Gramado é um famoso destino de inverno no Brasil. Muitos turistas viajam com a intenção de ver neve em Gramado. O que pouca gente sabe é que nevar na serra gaúcha não é algo que acontece com frequência.
Neve em Gramado
Gramado e as demais cidades da serra gaúcha como Canela, possuem invernos rigorosos com temperaturas que podem se aproximar de 0°C. O turismo de inverno foi o que deu fama à Gramado e até hoje é o período que a cidade fica mais cheia ao lado do Natal Luz. Até por isso, vários hotéis em Gramado possuem lareira e o fondue é a comida mais típica da cidade.
Entretanto, apesar de o inverno ser intenso, não neva com frequência na cidade. A neve em Gramado cai um dia, ou no máximo dois por ano e há anos que não neva. Nos últimos 14 anos, de 2011 a 2024, apenas em 4 anos não nevou em Gramado (2014, 2015, 2022 e 2023).
Quando neva em Gramado?
Nos últimos 14 anos, a neve aconteceu quase sempre nos meses de julho ou agosto, as exceções foram os anos de 2011, 2012 e 2024 quando foi possível ver neve em Gramado em junho, setembro e maio, respectivamente. Veja abaixo o registro de quando nevou na cidade:
- 2024: 28 de maio
- 2023: NÃO NEVOU
- 2022: NÃO NEVOU
- 2021: 28 de julho
- 2020: 20 de agosto
- 2019: 6 de julho
- 2018: 10 de agosto
- 2017: 17 de julho
- 2016: 17 de julho e 21 de agosto
- 2015: NÃO NEVOU
- 2014: NÃO NEVOU
- 2013: 23 de julho
- 2012: 25 de setembro
- 2011: 26 de junho e 4 de agosto
Julho e agosto, os melhores meses para ver neve em Gramado
Pelo levantamento, é possível concluir que os meses de julho e agosto são os que mais nevam em Gramado. Entretanto, ver a neve não deve ser o foco primordial de uma viagem à Gramado, pois a probabilidade de nevar bem nos dias que você estiver na cidade é pequena.
Todavia, para quem pretende curtir o inverno na cidade e ainda quer tentar ver a neve em Gramado, é preferível viajar em julho ou agosto.
Um outro ponto que é bom você observar é que julho é mês de férias, por isso, a cidade fica mais cheia e cara. Veja nosso texto sobre quando viajar para Gramado para saber os períodos de alta e baixa temporada e o clima.
Parque de neve em Gramado
Mesmo para quem não tiver sorte de ver neve caindo do céu, é possível ver neve de outro jeito. O Snowland é um parque de neve em Gramado, ou seja, um local que você pode ver neve o ano inteiro!
O local que é todo fechado possui neve artificial e uma temperatura de -5°C. No Snowland você encontra pista de esqui, patinação no gelo e outras atividades. Para saber mais sobre o parque e valores de ingressos acesse o site oficial do parque.
Não custa lembrar que Gramado possui várias outras atrações turísticas interessantes, veja nosso guia de o que fazer em Gramado.
Hotéis para aproveitar o frio em Gramado
Agora que você já sabe quando neva em Gramado, está na hora de você se decidir sobre a hospedagem.
Se o objetivo da viagem a Gramado é aproveitar o frio, nada melhor do que escolher um hotel que lhe dê aconchego e conforto. Gramado conta com ótimas opções de hotéis de diferentes preços. Muitos deles contam com lareira, um item muito interessante para o inverno.
Um hotel com decoração clássica e confortável no centro da cidade é o Hotel Casa da Montanha. Já o Hotel Ritta Höppner é outro hotel tradicional da cidade, fica próximo ao centro e conta com piscina privativa em alguns quartos. Já o Hotel Sky é uma opção com ótimo custo-benefício.
O que muita gente não se atenta na hora de reservar o hotel em Gramado é a localização. Gramado é uma cidade pequena, entretanto para quem não estiver de carro e pretende percorrer a cidade a pé, vale a pena se hospedar no centro. Já os hotéis mais distante do centro possuem melhor custo-benefício e vários deles contam com vista.
Para conhecer as vantagens e desvantagens de se hospedar em cada região da cidade e conhecer os hotéis mais bem localizados, leia nosso texto sobre onde ficar em Gramado.
Já se a viagem é em casal, vale a pena conferir os hotéis mais românticos em Gramado. Nesse texto mostramos hotéis com banheira de hidromassagem, hospedagens mais privativas, como chalés e outras opções interessantes.
Que relato interessante Fernando, não sabíamos que já foi mais comum neve em Gramado.
Sabe que, quando eu era guri, nevava praticamente todo ano por lá? Na minha cidade a neve já havia ficado rara, mas em Gramado nevava toda hora.
Já estive em Gramado várias vezes e a cada vez que vou e sempre uma experiência incrível….amo esse lugar…