Litoral da Turquia, a famosa Costa Turquesa e suas bonitas praias Costa Turquesa

A Turquia é um país que possui uma grande costa, são 8.000 km de litoral com várias cidades costeiras agradáveis e lindas praias. Por isso, o país tornou-se um interessante destino para quem deseja tomar sol e curtir um mar azul em um cenário bem particular. Entretanto, não é todo o litoral do país que é interessante, mas apenas uma parte dele chamada Riviera Turca.

Leia também: Oludeniz, a famosa praia da Lagoa Azul e dos paragliders na Turquia

Mares e litorais da Turquia

A Turquia é banhada por dois mares: o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo. O Mar Negro é um mar “interno” entre a Europa e a Ásia e é ligado ao Mar Mediterrâneo pelo pequeno estreito de Bósforo de Istambul. Apesar da metade da costa da Turquia ser banhada pelo Mar Negro, esse é o litoral menos interessante. A região é um pouco mais fria, as praias são menos bonitas e existem poucas cidades com uma boa estrutura para receber turistas que querem pegar uma praia. Os turistas que chegam nessa parte estão mais interessados em ver a cultura local do que em pegar uma praia.

Já o litoral banhado pelo Mar Mediterrâneo é onde estão as principais praias e as mais visitadas, além de bonitas cidades litorâneas. Porém, não é todo o litoral que se tornou turístico, mas apenas uma parte chamada de Riviera Turca.

costa mediterraneo turquia

Castelo próximo a Kekova

Riviera Turca

A Riviera Turca, também conhecida como Costa Turquesa, é a costa sudoeste da Turquia, que corresponde a cerca de 25% do litoral mediterrâneo. É justamente nesta parte que concentram-se as principais cidades, as mais belas praias, a maior oferta de hotéis e as rotas dos cruzeiros. Por isso, quem quer curtir uma praia na Turquia precisa ir à Riviera Turca!

Não existe uma delimitação exata do que é a Riviera Turca. Então, pode se considerar uma extensão maior ou menor do litoral. Mas, no geral, quando se fala em Riviera Turca estamos falando da baia de Bodrum até a cidade de Antália. Entretanto, há quem considere o sul da província de Izmir (ou Esmirna) como Riviera Turca também.

Para conhecer mais sobre as cidades mais interessantes da Riviera Turca leia: Os destinos de praia mais incríveis da Turquia.

praia mar turquia

Praia de Kekova

Ruínas históricas

Uma parte da Riviera Turca fazia parte do Reino da Lícia. O local era habitado desde o século V a.C. e possui ruínas espalhadas em várias partes da região, como as ruínas das cidades de Xanthos e Myra. Mas, também existem ruínas em encostas a beira mar que podem ser vistas dos barcos. Uma das construções mais conhecidas e que você pode encontrar em vários locais são suas típicas tumbas.

sítios arqueológicos litoral turquia

Tumba Lícia no litoral turco

Mar azul turquesa

Não é a toa que a região da Riviera Turca também é chamada de Costa Turquesa. A cor da água do mar é um azul-turquesa bem bonito. Parte do mar dessa região é chamado de Mar Egeu, que é aquele mesmo tão presente na história e mitologia grega. Por isso, que o litoral da Turquia e as Ilhas Gregas possuem cores tão próximas.

Leia também: Kas ou Kalkan, veja onde ficar no litoral da Turquia

mar azul turquesa turquia

Ilhas gregas e litoral turco

Muita gente não sabe, mas é possível e fácil juntar o litoral da Turquia e as Ilhas Gregas em uma mesma viagem! É possível ir de avião, mas nesse caso, normalmente, é necessário fazer escala em Istambul e/ou Atenas. Existem algumas Ilhas Gregas muito próximas ao litoral turco e nesse caso o jeito mais fácil, barato e rápido de chegar é de barco. A Ilha Grega de Rodes é uma das mais famosas e visitadas do país devido à cidadela medieval. Rodes está a apenas 50 km de distância da cidade turca de Marmaris ou a uma hora de barco. As cidades de Fethiye e Bodrum também possuem barcos diretos até Rodes, mas as viagens são mais demoradas, pois a distância é um pouco maior.

De Rodes é possível pegar um barco noturno e ir às Ilhas Cíclades, como as famosas Santorini e Mykonos.

Ilha grega de Rodes – Foto: Wikipédia (CC)

Biquíni e sunga em país muçulmano?

Um dos maiores medos dos turistas é com relação a como se comportar nas praias, já que a Turquia é um país muçulmano. Contudo, a Turquia é um dos países muçulmanos mais abertos do mundo; a maioria das mulheres não usa véu e a religião interfere muito menos na vida das pessoas do que em outros países da região.

Com relação às praias, elas são frequentadas majoritariamente por turistas, por isso não há nenhum problema em usar biquíni ou sunga na praia, pois a maioria dos banhistas usam essas roupas. Além disso, não vi e nem escutei relatos de pessoas serem constrangidas ou assediadas devido a roupa que utilizavam.

roupas pra praia turquia

Praia de Ölüdeniz (Lagoa Azul )

LEIA TAMBÉM:

-Fethiye: como ir, o que fazer e onde ficar

-Principais pontos turísticos da Turquia

-Hotéis de caverna da Capadócia, vale a pena se hospedar?


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest