Foto de: Let99