InícioFrançaParisMuseus que merecem uma visita guiada em Paris

Museus que merecem uma visita guiada em Paris

Paris é uma cidade cheia de museus e monumentos. Alguns deles, devido a sua história, seu acervo ou sua importância arquitetônica, merecem uma visita guiada para você entender melhor a importância daquela atração.

Muitas vezes, uma atração turística não chama nossa atenção pelo visual, apenas depois de saber da sua importância histórica e artística que passamos a dar valor aquele lugar. Além disso, saber de algumas histórias e curiosidades deixa a visita ainda mais interessante.

Para obter tal conhecimento você só tem duas opções: ou compra um guia de viagem muito bom ou faz uma visita guiada à atração turística. Ah, esqueci de falar, não basta só comprar o guia, precisa ler também! rsrs

Então, a opção mais prática e de menor esforço é uma visita guiada! Neste post vou falar quais são as atrações turísticas de Paris que mais fazem diferença você ter uma visita guiada.

Leia também: Os principais e mais importantes museus de Paris que não podem faltar no seu roteiro

Museus que merecem visita guiada em Paris

Palácio de Versalhes

visita guiada museus paris
Jardins do Palácio de Versalhes

Essa é minha atração favorita de Paris! O Palácio de Versalhes é magnífico! Desde que Luís XIV se mudou de Paris para lá, o palácio ganhou melhorias e histórias, até o último rei da França, Luís XVI, e sua famosa esposa Maria Antonieta terem sido presos e decapitados pela Revolução Francesa.

A visita guiada ao Palácio de Versalhes dura 75 minutos, é em inglês, espanhol ou francês e fala sobre a história do prédio, mobília e principais aposentos e quadros.

Uma outra opção é a visita com o áudio guia, em que você aperta o número do aposento/quadro e ele lhe conta a história daquele local/obra. A vantagem do áudio guia é que está em português. Existe também a visita com o áudio guia + transporte ida e volta de Paris, que sai mais caro do que indo de trem, mas vale a pena para quem quer comodidade. Há horários pela manhã e a tarde.

Outra vantagem dos tours guiados é que eles não precisam entrar na fila das atrações, pois há uma entrada específica.

Museu do Louvre

quais museus visitar em paris
Museu do Louvre

O Louvre (foto de capa) não é apenas o melhor museu da França, mas também um dos mais importantes do mundo! Ele recebe 8 milhões de visitantes por ano (dados 2017). O Louvre possui uma extensa e importante coleção; são esculturas greco-romanas, sarcófagos e artefatos egípcios, obras de arte renascentista, entre várias outras temáticas entre as 35 mil obras de seu acervo.

Você já deve ter escutado falar que é fácil ficar perdido lá dentro e é mesmo! São 60 mil metros quadrados, o que equivale a 30 Museus do Ipiranga de São Paulo. Por isso, o que não faltam são obras de arte para ver e com o tempo limitado, você acaba não vendo o que o museu tem de mais importante, por isso uma visita guiada é interessante no Louvre.

tour guiado em português no Louvre dura 2h 30min e percorre as principais salas do museu. Para quem está com pouco tempo na cidade-luz um tour noturno pode valer a pena, porém ele é só em inglês. Para quem quer mais atenção, existem guias privados para o Louvre em inglês e espanhol. Para quem está viajando com crianças, vale a pena o tour particular para famílias e crianças em português.

Caso não queira um guia, mas queira conhecer mais sobre o museu, pode pagar pelo áudio guia que está disponível também em português. Só não deixe para comprar o ingresso na hora, pois as filas são bem grandes. Veja aqui o preço do ingresso simples.

Catedral de Notre Dame

Igreja de Notre Dame

Esse texto foi escrito antes do infeliz incêndio que atingiu a Catedral de Notre Dame. O incêndio chocou o mundo inteiro. Apesar de ter destruído o telhado e vários objetos, a estrutura da igreja não foi atingida. Vou contar como era a visita a Notre Dame e como está agora.

A igreja em estilo gótico, que foi considerada grotesca quando concebida no século XII, era a atração mais visitada de Paris.

Existem dois fatores que contribuíram para a igreja ser tão visitada: primeiro ela é de uma beleza ímpar, segundo porque a entrada é gratuita. Isso é bom do ponto de vista financeiro, mas também significa filas, que podem ser bem extensas e demoradas, dependendo do dia e do horário.

A parte mais bonita da igreja são seus vitrais, mas são suas gárgulas que fazem mais sucesso entre os turistas. A igreja foi construída entre 1163 e 1245 e foi reformada em várias ocasiões, sendo que a versão atual de grande parte da decoração interna é do final do século XIX. Durante todo o período de construções e reformas da igreja, Paris se transformou e Notre Dame acompanhou essa transformação.

Antes do incêndio, o tour guiado a Notre Dame era muito procurado por turistas. O tour de uma hora era feito em inglês e espanhol. O único problema do tour é que ele não subia a torre onde estão as gárgulas, para isso era preciso reservar o tour guiado + torres. Uma dica que eu sempre dava é que vale muito a pena subir as torres da Notre Dame, porque é de lá que você vê as gárgulas.

Atualmente, a Notre Dame está fechada para reforma. Não é possível entrar na igreja, muito menos subir ao telhado para ver as gárgulas. Entretanto, a igreja pode ser vista de fora. Entretanto há um tour a pé ao redor de Notre Dame que entra na cripta da igreja.

Leia também: Como se deslocar em Paris: metrô, ônibus, Uber e táxi

Torre Eiffel

tours em museus de paris
Torre Eiffel – Foto: Gaellery (CC BY-NC-ND 2.0)

Para quem gosta de engenharia, uma visita guiada a torre mais famosa do mundo pode ser interessante. A Torre Eiffel é fruto de um concurso de design que o governo francês realizou para montar um monumento no Campo de Marte, devido a Exposição Universal que ocorreria em 1889. Quem ganhou o concurso foi Gustave Eiffel, que idealizou uma torre que levou seu nome.

Construída entre 1887 e 1889, a Torre Eiffel foi planejada para ficar em pé apenas por alguns anos. Quem vê a torre como símbolo de Paris hoje em dia, não imagina que sua construção foi motivo de protestos e críticas de intelectuais da época, devido à “poluição visual” que causava.

Gustave Eiffel conseguiu manter a torre em pé por mais alguns anos, devido a sugestão do arquiteto que ela fosse usada militarmente como um antena militar. Com o passar dos anos, os parisienses foram gostando da torre e ela se tornou esse símbolo que é hoje.

A visita a Torre Eiffel é mais visual e de sensações do que explicativa. Porém, para quem quer conhecer mais as histórias de sua construção e as curiosidades vale a pena o tour guiado.

tour guiado até o topo dura 1h 30min e é em inglês. Aí vai uma dica: se for subir vale a pena ir até o 3° piso que é o topo da torre, pois é de lá que se tem a incrível vista de Paris.

Para quem quer ver a torre de um ângulo diferente, pode fazer o cruzeiro com áudio guia + subida ao 2° piso da torre. O áudio guia é em português e a excursão como um todo dura quatro horas.

Para saber mais sobre a torre mais famosa do mundo sugiro que leia: Torre Eiffel: guia completo com preços, dicas e recomendações.

Outras dicas de Paris

Agora que você já sabe sobre os museus que merecem uma visita guiada em Paris, veja outras dicas da cidade, como a obrigação de contratar um seguro viagem nas viagens à França.Outra questão importante é escolher bem onde se hospedar. Para entender como a cidade é dividida, o que são os arrondissements (regiões administrativas) e quais são as melhores regiões leia nosso texto sobre onde ficar em Paris.Para quem viaja de casal e busca uma experiência única, conheça os hotéis mais românticos de Paris.

Celular com internet

Uma dica importante para você não ficar perdido na cidade e encontrar com mais facilidade as atrações em Paris, é ter um celular com internet. Apesar de ser possível usar o roaming da operado de celular brasileira, essa é a opção mais cara, na maioria das vezes. Por isso, os turistas costumam optar por comprar um chip com internet.

Há duas formas de comprar o chip, a mais barata é ao chegar em Paris. As três principais operadoras francesas são: Orange (maior de todas), SFR, Bouygues Telecom e Free. Você precisará encontrar uma loja dessas operadoras, escolher o plano e ativar no celular.

Para quem prefere uma maneira mais fácil, você pode comprar um chip internacional e já chegar na França com internet no celular. Apesar dessa opção sair mais cara, ela é a mais prática. A America Chip e O Meu Chip são as duas empresas mais indicadas para chips na Europa.

O Abrace o Mundo possui um convênio com O Meu Chip, por isso temos um cupom de desconto, exclusivo, para nossos leitores. Utiliza o cupom ABRACEOMUNDO1 e ganhe 15% de desconto, veja os preços aqui.
Foto de capa do Museu do Louvre - Foto de: Grufnik (CC BY-NC-ND 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui