A Riviera Turca é um dos destinos mais interessantes do mediterrâneo. Muita gente não sabe, mas as praias da Turquia são muito visitadas, principalmente por turistas europeus.
A Turquia é um país que possui uma grande costa, são 8.000 km de litoral com várias cidades costeiras agradáveis e lindas praias. Por isso, o país tornou-se um interessante destino para quem deseja tomar sol e curtir um mar azul em um cenário bem particular.
Entretanto, não é todo o litoral do país que é interessante, mas apenas uma parte dele chamada Riviera Turca.
Índice do Artigo
Mar Mediterrâneo x Mar Negro
A Turquia é banhada por dois mares: o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo. O Mar Negro é um mar “interno” entre a Europa e a Ásia e é ligado ao Mar Mediterrâneo pelo pequeno estreito de Bósforo de Istambul.
Mar Negro
Apesar da metade da costa da Turquia ser banhada pelo Mar Negro, esse é o litoral menos interessante. A região é um pouco mais fria, as praias são menos bonitas e existem poucas cidades com uma boa estrutura para receber turistas que querem pegar uma praia. Os turistas que chegam nessa parte estão mais interessados em ver a cultura local do que em pegar uma praia.
Mar Mediterrâneo
Já o litoral banhado pelo Mar Mediterrâneo é onde estão as principais praias e as mais visitadas, além de bonitas cidades litorâneas. Porém, não é todo o litoral que se tornou turístico, mas apenas uma parte chamada de Riviera Turca.
Riviera Turca
A Riviera Turca, também conhecida como Costa Turquesa, é a costa sudoeste da Turquia, que corresponde a cerca de 25% do litoral mediterrâneo. É justamente nesta parte que concentram-se as principais cidades, as mais belas praias, a maior oferta de hotéis e as rotas dos cruzeiros. Por isso, quem quer curtir uma praia na Turquia precisa ir à Riviera Turca!
Não existe uma delimitação exata do que é a Riviera Turca. Então, pode se considerar uma extensão maior ou menor do litoral.
Mas, no geral, quando se fala em Riviera Turca estamos falando da baia de Bodrum até a cidade de Antália. Entretanto, há quem considere o sul da província de Izmir (ou Esmirna) como Riviera Turca também.
Seguro viagem para a Turquia
O seguro viagem é um item obrigatório na União Europeia. Entretanto, como a Turquia ainda não conseguiu entrar no bloco, o seguro não é exigido aos turistas que desembarcam no país. Entretanto, é muito recomendando sua contratação.
Alguns problemas de saúde são comuns em destinos de praia, tais como insolação, desidratação ou intoxicação alimentar devido ao consumo de frutos do mar mal condicionados.
Gastos médicos são caros na Turquia e caso algum problema apareça, o seguro cobre as despesas médicas até o limite da apólice. Além disso, há a possibilidade de retorno antecipado em caso de doença grave do segurado ou em pessoa da família, além de um valor pago em caso de atraso ou extravio de malas.
Há vários tipos de seguros com diferentes coberturas. Por isso, recomendamos a Seguros Promo, que possui uma ótima plataforma de comparação de seguros. Como a empresa é confiável, trabalha apenas com seguradoras conhecidas e possui ótimos preços, esse é um bom local para fazer uma cotação.
Destinos de Praia na Turquia
Conheça agora os principais destinos de praia na Turquia:
Bodrum
Bodrum é a cidade mais conhecida do litoral da Turquia. O destino tornou-se famoso entre europeus que querem curtir uma praia e ainda aproveitar a vida noturna. Bodrum mistura monumentos históricos, praias interessantes e uma animada vida noturna. Outra curiosidade é que a cidade possui várias casas brancas, com estilo parecido ao das ilhas gregas.
Bodrum é a cidade que mais recebe iates e é de lá que saem a maioria dos cruzeiros de gulet, os típicos barcos de madeira da Turquia. Por ser a cidade mais visitada, Bodrum também é o local onde você encontrará a maior variedade de passeios a destinos próximos.
Fethiye
Fethiye é outra cidade “grande” do litoral, mas com pouco charme e poucos atrativos turísticos. O principal da cidade são as impressionantes tumbas construídas nas rochas pelo Reino da Lícia.
Se por um lado Fethiye é uma cidade sem muita graça, por outro lado fica próxima de algumas das praias mais interessantes da Turquia, como Oludeniz. Por isso, se você caminhar pelo porto verá as dezenas de barcos que fazem passeios de um dia às inúmeras praias da região. Além disso, é o local de partida de cruzeiros de 7 ou 4 dias nos famosos barcos gulets.
Para saber mais sobre esse destino, leia nosso texto que mostramos como ir, o que fazer e onde ficar em Fethiye.
Marmaris
Marmaris é a cidade mais sofisticada da Riviera Turca. Lembro de um marujo turco, que trabalhou no cruzeiro que fiz, que dizia “não sei o que os turistas veem de especial em Marmaris, ela não tem nada de muito diferente das outras cidades e é muito mais cara!”.
Porém, Marmaris agrada muitos turistas, especialmente jovens, devido a sua agitada vida noturna. As praias dentro da cidade não são bonitas, mesmo assim ficham cheias na alta temporada. Existem algumas praias próximas que são mais bonitas, mas não tanto quanto as de Fethiye.
Kalkan
Cidade bem menor que as três acima, Kalkan é uma cidade pequena e que fica em uma encosta de uma montanha. Cheia de casas construídas de pedra, a cidade possui boas opções de hospedagem e algumas ruas cheias de restaurantes. A cidade é mais procurada por casais e terceira idade.
Com relação a praia, a cidade possui apenas uma pequena praia que não é muito boa, mas existem opções de outras praias próximas em que as pessoas chegam através de passeios de barco.
Para saber mais sobre esse destino, leia nosso texto que compara as cidades de Kas e Kalkan.
Kas
A menor de todas as cidades indicadas, Kas é também a mais charmosa. Pequena vila, sua parte mais especial é a área portuária cheia de bares e restaurantes.
A cidade era muito procurada por mergulhadores que exploravam as ruínas da cidade submersa de Kekova, entretanto hoje está proibido nadar no local.
Kas também tornou-se um destino muito procurado pela terceira idade. Seu ponto negativo é que a cidade não possui praia, mas há boas opções de praias próximas.
Riviera Turca e suas características
Ruínas históricas
Uma parte da Riviera Turca fazia parte do Reino da Lícia. O local era habitado desde o século V a.C. e possui ruínas espalhadas em várias partes da região, como as ruínas das cidades de Xanthos e Myra.
Mas, também existem ruínas em encostas a beira mar que podem ser vistas dos barcos. Uma das construções mais conhecidas e que você pode encontrar em vários locais são suas típicas tumbas.
Mar azul turquesa
Não é a toa que a região da Riviera Turca também é chamada de Costa Turquesa. A cor da água do mar é um azul-turquesa bem bonito. Parte do mar dessa região é chamado de Mar Egeu, que é aquele mesmo tão presente na história e mitologia grega. Por isso, que o litoral da Turquia e as Ilhas Gregas possuem cores tão próximas.
Ilhas gregas e litoral turco
Muita gente não sabe, mas é possível e fácil juntar o litoral da Turquia e as Ilhas Gregas em uma mesma viagem! É possível ir de avião, mas nesse caso, normalmente, é necessário fazer escala em Istambul e/ou Atenas.
Existem algumas Ilhas Gregas muito próximas ao litoral turco e nesse caso o jeito mais fácil, barato e rápido de chegar é de barco. A Ilha Grega de Rodes é uma das mais famosas e visitadas do país devido à cidadela medieval. Rodes está a apenas 50 km de distância da cidade turca de Marmaris ou a uma hora de barco.
As cidades de Fethiye e Bodrum também possuem barcos diretos até Rodes, mas as viagens são mais demoradas, pois a distância é um pouco maior.
De Rodes é possível pegar um barco noturno e ir às Ilhas Cíclades, como as famosas Santorini e Mykonos.
Praias da Turquia: biquíni e sunga em país muçulmano?
Um dos maiores medos dos turistas é com relação a como se comportar nas praias, já que a Turquia é um país muçulmano. Contudo, a Turquia é um dos países muçulmanos mais abertos do mundo; a maioria das mulheres não usa véu e a religião interfere muito menos na vida das pessoas do que em outros países da região.
Com relação às praias, elas são frequentadas majoritariamente por turistas, por isso não há nenhum problema em usar biquíni ou sunga na praia, pois a maioria dos banhistas usam essas roupas. Além disso, não vi e nem escutei relatos de pessoas serem constrangidas ou assediadas devido a roupa que utilizavam.
Cruzeiro pelo litoral
Uma das formas de conhecer a Riviera Turca e as bonitas praias da Turquia é através de um cruzeiro. Na Turquia há cruzeiros de gulet, um tipo de barco de madeira que fazem cruzeiros de 3 a 8 dias pela Riviera Turca. Para conhecer mais, leia o texto que fizemos sobre cruzeiro na Turquia e nossa experiência em um gulet.
LEIA TAMBÉM:
Olá Karen, não conheço esse trajeto, mas as estradas da Turquia não costumam ser ruins. Por isso, não vejo problema em fazer. Entretanto, os voos dentro da Turquia são baratos, esse trajeto mais longo de Istanbul até a Riviera Turca você pode fazer de avião e depois em Esmirna, que é uma cidade grande, você aluga um carro e desce pelo litoral.
Olá! Acha viável Istambul-Ermina-Bodrum de carro?
Hamilton, abril é um mês que chove um pouco na costa mediterrânea da Turquia. Mas, não deve ser algo que possa atrapalhar a viagem. O tempo que talvez não esteja quente o suficiente para entrar no mar.
Estarei indo no início de abril, alugando um carro em Istambul e descendo até a Capadócia e, de lá, Kas subindo pelo litoral do Egeu. Será que o tempo e as condições de viagem estarão satisfatórias?
Obrigado
Hamilton
Não saberia indicar uma agência, mas não acho perigoso viajar sozinha pela Turquia. O país e pareceu bem seguro e apesar de ser muçulmano, grande parte da população não é praticante, então não é necessário usar véu e não há grande assédio sobre as mulheres como em outros países muçulmanos. Você pode olhar passeios específicos pelo Civitatis (https://www.civitatis.com/br/turquia?aid=4675) o link pode ter ficado na mesma cor do fundo, mas está entre parênteses.
Gostei muito das dicas, tem alguma agencia boa q cuide detudo, vc acha perigoso viajar sozinha?