Andar na Maria Fumaça Tiradentes – São João del Rei é como viajar no tempo. Hoje esse passeio é uma famosa atração turística dessas cidades históricas mineiras, entretanto ela já foi a principal forma de locomoção entre as cidades.
A inauguração em 1881 e desde então a Maria Fumaça nunca parou de percorrer esses trilhos. Uma das únicas locomotivas em funcionamento no Brasil, o passeio é imperdível para todos: crianças, idosos, casais…
Para você quer quer conhecer como é a viagem e se vale a pena realizá-lo, vamos lhe mostrar como é esse passeio.
História da ferrovia e Maria Fumaça
A estrada de ferro que liga São João del Rei e Tiradentes era parte da Estrada de Ferro Oeste de Minas. A ferrovia foi construída no final do século XIX para ligar São João del Rei a Sítio, atual Antônio Carlos, fazendo conexão com a Central do Brasil.
Esse trecho não era grande, contava com apenas 4 estações: São João del Rei, Tiradentes, Barroso e Sítio e fui inaugurada em 1881 por Dom Pedro II.
Posteriormente, a estrada foi se prolongando e alcançando outros municípios. Mas, mantendo como sede a cidade de São João del Rei.
Nessa época as locomotivas eram propulsionadas por um motor a vapor. Por isso, eram conhecidas no Brasil como Maria Fumaça. O apelido era devido a densa nuvem de vapor e fuligem que era lançada de sua chaminé.
No século 20 as locomotivas passaram a ter motor a diesel. Atualmente, a Maria Fumaça de São João del Rei é uma das únicas do mundo com bitola (distâncias entre os trilhos) de 0,76 m.
Maria Fumaça Tiradentes – São João del Rei
A Maria Fumaça Tiradentes – São João percorre os trilhos três vezes por semana, nas sextas, sábados e domingos. O trem sai de São João às 10 horas e volta às 11 horas. Porém, nos sábados há um horário extra e os horários podem alterar na alta temporada. Para checar acesse o site da VL!
O passeio atrai muitos turistas e moradores locais, por isso é necessário comprar seus bilhetes com certa antecedência. Principalmente no trajeto Tiradentes – São João del Rei que é mais concorrido. Os tickets podem ser comprados através do site da VL! e também nas estações de Tiradentes e São João del Rei.
Duração da viagem
Essa viagem a bordo das centenárias locomotivas percorre 12 km e dura, aproximadamente, 45 minutos. Durante o trajeto você irá passar por fazendas rústicas verá vacas pastando, cavalos passeando, lagos de contos de fadas, o rio das mortes, onde aconteceu a Guerra dos Emboabas e a maravilhosa Serra de São José, em que, dependendo da época do ano, será possível ver lindas cachoeiras.
Giro da locomotiva
Quando a Maria Fumaça chega em Tiradentes ocorre um momento muito especial, o giro da locomotiva (foto de capa). Ela primeiro é desengatada e depois, com os braços, homens giram a máquina para inverter a direção do trem. Esse momento é um dos mais fotografados!
Onde sentar para apreciar melhor o passeio de trem
Sente-se do lado direito no trajeto Tiradentes – São João e do lado esquerdo no trajeto São João – Tiradentes. Esse lado possui a vista mais bonita, é possível ver a serra de São José e outras paisagens.
Dicas da Maria Fumaça Tiradentes
- Fique no quarto ou no quinto vagão. Esses vagões são especiais, pois além de não receber fumaça da locomotiva, quando a Maria Fumaça faz uma curva é possível ver a bela máquina e, desse modo, fazer fotos incríveis.
- Cumprimente a população local! Durante a parte do trajeto que passa em São João del Rei muitas crianças e idosos dão “tchau” para as pessoas dentro dos vagões. É divertido ver como a Maria Fumaça participa do dia-a-dia da cidade já desenvolvida.
- A Maria Fumaça de Tiradentes é uma das atrações turísticas mais procuradas da cidade e lhe permite chegar em São João del Rei uma cidade com igrejas bonitas e mais importância histórica que Tiradentes.
- Conheça o complexo Ferroviário de São João del Rei. Lá está localizado o Museu Ferroviário que foi tombado como patrimônio histórico em 1989. Para saber mais leia O que fazer em São João del Rei.
Outras atrações turísticas além da Maria Fumaça Tiradentes
Agora que você já sabe tudo sobre o passeio de Maria Fumaça Tiradentes – São João vale a pena conhecer as demais atrações turísticas dessas cidades. São João del Rei é uma cidade maior e conta com algumas igrejas históricas importantes.
Tiradentes é uma cidade menor, porém conta com mais atrações turísticas, veja o que fazer em Tiradentes.
Onde hospedar
Depois de conhecer as atrações turísticas e definir quantos dias ficar, é hora de decidir onde se hospedar.
Tiradentes é a cidade preferida da maioria dos turistas, já que é mais charmosa, possui boas opções de restaurantes e conta com uma maior variedade de hospedagens. Para conhecê-las, veja nossa lista das principais pousadas em Tiradentes.
Por outro lado, São João é uma cidade mais barata, isso quer dizer que você pagará menos nas diárias e nos restaurantes. Como a cidade conta com boas opções de hospedagens, uma parte dos turistas opta por hospedar lá. Conheça as principais pousadas e hotéis em São João del Rei.
Carlos, ficamos felizes de nossas informações terem ajudado na sua viagem.
Muito obrigado pelas informações valiosas prestadas. Com certeza, essas informações serão bem úteis em nossa viagem.