InícioEquadorCuencaCuenca, uma charmosa cidade histórica no Equador

Cuenca, uma charmosa cidade histórica no Equador

Cuenca é uma incrível cidade colonial do Equador. Possui um centro histórico muito charmoso e uma atmosfera receptiva e tranquila. Por isso, cativa a maioria dos turistas que recebe.

Cuenca é uma das cidades mais conhecidas do Equador. Tem 300 mil habitantes e é a terceira maior cidade do país. É famosa por seu centro histórico e pelos chapéus do Panamá produzidos em suas confecções.

A cidade está localizada no sul do Equador, em uma região a 2500 metros acima do nível do mar. Foi fundada por espanhóis, em 1557, e teve um grande desenvolvimento no período colonial, o que resultou em um centro histórico bonito e harmônico, que possui dezenas de igrejas. Devido a importância do seu centro histórico, em 1999, ele foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Prefeitura de Cuenca – Foto: Bryn Pinzgauer (CC BY 2.0)

Caminhando pelas ruas centrais, você se depara com antigas igrejas e casarões de vários períodos coloniais e também de períodos republicanos. Entre as dezenas de igrejas da cidade, há duas catedrais, a Catedral da Imaculada Conceição conhecida como Catedral Nova é uma das mais bonitas.

Ainda que a construção é “recente” de 1885-1975, ela se harmoniza com os outros prédios históricos do Parque Calderón, a principal praça da cidade. Não podemos deixar de falar que apesar da catedral ser muito bonita por dentro, o que chama mais atenção são suas cúpulas azuis que podem ser vistas de todo o centro histórico. Há inclusive hotéis que se vangloriam de ter vista para essas cúpulas. Para ver alguns desses hotéis leia o texto de : Onde hospedar em Cuenca.

Cúpulas da Catedral Nova
Interior da Catedral Nova

A Catedral Velha ou Igreja El Sagrario já não é muito bonita, mas se tornou um museu de arte religiosa e por isso é muito visitada pelos turistas. Está localizada do outro lado da Parque Calderón.

Catedral Velha – Foto: Christian Cattani (CC BY-NC-ND 2.0)

O centro histórico de Cuenca não possui muitos museus, mas é um lugar muito agradável para caminhar sem rumo e se perder por suas ruas históricas. Os moradores da cidade são hospitaleiros, muito diferentes dos moradores de Guayaquil, a maior cidade do país.

Chapéu Panamá

Outro destaque da cidade é a produção dos chapéus de palha toquilla, conhecidos como chapéu Panamá. Apesar de levar o nome do país da América Central, esse famoso chapéu é de origem equatoriana e é em Cuenca que estão as principais confecções do chapéu. Há inclusive alguns pequenos museus que mostram como é produzido esse famoso sombrero.

O melhor museu é o da Homero Ortega, que fica dentro de sua fábrica, próximo à rodoviária. A visita guiada é gratuita e termina na loja da confecção para tentarem vender os chapéus para os turistas. Para saber mais leia o texto Chapéu Panamá, o famoso sombrero de origem equatoriana.

Museu Homero Ortega

Parque Cajas

Um outro destino turístico muito próximo a Cuenca é o Parque Cajas. O Parque, que fica a apenas 40 km de Cuenca, está localizado na Cordilheira dos Andes a uma altitude de 4400 metros e possui cenários lindos. Com uma vegetação muito peculiar, o parque possui lagos e mirantes de tirarem o fôlego, literalmente, devido ao ar rarefeito da altitude. Para saber mais leia o texto Parque Cajas, a exuberância dos Andes no Equador.

Parque Cajas

Onde ficar

A maior parte das opções de hospedagens estão no centro histórico. Esse é para mim o melhor lugar para se hospedar na cidade, já que você poderá andar a pé pelos principais pontos turísticos da cidade.

Cuenca possui uma grande variedade de hostéis, desde as populares pousadas chamadas de hostals até hotéis sofisticados. Para saber as dicas de hospedagens e conhecer boas opções leia o texto: Onde ficar em Cuenca, dicas de hospedagem.

Clima

Como a cidade está próxima da linha do Equador, a temperatura varia pouco ao longo do ano. Normalmente, durante o dia é quente e à noite é friozinho. Já no Parque Cajas é sempre frio, devido à altitude. Com relação às chuvas, elas são distribuídas ao longo de todo o ano, com uma maior concentração nos meses de março e abril.

Prédio histórico de Cuenca

Veja nossas outras matérias do Equador

– Baños, o que fazer na cidade da aventura no Equador

– Metade do Mundo e Museu Intiñan em Quito

– Parque Cajas, a exuberância dos Andes no Equador

Foto de capa de: Christian Cattani (CC BY-NC-ND 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

4 COMENTÁRIOS

  1. Vou pq meu vôo de volta pro Brasil é de lá, mas pelo que vi não há mto msm o q fazer…….
    Obrigada!!!

  2. Eu fiquei apenas meio dia em Guayaquil, não tive muito tempo, mas deu para ver muita coisa, porque Guayaquil não tem quase nada para ver.uauhuha A cidade é o centro comercial do país, ela é cara (para a média do Equador), as pessoas não são receptivas e não há pontos turísticos muito interessantes. Mas, se você for passar pela cidade, pode valer a pena ficar um dia, no máximo dois.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui