InícioÁfricaEgitoConheça os principais pontos turísticos do Egito

Conheça os principais pontos turísticos do Egito

O Egito é um país cheio de encantos e belezas. O Egito Antigo e a “era dos faraós” mexem com a imaginação das pessoas e despertam o interesse de turistas do mundo inteiro. Porém, o país é muito mais do que templos e sarcófagos.

Os pontos turísticos do Egito são vem variados, veja abaixo as principais cidades onde você encontrará as atrações turísticas do país.

Cairo

mesquita construída em alabastro egito
Mesquita do Alabastro na Cidadela de Cairo

A porta de entrada do Egito é a sua capital. Cairo concentra boa parte dos turistas que chegam ao país. A cidade possui uma boa infraestrutura, grande rede hoteleira, variedade de restaurantes e algumas atrações interessantes, como o Museu Egípcio onde fica a famosa máscara mortuária de ouro de Tutancâmon.

Entretanto, o que chama mais atenção dos turistas são os sítios arqueológicos que ficam fora da cidade, como Memphis (a antiga capital), Saqqara (onde há as pirâmides em degraus) e Gizé, que é o próximo tópico.

Para saber sobre a pitoresca cidade do Cairo, leia: Cairo, a caótica e interessante capital do Egito. Caso queira conhecer o que Cairo oferece aos turistas leia: O que fazer no Cairo, veja as 8 principais atrações turísticas.

Gizé

pose divertida na Pirâmide de Quéfren
Pirâmide de Quéfren

Gizé é uma cidade vizinha a Cairo e onde se localizam as famosas Pirâmides de Quéops, Quéfren, Miquerinos e a grande esfinge. Como essas são as atrações turísticas mais famosas do país, Gizé ganhou fama internacional. Ao contrário do que muita gente pensa, Gizé é uma cidade grande, a terceira maior do país. Porém, não é uma cidade bonita, muito menos organizada, o que acaba fazendo com que a maioria dos turistas se hospede em Cairo. Para conhecer mais sobre as pirâmides, leia: Pirâmides de Gizé, a parte mais turística do Egito.

Já para conhecer um outro lado das pirâmides e conhecer os golpes mais comuns contra turistas leia: Passeio de Camelo nas Pirâmides do Egito, cuidado com os golpes.

Alexandria

Fort Qaitbey – Foto: David Stanley (CC BY 2.0)

Fundada por Alexandre, o Grande, na costa mediterrânica, Alexandria é uma das cidades mais famosas do Egito. O local, que se tornou o centro do poder durante o governo de Cleópatra, possui muitas histórias e lendas. Mas, a cidade possui mais fama do que lugares interessantes para conhecer. Por isso, não é das cidades mais visitadas do Egito. Entre seus principais pontos turísticos estão: Cidadela, as Catacumbas de Kom el Shoqafa e a Biblioteca de Alexandria.

Luxor

Templo de Luxor

Luxor é o coração do Egito Antigo. A cidade, que era chamada de Tebas, foi a principal capital do Império Egípcio, concentrando a maior parte dos sítios arqueológicos do período faraônico que existem hoje. Possui templos, museus e o impressionante Vale dos Reis, o local onde estão as tumbas dos principais faraós. Para saber mais leia: Diferenças entre as Pirâmides de Gizé e o Vale dos Reis de Luxor.

A cidade localiza-se no sul do país, a 700 km de Cairo. A distância desanima muitos turistas, mas a cidade merece uma visita, sobretudo por quem se interessa por história. Para saber mais sobre a história e pontos turístico da cidade leia: Luxor, o coração do Egito Antigo. Já para conhecer um outro lado não tão legal da cidade leia: Luxor, a cidade dos vendedores e taxistas mais chatos do mundo.

Aswan

Templo de Philae – Foto: Dennis Jarvis (CC BY-SA 2.0)

Ainda mais ao sul do país está Aswan, a última grande cidade antes da fronteira com o Sudão. A cidade localiza-se a 213 km de Luxor. Apesar de não ficar longe da antiga capital, a região não era parte do Egito; era chamada de Núbia, mesmo sendo conquistada pelo império.

Na região de Aswan encontram-se alguns templos, a maioria construída pelo faraó Ramsés II. O mais famoso deles é o Templo de Philae que fica em uma ilha no Rio Nilo. Aswan não possui muitas atrações turísticas, além de Philae, há a grande barragem e o Museu Núbio. Grande parte dos turistas chega à cidade porque ela é o ponto de partida para quem deseja conhecer Abu Simbel.  Para saber mais leia: Aswan, a cidade núbia do sul do Egito.

Abul Simbel

selfie abu simbel egito
Templo principal de Abu Simbel

Uma das maiores joias de todo o Egito é o incrível templo de Abu Simbel. Construído pelo faraó Ramsés II é o que há de mais belo de todo o Egito Antigo! O local possui dois templos, o principal dedicado ao faraó Ramsés II e o outro a sua principal esposa Nefertari.

Abu Simbel precisou ser removido de lugar na década de 1980, devido à construção da represa de Aswan, que deixaria os templos submersos pelas águas.

Abu Simbel é um lugar incrível, mas não são muitos turistas que o visitam devido à distância. O templo fica a 282 km de Aswan, o que significa três horas de viagem por terra atravessando o deserto. Para saber como chegar até o templo leia: Como chegar em Abu Simbel: ônibus, tour e avião. Já para saber mais sobre o mais admirado templo do Egito leia: Abu Simbel, a joia do Egito Antigo.

Sharm el Sheikh

nadando snorkeling blue hole egito
Blue Hole

O Egito não possui apenas destinos históricos. Existem também famosos balneários para curtir uma praia e pegar sol. O balneário mais famoso do país é a cidade de Sharm el-Sheikh. Situado no sul da Península do Sinai e a 474 km do Cairo, a cidade se tornou famosa devido a seu mar. Banhada pelo Mar Vermelho e situada entre o Golfo de Suez e de Aqaba, a região é considerada uma das melhores do mundo para mergulhar. Para conhecer os melhores locais para apreciar a fauna marinha leia: Blue Hole, Tiran e Ras Muhammad, conheça os tours de Sharm el Sheikh.

Sharm el-Sheikh é uma cidade muito organizada e bonita, criada para ser um destino turístico, assim como Cancún. Boa parte de seus hotéis são resorts e existem turistas que vão para o Egito apenas para ficar em Sharm el-Sheikh. Para saber mais leia: Sharm el-Sheikh: a Cancún do Oriente Médio.

Hurghada

Hurghada vista do alto – Foto: compidoc (CC BY-ND 2.0)

O outro destino de praia do Egito é Hurghada. A cidade também é banhada pelo Mar Vermelho, mas fica na parte continental do Egito, a 100 km de Sharm el-Sheikh em linha reta e a 448 km do Cairo. Hurghada possui o mesmo estilo de Sharm el-Sheikh: uma cidade bonita, organizada e cheia de resorts.

Apesar de ter vindo depois, Hurghada possui mais opções de hotéis do que Sharm, entretanto, sua vida noturna não é tão desenvolvida. Talvez a maior vantagem da cidade seja sua proximidade com Luxor, 300 km, o que torna mais fácil uma viagem com esses dois destinos.

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE O EGITO:

-Egito, conheça os golpes mais comuns contra turistas

-O trânsito maluco do Cairo e as dicas de transporte

-Onde ficar no Cairo, conheça as regiões da cidade

-Pirâmides de Gizé: descubra os melhores locais para fotografar

Foto de capa, avenida das esfinges, Luxor. Foto de: Miquel Vernet (CC BY-NC 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui