Foto: divulgação Keukenhof Amsterdã

Quando se fala em Holanda, muita gente já pensa nas tulipas. As charmosas flores são símbolo do país e um dos grandes atrativos para os turistas que chegam aos Países Baixos.

Para quem tem interesse em ver de perto as tulipas é necessário visitar o Keukenhof, um parque próximo a Amsterdã. No local você encontrará vários jardins de tulipas nas mais variadas cores. O parque é bonito, bem montado e interessante, por isso atrai milhares de turistas todos os anos.

Origem das Tulipas

As pessoas não costumam saber, mas as tulipas não são flores originárias da Holanda, mas sim da Turquia. Um dos primeiros cultivadores dessas charmosas flores foi o Império Otomano. A flor era tão admirada que havia um jardim de tulipas no Topkapi Palace, um palácio imperial em Istambul.

As tulipas chegaram na Holanda no século XVI com o botânico Carolus Clusius. Porém, foi no século XVII, época conhecida como Idade do Ouro Holandesa, que o comércio da flor expandiu-se e tornou-se altamente lucrativo para os holandeses. A flor, que era considerada luxuosa, caiu no gosto da aristocracia europeia. O comércio era tão lucrativo que começaram a vender e revender os bolbos (e não as flores) antes de serem plantados, o que gerou uma crise parecida com a de 2009 que é relatada nessa matéria da Superinteressante.

Campos de tulipas em frente ao Keukenhof

Atualmente, a maior parte da produção mundial de tulipas vem da Holanda. A flor, que se tornou símbolo do país, é plantada em vários campos, alguns deles ao redor do Keukenhof, que se consagrou o principal destino para estrangeiros e holandeses que querem admirar essa flor.

Keukenhof

O Keukenhof é um grande parque localizado na cidade de Lisse, a 35 km de Amsterdã. O parque possui muitos jardins com vários tipos de flores, mas as grandes estrelas são as tulipas. O parque é muito bem montado, contando com pavilhões decorados, vários banheiros e uma lanchonete.

O mais impressionante é que todo ano existe uma temática diferente e eles mudam os jardins e a decoração dos pavilhões. Tudo isso para um parque que fica aberto apenas dois meses por ano, do final de março à metade de maio.

Jardins de tulipas holanda

Jardins de tulipas do Keukenhof  – Foto: divulgação

O período em que o parque fica aberto é pequeno, porque é justamente quando as tulipas florescem. As noivas sabem muito bem disso! Se elas querem tulipas na decoração de seu casamento precisam casar no outono, que é a primavera do hemisfério norte.

Visita ao Keukenhof

O Keukenhof é um grande parque de 32 hectares, onde florescem 7 milhões de tulipas de 800 variedades todos os anos. No local, além dos jardins existem pavilhões. O mais interessante é o Oranje-Nassau onde as flores ajudam a compor a decoração que se relaciona com o tema do ano.

Pavilhão do Keukenhof com a temática Design Holandês

o que fazer Keukenhof

Pavilhão do Keukenhof com a temática Design Holandês

O Keukenhof é uma atração muito visitada, não apenas por turistas estrangeiros mas também pelos próprios holandeses. São quase um milhão de turistas todos os anos para um parque que fica aberto apenas dois meses por ano. Por isso, é bom conhecer algumas dicas práticas para lhe poupar tempo e agilizar sua visita. Para saber mais leia o texto: Keukenhof: como ir, quando ir e outras dicas práticas para a visita ao parque das tulipas.

Não se esqueça também de comprar seu ingresso com antecedência e evitar filas. Os ingressos podem ser comprados sozinhos ou juntamente com o transporte de Amsterdã. Para ver preços e comprar o ingresso clique aqui.

Jardins campos de tulipas amsterdam

Jardins de tulipas

quando ver jardins de tulipas

Jardins de tulipas

Minha entrada foi cortesia do Keukenhof

Foto de capa: divulgação Keukenhof

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest