Em 2015, se comemorou os 40 anos do final da Guerra do Vietnã. Na cidade vietnamita de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, há o War Remnants Museum, um museu de memórias dessa guerra. O museu é uma das típicas atrações turísticas da cidade e é bem interessante para se conhecer um pouco mais sobre esse conflito.
Leia também: Ho Chi Minh a cidade comunista que virou cosmopolita
Talvez a Guerra do Vietnã seja a guerra mais comentada da segunda metade do século XX. Ela se tornou emblemática devido à derrota dos Estados Unidos (EUA). Apesar de muito comentada, sempre há a curiosidade de conhecer mais sobre esse período.
O museu tem o objetivo de contar essa história. E como todos sabem, nenhuma história é isenta de parcialidade. O museu conta a história do ponto de vista dos vitoriosos, os vietnamitas. E essa que é a versão interessante de conhecer, pois a versão contada pelos EUA já é comumente conhecida através de filmes e programas de televisão.
O museu foi inaugurado em 1975, no antigo prédio do serviço de informação dos EUA. Inicialmente, seu nome era Museu dos Crimes de Guerra do Imperialismo Americano e Governo de Fantoche. Depois, o nome foi trocado para Museu dos Crimes de Guerra e só em 1990 o museu ganhou o nome atual.
Apesar do nome ter mudado, seu conteúdo não mudou muito. A principal sala do museu é dedicada a contar os horrores da guerra. O mais marcante é a parte que fala sobre o uso do “agente laranja”, uma toxina que foi utilizada pelas tropas americanas durante a guerra.
A toxina era usada para desfolhar as árvores, destruindo as florestas em que o “inimigo” se escondia. Porém, o “agente laranja” possui uma substância cancerígena que matou milhares de pessoas e causou mutações genéticas. As fotos das crianças que nasceram com problemas devido à toxina são bem fortes!
O museu também trata de outros aspectos da guerra. Há uma parte com notícias de jornais sobre o conflito e a crítica de vários líderes mundiais à presença dos EUA na guerra. Também é possível ver as armas e bombas utilizadas no conflito. Outra parte interessante são as fotografias do japonês Ishikawa Bunyo que fez a cobertura fotográfica da guerra.
O museu possui três andares, mas é no pátio externo que se encontra a parte mais fotografada! Nessa parte do museu ficam os veículos que foram utilizados pelos EUA; é possível ver aviões, helicópteros e tanques.
Apesar do museu dar destaque aos abusos cometidos pelos EUA na guerra, ele não possui um sentimento revanchista. O museu quer deixar a mensagem que é bom conhecer a guerra para valorizar a paz!
O museu fica em uma região interessante de se hospedar para saber mais dicas sobre bairros e hotéis leia Onde ficar em Ho Chi Minh, dicas de bairros e hotéis.
Horários de funcionamento
Aberto diariamente das 07:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 horas.
O museu fecha pontualmente às 17 horas. Quando dá o horário, eles apagam as luzes para todo mundo sair.
Para saber o preço do ingresso acesse o site oficial do museu.
Leia nossas outras matérias sobre a cidade de Ho Chi Minh:
– Ho Chi Minh a cidade comunista que virou cosmopolita
– O caótico e maluco trânsito da cidade de Ho Chi Minh
– Principais pontos turísticos de Ho Chi Minh
Foto de capa de: Brian Johnson & Dane Kantner