Ao observar o mapa de Israel é fácil perceber que o país é pequeno. Além disso, as cidades de Israel se concentram na região central do país e próximo ao litoral. A parte sul é desértica e muito pouco habitada.
Mapa de Israel
Israel possui tamanho equivalente ao estado de Sergipe, o menor estado do Brasil. Como o país é pequeno, em uma única viagem para Israel é possível conhecer o país inteiro.
O único destino turístico que fica longe dos demais é Eilat, que fica no extremo sul, banhado pelo mar Vermelho e bem distante das demais cidades.
Onde fica Israel
Todo mundo sabe que Israel fica no Oriente Médio, mas ainda vejo perguntas do tipo: Israel fica em qual continente?
Israel está localizado na Ásia e faz fronteira com Síria, Líbano, Jordânia e Egito, todos os países de maioria muçulmana. Desses países, o que possui melhor relações diplomáticas com Israel é a Jordânia.
A Jordânia possui uma atração turística muito famosa: Petra, que inclusive é uma das 7 Maravilhas do Mundo. Muitos turistas incluem esse destino na viagem, por isso é tão comum o roteiro Israel e Jordânia. Temos um texto falando sobre as fronteiras de Israel e Jordânia e onde atravessar.
Nós também atravessamos a fronteira terrestre de Israel Egito para visitar Sharm el-Sheikh, que é a Cancún do Oriente Médio.
Cidades de Israel
Israel é um país pequeno, mas que possui uma grande variedade de atrações turísticas. Se engana quem pensa que o país é destinado apenas ao turismo religioso. O país possui praia, deserto e uma vida cultural interessante.
Para lhe ajudar a conhecer melhor esse intrigante lugar, separei para você os principais destinos turísticos de Israel.
Um fato que você precisa saber é que Israel é um país caro, temos um texto sobre a média de gastos. E ao contrário do que muita gente pensa, Israel não é um país perigoso. Veja agora as cidades e pontos turísticos de Israel.
Jerusalém, a cidade mais turística de Israel
O principal destino turístico do país é uma cidade santa e recheada de polêmicas. Dentre as cidades de Israel, nenhuma é tão bela e cheia de históricas como Jerusalém.
Essa cidade é considerada sagrada para três religiões: cristãos, judeus e muçulmanos. Os principais pontos turísticos estão na Cidade Velha e são relacionados à religiosidade, como a Basílica do Santo Sepulcro, a Via Dolorosa, o Muro das Lamentações e o Domo da Rocha. Entretanto, existem outras atrações turísticas interessantes, como o Museu de Israel e o Mercado de Mahane Yehuda.
Como a cidade é reivindicada por palestinos e judeus e estão ocorrendo assentamentos judeus nas partes árabes, existe um clima de tensão na cidade, mas não de violência. Para saber mais leia: Jerusalém, a cidade sagrada, turística e polêmica.
Leia também: É caro viajar para Israel? Veja quanto custa uma viagem à Jerusalém
Tel Aviv, a cidade mais cosmopolita
Principal cidade de Israel e também a capital econômica do país, Tel Aviv é bem diferente de Jerusalém. Enquanto Jerusalém é uma cidade histórica, tradicional e reduto de fundamentalistas religiosos, Tel Aviv é uma cidade moderna, cosmopolita e secular. Por isso, apresenta um clima bem mais agradável.
Tel Aviv não possui muitos pontos turísticos; o principal deles é Old Jaffa, a parte histórica da cidade. Contudo, no verão as praias também fazem bastante sucesso entre os turistas. Para saber mais leia: Vale a pena conhecer Tel Aviv?
Mar Morto, o mar mais curioso do mundo
A segunda principal atração do país é o Mar Morto (foto de capa). O grande lago com água extremamente salgada, que faz as pessoas boiarem, impressiona turistas do mundo todo. Por isso, dos pontos turísticos de Israel, o Mar Morto é o mais peculiar e merece uma visita.
Como o lago é bem grande, existem vários locais possíveis de conhecê-lo, tanto em Israel quanto na Jordânia. Para saber mais leia: Onde visitar e se hospedar no Mar Morto em Israel.
Haifa, a cidade dos famosos jardins
Haifa talvez seja a cidade menos conhecida da lista. Até poucas décadas atrás, a cidade não possuía relevância turística nenhuma. Porém, isso começou a mudar em 2002, quando se inauguraram os jardins Baha’i.
Esses incríveis jardins, localizados no Monte Carmelo, fazem parte do santuário da religião Baha’i e são de uma beleza impressionante. Até por isso, eles se tornaram Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2008.
Além dos jardins, Haifa possui o agradável bairro chamado Colônia Germânica, cheio de restaurantes e bares. Para saber mais leia: Haifa, a cidade da tolerância e dos famosos jardins de Israel.
Eilat, a praia mais famosa de Israel
Último destino de nossa lista pode ser desconhecido de muitos turistas. Eilat é um balneário localizado no estreito litoral israelense no Mar Vermelho. No mapa de Israel é possível ver que a cidade fica no estremo sul do país.
Eilat é fica em uma região muito boa para mergulhar, por isso é a principal praia de Israel.
Apesar de não ser uma cidade muito visitada por turistas brasileiros, o local faz muito sucesso entre os israelenses e os europeus. Acredite se quiser, mas Eilat possui mais quartos de hotéis do que Jerusalém.
Eilat também faz parte do roteiro de quem pretende conhecer Petra, já que o principal posto de fronteira entre Israel e Jordânia fica na cidade.
Leia também nossas outras matérias sobre Israel:
-O que fazer em Jerusalém, veja as principais atrações turísticas
-Quando ir a Jerusalém? Conheça o clima da cidade
-Mar Morto, o que saber antes de ir
-Como é a visita aos Jardins Bahá’í de Haifa
Foto de capa: israeltourism (CC BY-SA 2.0)
Que bom que gostou Mary.
Reportagem excelente.