Paris é um lugar único! A cidade é um centro artístico e gastronômico com fama e projeção internacional. São vários filmes e séries gravados no local. Além disso, imagens de famosos pontos turísticos, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, são conhecidas no mundo inteiro.
A cidade que respira cultura possui uma arquitetura esplêndida, um rio charmoso e um ambiente singular, seja colorido, romântico ou antigo. Entretanto, há um lado de Paris que muitas pessoas desconhecem. Até mesmo os famosos pontos turísticos não são exatamente como imaginam. Alguns detalhes ou ângulos diferentes revelam pontos que a maioria das pessoas nem sabia existir.
A cidade luz é incrível, mas também pode ser caótica e lotada de turistas. Neste post, vamos mostrar fotos de Paris diferentes para você conhecer a “vida real” que é muito mais interessante que a ambientada nos filmes.
Paris dos cartões-postais
Para começar, vamos mostrar a Paris dos cartões-postais, porém com um olhar diferente. Alguns desses detalhes ou ângulos, você nunca deve ter visto.
Fotos de Paris: Torre Eiffel
Nada é mais fotografado em Paris do que a Torre Eiffel. Segundo levantamento dos compartilhamentos de Paris nas redes sociais feito pela Paris Convention and Visitors Bureau (PCVB), 24,8% são referentes à Torre Eiffel. O relatório de 2019 analisou o Instagram e o Twitter para chegar no resultado citado.
Não há um turista que visite a capital francesa e não fique admirado com a beleza e a grandiosidade da Torre Eiffel. Por isso, a torre de 324 metros de altura é sempre um destaque entre as fotos de Paris.
Para saber mais informações sobre esse famoso ponto turístico, leia nosso texto sobre a Torre Eiffel, no qual contamos a história, mostramos dicas de visitação e de como fica o local em dias de chuva, além de revelar outras curiosidades.
Fotos de Paris: Museus
Os museus de Paris também são muito visitados e fotografados na cidade. O maior de todo, o Museu do Louvre, é o mais visitado do mundo, com 9,6 milhões de visitantes (2019), segundo o Themed Entertainment Association.
O Museu do Louvre também é o segundo ponto turístico mais fotografado e compartilhado de Paris, segundo o PCVB, com 11% das menções no Instagram e Twitter (2019). O museu tem muitos detalhes e curiosidades, que podem passar despercebidos por vários turistas devido à sua grande extensão.
Museu do Louvre
Museu de Orsay
Museu de Orsay e o Centro Pompidou são segundo e terceiro mais visitados de Paris. Enquanto o Museu de Orsay funciona em uma antiga e bonita estação de trem, construída no mesmo estilo e época da Torre Eiffel, o Centro Pompidou é uma construção moderna cujo prédio foi construído “do avesso”. Isso significa que suas estruturas, como canos e escadas rolantes, ficam na parte de fora da edificação.
Se você ficou curioso, leia nosso texto sobre os principais museus de Paris e veja as temáticas dos museus mais visitados da capital francesa. Saiba ainda a quantidade de visitantes em cada local.
Fotos de Paris: Rio Sena
O Rio Sena atravessa Paris e está ligado à história e geografia da cidade. Há 37 pontes que atravessam o rio, sendo que algumas delas são muito bonitas e fotografadas. Além disso, alguns dos mais deslumbrantes monumentos da cidade foram construídos nas margens do rio. Por isso, um dos passeios mais famosos em Paris é o cruzeiro pelo rio Sena.
O Rio Sena tem 777 km de extensão, sendo 13 km na cidade de Paris, onde possui entre 30 e 200 metros de largura.
No verão, quando as temperaturas da capital francesa passam dos 30 °C, o rio Sena se transforma e recebe a Paris Plages (praias de Paris). O evento ocorre anualmente e leva areia às margens do Rio Sena. Dessa forma, o local se transforma em uma praia artificial.
Fotos de Paris: Arquitetura
A arquitetura francesa é referência há vários séculos. Desde a Idade Média, com a construção da icônica Catedral de Notre Dame, em estilo gótico, passando pela arquitetura renascentista (Museu do Louvre) e a barroca (Palácio de Versalhes).
Entretanto, a Paris que conhecemos hoje é resultado de um processo de modernização conduzido por George-Eugène Haussmann. O imperador Napoleão III, em 1850, havia ordenado que Haussmann conduzisse obras em Paris para que pequenas ruas fossem substituídas por amplas avenidas.
O plano previa destruir 19 mil prédios antigos e construir 34 mil novos prédios em estilo neoclássicos alinhados às avenidas. A maioria dos prédios que vemos na região central de Paris foram construídos nesse projeto que durou até 1920.
Paris moderna
A parte mais famosa e turística de Paris é histórica. Muita gente não sabe, mas Paris também possui seu lado contemporâneo, com prédios novos e modernos. O bairro La Défense, com seus arranha-céus e arquitetura modernista, destoa do resto da cidade. Situado no norte de Paris, o distrito de negócios é um dos mais importantes da Europa, onde concentra grandes empresas em seus edifícios imponentes.
Entretanto, há exemplos de arquitetura contemporânea por toda cidade, como o prédio da Filarmônica de Paris e a Fundação Louis Vuitton.
Fotos de Paris à noite
A capital francesa é conhecida como Cidade Luz. Por isso, as fotos de Paris à noite chamam muito atenção. A cidade fica mais charmosa e romântica depois do pôr do sol devido à iluminação das ruas, pontes, pontos turísticos e prédios.
Fotos românticas de Paris
A capital francesa também é considerada um destino romântico, por isso, muitos casais, como eu e a Estenia, escolhem passar lua de mel em Paris. Nos meses mais quentes, é comum ver casais fazendo fotos românticas pela cidade. Para fazer fotos profissionais, basta contratar um fotógrafo e é mais barato do que muita gente imagina, veja os preços de fotógrafo profissional em Paris.
Filas, uma realidade nada glamorosa de Paris
O que não é nada romântico e nem glamoroso em Paris são as filas. Na alta temporada, especialmente em julho e agosto, a cidade fica muito cheia, formando filas em várias atrações turísticas.
A Torre Eiffel é onde se formam filas com mais facilidade, pois os elevadores que levam aos andares da torre não são rápidos, nem comportam muitas pessoas. Entretanto, filas também são comuns no Museu do Louvre, Palácio de Versalhes e outras atrações na cidade.
Para não precisar enfrentar as grandes filas e poder entrar direto nas atrações turísticas, vale a pena comprar seus ingressos com antecedência.
Outras dicas de Paris
Depois de ver as fotos de Paris, está na hora de conhecer mais dicas sobre a cidade.
Para entender como é dividida, o que são os arrondissements (regiões administrativas) e quais são as melhores regiões, leia nosso texto sobre onde ficar em Paris. Além de mostrar os principais locais, também apresentamos os hotéis baratos e próximos ao metrô.
Para quem viaja em casal e busca uma experiência única, conheça os hotéis mais românticos de Paris.
Também temos um texto sobre quanto custa uma viagem para Paris e a média de gastos na cidade. Falando em despesas, não se esqueça de fazer um seguro saúde, ele é obrigatório nas viagens à França. Caso ainda não tenha contratado, faça agora mesmo uma cotação.