A Itália é um país repleto de história, cultura e arte. Entretanto, nenhum lugar respira mais arte do que Florença! A famosa cidade italiana foi o berço do Renascimento e ao longo dos séculos acumulou muitas obras de arte, prédios imponentes e histórias para contar.
Por isso, ao lado de Roma e Veneza, Florença é o que a Itália possui de mais importante para mostrar. Para perceber esse clima cultural da cidade nem precisa visitar museus. Andando pelas ruas já é possível apreciar construções imponentes que transformaram o seu centro histórico em Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1982.
Leia também: Onde ficar em Florença: centro histórico e bairros próximos
Conhecendo a cidade
Florença não é uma cidade grande, possui cerca de 400 mil habitantes. Porém, a parte de interesse dos turistas é o centro histórico, que possui cerca de 2 km de extensão. Como a cidade é plana, o jeito mais comum de conhecê-la é caminhando por suas ruas. Seu clima é bastante agradável e torna as caminhadas prazerosas! A única parte da cidade em que você encontrará um morro é para chegar à Praça Michelangelo. Apesar da subida, vale a pena a visita, pois é de lá que você terá a melhor visão da cidade!
Catedral de Santa Maria del Fiore
A principal atração da cidade é a Catedral de Santa Maria del Fiore, chamada de Duomo de Florença. A igreja, projetada em 1294, demorou mais de um século para ficar pronta e foi uma grande obra de engenharia para a época. Como é enorme chama a atenção de longe. Da Praça Michelangelo é possível ver a diferença do tamanho da catedral em relação às construções próximas.
Contudo, apesar do tamanho, o que é mais marcante na catedral são suas cores! Seu revestimento externo em verde e branco é de uma beleza única. Além disso, a pintura interna da cúpula também é bastante interessante.
Museus
Como Florença é a cidade das artes, não poderiam faltar museus interessantes para conhecer! Inclusive, o museu mais visitado da Itália está em Florença, é a Galleria degli Uffizi. O museu possui um grande acervo e conta com esculturas romanas e muitos quadros do Renascimento. Os destaques são as obras de: Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci, Botticelli e Caravaggio.
Outro destaque é a Galleria dell’Accademia, que é o Museu da Academia de Belas Artes de Florença. O museu conta com várias pinturas e esculturas, sendo que a mais importante é a famosa escultura Davi de Michelangelo. Originalmente, ela ficava em frente ao Palazzo Vecchio, onde hoje existe uma réplica.
Florença também possui dois palácios que se transformaram em museus. O Palazzo Vecchio é um prédio medieval que foi sede do governo de Florença. O palácio também servia de moradia para a família Medici que governou a cidade por séculos. No interior do palácio existem salas e aposentos ricamente decorados.
O outro palácio da cidade é o Palazzo Pitti, obra renascentista que também pertenceu à família Medici. Atualmente, prédio abriga oito museus em seu interior. Há museu de porcelana, de carruagem, de arte renascentista e moderna, além dos apartamentos reais.
Pisa, Lucca, Siena e Assis
Outra vantagem de Florença é que existem várias cidades interessantes nas redondezas. A mais visitada delas é Pisa; a cidade da famosa torre inclinada está a 83 km e a 1h30min de trem de Florença. Próxima à Pisa está Lucca, uma cidade medieval murada que muita gente incorpora ao roteiro, já que está a apenas 23 km de distância de Pisa. Para saber mais leia: Como chegar a Pisa e Lucca de trem.
Leia também: Passeio de um dia em Pisa e a visita a Torre
Já em direção ao sul está Siena, outra cidade medieval com ruelas charmosas e uma praça principal interessante. Siena encontra-se a 70 km de Florença e o melhor jeito de chegar à cidade é de ônibus que leva 1h15min no trajeto.
Um pouco mais longe de Florença está Assis. A cidade de São Francisco de Assis não tem muito o que ver, mas é bonitinha e um grande destino religioso. Assis se encontra a 180 km e a 2h30min de trem de Florença.
OUTRAS MATÉRIAS SOBRE A ITÁLIA:
-Conheça os principais destinos turísticos da Itália
-Veneza, uma cidade romântica e única
-Roma, uma cidade intensa e cheia de encantos