Foto: divulgação Yunak Evleri Cappadocia Capadócia

A Capadócia é um dos locais mais turísticos da Turquia. A região, com seu relevo peculiar e ruínas de uma civilização que morava dentro de cavernas, encanta turistas do mundo todo. Depois de ver fotos de vários sítios arqueológicos onde as igrejas e as casas eram construídas dentro de cavernas e de rochas, dá vontade de experimentar como é passar uma noite dentro de uma caverna. Porém, antes de decidir se hospedar em um cave hotel (hotel de caverna em português) é bom você saber algumas informações.

Problemas de respiração

Talvez o maior problema que possa ocorrer ao hospedar-se em um cave hotel é devido ao ambiente hostil para quem possui algum problema de respiração. Pessoas com asma ou bronquite podem ter dificuldade em respirar dentro do quarto. Isso não é algo comum de acontecer, mas já vi relato de crianças que tiveram dificuldade na respiração. Se isso acontece, você acaba não dormindo direito. Alguns quartos são mais arejados e outros menos, mas isso é assunto para o próximo tópico.

onde hospedar capadocia turiquia

Hotel com quarto dentro de “chaminé de fada” – Foto: Anita Gould (CC BY-NC 2.0)

Quartos com janelas

Existem hotéis e quartos de vários níveis e tipos dentro de cavernas, porém o fator que faz a maior diferença é referente às janelas. Nem todos os quartos de hotéis de caverna têm janela! Alguns hotéis mais baratos possuem quartos sem janela e neles circula menos ar. Isso pode até deixar a experiência de hospedagem ainda mais interessante, mas desde que você não seja claustrofóbico ou tenha algum problema respiratório. Muitas vezes o problema nem é a falta de ar, mas o psicológico que faz a pessoa se sentir desconfortável naquele ambiente diferente e desencadear uma crise respiratória.

Rústico

Quartos dentro de cavernas costumam ter estilo rústico. Possuem poucos móveis e uma decoração mais minimalista, justamente para você se lembrar que está dentro de uma caverna.

Foto: divulgação Urgup Evi Cave Hotel

Localização

Outra questão muito importante é a localização. Como os hotéis de caverna ficam encravados dentro da rocha, a localização deles é mais restrita. Em Urgup, por exemplo, os cave hotels ficam na encosta da montanha, um pouco afastados do centrinho da cidade. Apesar da cidade ser bem pequena, é uma distância suficiente para você não querer ir andando. Já em Goreme, existem cave hotels mais bem localizados, próximos ao centro da cidade e outros mais afastados.

Foto: divulgação Yunak Evleri Cappadocia

Cuidado com os nomes dos hotéis

Os hotéis mais famosos da Capadócia são do tipo Cave Hotel. Se você pesquisar no Booking, verá que grande parte dos hotéis se nomeiam como “Cave Hotel”. Entretanto, nem todos os “cave hotels” são, de fato, hotéis dentro de caverna. Alguns deles são hotéis comuns, mas com as paredes feitas de pedras, ou seja, em vez de utilizar tijolo na construção são utilizadas pedras. Só isso já dá uma charme à construção, porém não é o suficiente para se tornar um cave hotel. Cave Hotels são construídos dentro da rocha. Já outros hotéis têm tanto opções de quartos comuns como também de quartos em cavernas. Por isso, se sua intenção é hospedar-se em um hotel de caverna, preste bastante atenção na hora de escolher o hotel. Além disso, na hora de fazer a reserva é bom reforçar que você quer se hospedar em um “cave hotel”. Clique nos links abaixo para conhecer alguns dos principais hotéis de cavernas de Goreme e Urgup.

Hotéis que não são de caverna

Se você decidiu por hospedar-se em um hotel que não é de caverna, mas que possua o mesmo estilo, lhe darei algumas boas opções. Em Goreme, temos: Goreme Kaya Otel e Doors Of Cappadocia Hotel, que estão entre os melhores hotéis da cidade. Já entre os intermediários estão: Grand Cappadocia Hotel, Goreme Suites e Milat Cave Hotel; esse último foi o que me hospedei e gostei muito. Apesar de ser um hotel mais barato, tem uma qualidade boa, com ótimo custo-benefício.

Já em Urgup, entre os principais hotéis da cidade estão: Aja Cappadocia Hotel, Best Western Premier Cappadocia e Sacred House; esse último com uma decoração muito peculiar que mistura estilo clássico com gótico. Entre os intermediários temos: Hotel Asia Minor e The Cove Cappadocia.

Foto de capa: divulgação Yunak Evleri Cappadocia

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest