Foto: divulgação Keukenhof Amsterdã

Quem pretende visitar o parque Keukenhof e admirar seus lindos jardins de tulipas precisa atentar-se a algumas informações importantes que contarei para vocês agora.

Caso você queira saber mais sobre o Keukenhof e o que você irá encontrar lá sugiro que leia: Keukenhof e seus incríveis jardins de tulipas na Holanda.

Quando visitar Keukenhof?

visitar campos tulipas holanda

Jardins de outros tipos de flores, quando as tulipas ainda não nasceram – Foto: divulgação Keukenhof

A primeira questão que você precisa se atentar é quando visitar o Keukenhof. O parque não fica aberto o ano inteiro, apenas do fim de março ao meio de maio. Por isso, se sua viagem à Holanda for fora deste período, nem adianta programar a visita, pois ele estará fechado. Para saber as datas exatas em que o parque estará aberto acesse o site oficial do Keukenhof.

Mesmo durante esses dois meses, existem épocas melhores para visitar o parque. A maioria das tulipas florescem a partir da metade de abril, por isso do meio de abril ao começo de maio é quando você verá o maior número de tulipas. Visitei o parque no começo de maio e haviam muitas tulipas!

Jardins de tulipas holanda

Jardins de tulipas

Nas outras épocas existem outros tipos de flores para compensar a menor quantidade de tulipas.

Onde fica o Keukenhof

O Keukenhof fica na pequena cidade de Lisse, a 40 km do centro de Amsterdã.

Como chegar no Keukenhof

Você pode chegar no Keukenhof de carro, de excursão ou de transporte público.

Transporte público

A maior parte dos turistas estrangeiros vai de transporte público. Neste caso, a chegada ao parque é feita em duas etapas. Primeiro terá que ir de Amsterdã até o aeroporto Schiphol, que é o Aeroporto de Amsterdã. Para esse trajeto a melhor opção é o trem; existem  vários horários da estação central de Amsterdã até lá. Há também a opção de pegar o ônibus 197.

Do aeroporto você precisará pegar um ônibus até o Keukenhof. Existem, novamente, duas opções: ir de ônibus comum que lhe deixa em Lisse, a cidade que fica ao lado do parque, ou então ir com o transporte oficial do parque que é bem mais frequente e lhe deixa lá dentro. Para pegar esse transporte você precisa já ter comprado o ingresso antes.

Carro

O Keukenhof possui estacionamento para os visitantes que é pago, mas é bem grande. De Amsterdã até o Keukenhof são 45 minutos de carro. Caso queira alugar um carro, recomendamos a Rent Cars, onde você pode fazer cotação e encontrar a menor tarifa entre as principais locadoras de veículos. Entretanto, andar de carro em Amsterdã não é uma boa ideia, pois as ruas são estreitas e é difícil de estacionar. Alugar um carro é uma boa ideia para quem está viajando indo de Amsterdã a outra cidade. Para saber preços de aluguel de carro na Holanda clique aqui.

Horário de funcionamento

O Keukenhof fica aberto diariamente das 8:00 às 19:30. Porém, é possível ficar depois das 19:30 lá dentro, pois não há nenhum funcionário pedindo para as pessoas saírem. Nós mesmos chegamos depois das 18:00 e ficamos até às 20:10 por lá. O único problema é que os pavilhões fecham e os funcionários começam a jogar remédios nas plantas.

Outra dica importante é escolher bem o horário da visita. O parque pode ficar bem cheio da metade de abril ao começo de maio e ainda mais cheio aos finais de semana. Por isso, o próprio Keukenhof recomenda visitar até às 11:00 ou depois das 15:00, que é quando ele está um pouco mais vazio.

jardins de tulipas holanda

Keukenhof depois das 19:30

Quanto tempo leva a visita ao Keukenhof

O parque é bem grande. Tivemos menos de duas horas para visitá-lo, mas deu para ver tudo. Entretanto, o ideal seriam três ou até quatro horas se você é mais devagar e gasta bastante tempo fotografando. O transporte de Amsterdã até lá é de uma a uma hora e meia.

Jardins de tulipas holanda

Jardins de tulipas do Keukenhof Foto: divulgação

Onde se hospedar próximo ao Keukenhof

Uma dica é se hospedar uma noite em Lisse, a pequena cidade que fica ao lado do Keukenhof. Como para chegar ao Keukenhof você precisa passar pelo aeroporto, pode ser uma boa ideia ir ao parque quando estiver chegando ou indo embora de Amsterdã. Esse foi, inclusive, o meu roteiro. Cheguei no aeroporto e já fui direto à Lisse, visitei o parque no meu primeiro dia de roteiro. Lisse é uma cidade bem pequena, mas super charmosa e que possui vários restaurantes. Gostei muito da opção que fiz.

Não existem muitos hotéis em Lisse e alguns dos pequenos, que seriam quase pousadas, nem funcionam o ano inteiro. Por outro lado, o valor da hospedagem custuma ser menor do que em Amsterdã.

Fiquei hospedado no Boutique Suites Lisse, um hotel confortável, que fica bem no meio da cidadezinha e a 800 metros do Keukenhof, os quartos são espaçosos, muito bem decorados e com um bom custo-benefício. O café da manhã que não está incluído e é caro, entretanto, a localização é ótima, bem no coração de Lisse! Bem próximo existe o Bed & Breakfast De Vier Seizoenen. Outro hotel que fica um pouco mais próximos do parque (600 metros) é o Hotel de Lis, que é o mais reservado da cidade segundo o Booking. Um pouco mais afastado da cidade há o Hotel Restaurant & Casino De Nachtegaal, o hotel é bom e possui uma boa relação custo-benefício. Mas, como ele fica fora da cidade, só vale a pena para quem estiver de carro. Os que ficam dentro da cidade são mais agradáveis devido à atmosfera acolhedora da cidadezinha. Cuidado com alguns hotéis que se dizem em Lisse, pois podem ficar bem longes da área urbana da cidade.

Guarda-volumes

O Keukenhof possui guarda-volumes que são gratuitos, porém não existe nenhum tão grande ao ponto de caber uma mala. Por isso, se for direto do aeroporto e não tem a intenção de se hospedar em Lisse é melhor deixar a mala no guarda-volumes do aeroporto.

Foto de capa: divulgação Keukenhof

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest