InícioBrasilMinas GeraisTurismo em Minas Gerais: belas paisagens e histórias

Turismo em Minas Gerais: belas paisagens e histórias

O turismo em Minas Gerais está intimamente ligado a paisagens montanhosas e cenários que recontam a história do país. E em um estado com dimensões continentais – maior do que a Espanha, para comparar – é possível afirmar que a variedade de lugares e experiências que Minas proporciona são únicas. O que significa que conhecer as águas termais no sul do estado e o triângulo mineiro, por exemplo, é tarefa para vários dias e um longo passeio.

Conhecida como a terra do pão de queijo, da simpatia e dos causos, o turismo em Minas Gerais está repleto de cidades históricas, vilarejos, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego. Nesse artigo, vamos desvendar alguns dos encantos que torna o estado de Minas um dos mais acolhedores para o turismo mundial.

Turismo em Minas Gerais

Segundo o anuário estatístico da Secretaria de Cultura de Minas, o estado recebeu em 2019 mais de 30 milhões de turistas, com destaque para o aumento de 20,8% de visitações em parques naturais do estado.

Para conhecer as principais atrativos do estado, fizemos um texto com as 21 principais cidades turísticas de Minas Gerais.

turismo em minas gerais
Pesquisa de demanda turística de MG 2017 – SETUR MG – Minas Gerais turismo

Minas Gerais: da extração mineral ao turismo histórico

Além disso, os destinos das cidades históricas como Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes são escolha certa para quem deseja aprofundar na construção histórica e riquezas do país. Isso porque a descoberta do estado pelos portugueses data do século 17 e nas principais cidades coloniais é possível conhecer monumentos e casarões dessa época.

A origem do nome vem das minas de ouro, comuns durante o ciclo de extração mineral, sob domínio da coroa portuguesa. 

Desde o início da colonização, contavam-se lendas sobre as possíveis riquezas do interior selvagem de Minas Gerais. Porém, apenas após as bandeiras paulistas adentrarem Vila Rica no final do século 17, que as riquezas puderam ser confirmadas.

E enquanto tudo isso acontecia, cidades inteiras com estruturas coloniais eram construídas, similares à arquitetura europeia da época.

Nos dias de hoje, criou-se em Minas Gerais, a maior rota turística do país, com 1630 km de extensão. Conhecida como Estrada Real, o trecho que tem sua maior parte dentro do estado, resgata as tradições e a identidade do povo mineiro.

Com várias cidades tombadas como patrimônio mundial, a história brasileira em Minas é recontada através de memórias e construções centenárias.

Como chegar em Minas Gerais: acessos e facilidades

Minas Gerais possui, ao todo, 44 aeroportos. Contudo, são os dois aeroportos de Belo Horizonte que recebem mais voos e turistas. São eles: o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, que fica na cidade vizinha de Confins. 

Em caso de acesso por avião, o recomendável é sempre verificar as distâncias, visto que, em alguns pontos do estado, é mais viável a aterrissagem em aeroportos de outros estados. Por exemplo, o aeroporto de Campinas, para quem vai conhecer as cidades do sul de Minas. Ou ainda o aeroporto de Goiás, para quem vai para o triângulo mineiro.

As outras opções são as conexões em Belo Horizonte, que possui viagens para todos os principais aeroportos de Minas, a partir do aeroporto da Pampulha.

O acesso do Aeroporto de Confins para Belo Horizonte possui transporte direto, e de carro, é feito em cerca de 50 minutos.

turismo minas gerais
Pesquisa de demanda turística de MG – SETUR – Minas Gerais turismo

Das capitais do Sudeste, as distâncias via rodovia são: 444 km do Rio de Janeiro (cerca de 6 horas de viagem de carro pela BR-040), 581 km de São Paulo (cerca de 7h30 de viagem pela BR-381) e 518 km até Vitória, no Espírito Santo, que leva cerca de 9h, já que as estradas são piores e mais engarrafadas na chegada em Belo Horizonte.

Por falar em Vitória, ainda há o Trem Vitória Minas que faz o trajeto diariamente, com opções da 1ª classe para quem deseja passear por uma das ferrovias mais antigas do país.

Do turismo realizado em Minas Gerais, segundo dados de 2017, metade foi realizado através do acesso por rodovias. Do total, 60% foram de mineiros, sendo os paulistas responsáveis pelo maior fluxo externo (18%) no estado.

como chegar em minas gerais
Pesquisa de demanda turística de MG 2017 – SETUR – Minas Gerais turismo

Se pretende visitar a capital mineira, temos um texto interessante explicando as principais regiões da cidade e mostrando onde ficar em Belo Horizonte.

Clima de Minas Gerais: do frio montanhoso ao calor do semiárido

Minas Gerais possui clima tropical com inverno seco, e também apresenta em algumas cidades, o clima subtropical de altitude e tropical úmida. Isso porque a região central se caracteriza por uma estação chuvosa entre novembro e abril, e nos meses de maio a outubro, um período extremamente seco.

Por se tratar de uma estado com relevo montanhoso, muitas cidades possuem uma geografia particular, com temperaturas extremas. São os casos de Ouro Preto, Diamantina e quase todo o sul do Minas Gerais, como por exemplo, o Circuito das Águas.

Em geral, as temperaturas não ultrapassam os 32ºC no verão, contudo, no inverno, caem para cerca de 10º. Enquanto o extremo sul atinge em período mais frios até próximo de 0º, a região que faz divisa com a Bahia, no norte de Minas, pode chegar aos 40º.

Por essa variedade, o turismo em Minas Gerais oferece duas possibilidades distintas, conforme a época do ano. Enquanto cidades como Carrancas, Diamantina e Capitólio oferecem opções de cachoeiras e lagos para dias quentes, há aquelas como Monte Verde, São Tomé das Letras e Ouro Preto que são famosas por eventos em épocas mais frias do ano.

ouro preto minas gerais
Ouro Preto é uma cidade com clima de montanha – Foto: Rogerio Camboim S A (CC BY)

Melhor época para viajar em Minas Gerais: turismo de estações

Conforme explicado no tópico anterior, a variedade constante do clima mineiro cria oportunidades temporais únicas. Isso significa que você pode conhecer o estado durante o ano todo, mas sempre terá experiências diferentes. Por exemplo, durante os períodos de calor, há resorts, hotéis fazenda, cachoeiras e lagos que atraem os amantes do ecoturismo. Já em períodos frios, há cidades que organizam seus festivais de inverno, com gastronomia e eventos próprios para temperaturas mais baixas.

Uma das vocações turísticas que não podem ser esquecidas são as religiosas. Por se tratar de um estado com muitas cidades de pequeno porte, a religião é ligada ao nascimento de Minas Gerais. E por causa dela, são realizadas festas típicas e centenárias em várias cidades, como por exemplo o Corpus Christi e a Semana Santa em cidades históricas.

Por outro lado, o Carnaval se dispõe entre a folia em Belo Horizonte, com mais de 450 blocos e as típicas marchinhas de blocos caricatos no interior. Mais uma vez, as cidades coloniais se destacam, com tradição centenária em Ouro Preto, Mariana, São João del Rei e Diamantina.

Quantos dias ficar em Minas Gerais?

O tempo de estadia sempre irá depender do que você quer conhecer. Enquanto há aqueles que preferem apenas passar por alguns pontos turísticos, há outros que gostam de curtir cada detalhe de uma cidade. Para um passeio longo, por exemplo, pela estrada real, o ideal é no mínimo 14 dias, com paradas obrigatórias em trechos que passam pelas principais cidades do estado.

Quem deseja conhecer as mais famosas cidades históricas, o mínimo recomendável são 7 dias. Para isso, é importante levar em conta que Ouro Preto e Diamantina pede pelo menos dois dias inteiros.

viagem para minas gerais
Viagem para Minas Gerais – Pesquisa de demanda turística de MG 2017 – SETUR MG 

Na pesquisa da Secretaria de Turismo mostrada acima, a média de dias de viagem de lazer a Minas Gerais é de 2,9 dias. A quantidade de dias é pequena, porque a maioria das viagens são de mineiros a destinos próximos. Quando analisado turistas de outros estados, a estadia é maior.

Entretanto, para quem pretende fazer uma viagem de um final de semana, o sul de Minas é um bom local para uma viagem curta, preferencialmente no inverno. Assim como o passeio pelo Lago de Furnas.

O que fazer em Minas Gerais: turismo entre sabores e cores

Resumir um estado tão grande e tão plural em algumas linhas não é tarefa fácil. Mas é possível exemplificar o turismo em Minas Gerais com três pontos: gastronomia, belezas naturais e história.

Aliás, a gastronomia foi o motivo de 29,2% dos turistas, segundo dados de 2017. Por sua vez, 12,4% visitaram o estado por suas belas paisagens e 11,1% por sua cultura.

turismo gastronomia minas gerais
Gastronomia – Turismo Mimas Gerais

Dentre os principais pratos típicos mineiros, alguns são encontrados nos principais restaurantes por todo o estado. Por exemplo, o feijão tropeiro, o tutu à mineira, o frango com quiabo ou orapronóbis. Existem ainda aqueles específicos de alguma região, com o arroz com pequi do norte de Minas, os queijos do Serro ou os doces em compota de Araxá.

Uma ótima pedida para quem curte destilados é degustação de cachaças, que tem na região de Salinas a maior variedade do país.

E para poder curtir um pouco de todas essas iguarias, há ainda festivais temáticos com os principais pratos da gastronomia mineira. Por exemplo, o Festival de Gastronomia de Tiradentes, o Comida di Buteco em Belo Horizonte e o Festival da Quitanda em Congonhas.

Para o ecoturismo, as opções às margens do Lago de Furnas, na Serra do Cipó e nos complexos da Serra da Canastra e da Mantiqueira são os favoritos dos viajantes.

Quanto custa viajar em Minas Gerais

Qualquer viagem que você pretenda fazer em data especial, terá um maior valor de investimento. Isso porque a demanda aumenta o número de funcionários envolvidos em hospedagem, e diminui vagas em hotéis e resorts. Em Minas Gerais, é preciso ficar atento em dias comemorativos ou que gerem maior fluxo de turistas. 

O lado bom do estado é que várias cidades entre as mais visitadas possuem uma gama considerável de atrações com custo menor. Por exemplo, cachoeiras, trilhas e passeios por picos e montanhas. Além disso, a beleza de muitas das cidades – caso típico dos sítios históricos mineiros – está ao ar livre.

cidade turistica mg
Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos destinos de ecoturismo – Foto: Wikipédia

Contudo, requer planejamento da viagem e destinos. De maneira geral, Belo Horizonte está entre as cidades mais caras, sendo a 4ª capital com maior custo de vida do Brasil. Isso porque abriga o maior número de hospedagens, requer mais tempo de tráfego e oferece mais opções noturnas, como os tradicionais bares. Porém, dentre cidades do mesmo tipo de turismo, há variações consideráveis.

Ouro Preto e Tiradentes, por exemplo, são cidades mais caras que suas vizinhas, respectivamente, Mariana e São João del Rei. Diamantina, Sabará e Congonhas, por sua vez, possuem valores de investimento menor, contudo, oferecem menos atrações que as primeiras.

Uma boa forma de compreender o custo-benefício ao fazer turismo em Minas Gerais é saber quantos lugares pretende visitar. Dessa forma, será possível planejar a partir da proximidade dos pontos turísticos. Às vezes, uma cidade mais cara tem tantas outras ao seu redor que o investimento é diluído entre passeios próximos.

Média de gastos diário

Segundo o Boletim Pesquisa de Demanda, os turistas tiveram gasto médio individual de R$ 105 nas viagens a Minas Gerais, em viagens realizadas ao estado em 2017.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o turismo em Minas Gerais? Para ler todos os nossos outros artigos sobre o estado, clique aqui.

Wendell Soares
Wendell Soares
Wendell Soares é jornalista, pós graduado em Marketing Digital e apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui