Foto: Jacob Surland (CC BY-NC 2.0) Itália

A Itália é um país incrível! A começar pela gastronomia, a Itália cativa os turistas pela boca. Porém, são os pontos turísticos seu maior diferencial. O país possui uma história riquíssima e conta com diversos locais muito interessantes para conhecer. Mas, como nosso tempo e recursos para viajar são limitados, apresento para vocês as cidades mais interessantes e visitadas da Itália.

Leia também: É caro viajar para a Itália? Veja quanto custa uma viagem à Roma

Roma

atividades italia pantheon

Pantheon – Foto: Jacob Surland (CC BY-NC 2.0)

O primeiro destino da lista não poderia ser outro. Roma é a cidade mais turística e também mais conhecida da Itália. Sua fama atravessou os séculos e até hoje a sede do Império Romano desperta interesse e fascínio nas pessoas. Roma, por ser uma capital, é uma cidade grande e desenvolvida. Entretanto, é o seu centro histórico que mais chama a atenção dos turistas. O Coliseu, o Fórum Romano e o Pantheon são as principais construções da época do Império Romano. Contudo, o período Barroco também deixou marcas importantes pela cidade, sendo a mais bonita delas a Fontana di Trevi. Para saber mais dessa interessante cidade, leia: Roma, uma cidade intensa e cheia de encantos.

Não podemos deixar de falar do Vaticano e das dezenas de igrejas históricas que a cidade possui. Por isso, Roma é uma cidade tão especial. Para conhecer melhor sobre as atrações turísticas do Vaticano leia: Museus do Vaticano e Capela Sistina, atrações imperdíveis de Roma.

Veneza

viagem italia veneza

Foto: Michael Gwyther-Jones (CC BY 2.0)

Veneza talvez seja a cidade mais cobiçada pelos turistas na Itália. Com sua fama de cidade romântica, casais do mundo inteiro sonham em conhecer a cidade e fazer um passeio de gôndola. A cidade também conta com interessantes museus como o Palácio Ducal, onde vivia o soberano de Veneza e os museus de arte: Galleria dell’Accademia e Coleção Peggy Guggenheim.

Entretanto, o mais interessante de Veneza são os seus canais. Passear pela cidade, deixando se perder por entre vielas e canais é uma experiência única. Para saber mais leia: Veneza, uma cidade romântica e única.

Milão

igreja duomo milao

Duomo de Milão – Foto: Fauziah Shariff (CC BY-NC 2.0)

Centro financeiro do país, Milão é a cidade mais moderna e cosmopolita da Itália. A cidade, que possui uma origem antiga, soube misturar modernidade e tradição. Sua principal atração é a Catedral, uma das mais belas da Itália. A cidade também possui fama de ser o centro da moda; um ótimo lugar para comprar roupas, desde que esteja disposto a gastar bastante.

Florença

cidades turisticas italia florença

Ponte Vecchio – Foto: Mariano Mantel (CC BY-NC 2.0)

O destino mais cultural e artístico da Itália é Florença. A cidade, considerada o berço do Renascimento, é um museu a céu aberto. Seu Centro Histórico é sem dúvida a principal parte turística da cidade, sua arquitetura e esculturas dão um charme especial ao local. A principal atração da cidade, a Catedral Santa Maria del Fiore é uma obra incrível, que chama atenção por seu tamanho e cores.

Os museus são outras atrações interessantes na cidade. No Galleria Uffizzi, que é o museu mais visitado da Itália, é possível encontrar obras de gênios da arte, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli e Caravaggio. Para saber mais sobre este destino leia: Florença, a cidade mais cultural da Itália.

Pisa

atracões para turistas italia pisa

Catedral de Pisa – Foto: John and Melanie (CC BY-NC-ND 2.0)

Além de Florença, a região da toscana possui diversas outras cidades interessantes como Siena, Lucca e San Gimignano. Porém, nenhuma delas é tão conhecida como Pisa. A cidade, que possui a famosa torre inclinada, tornou-se um grande destino turístico da Itália. Pisa não possui muitas atrações turísticas. A maioria das pessoas visita a cidade apenas para conhecer a Torre em um bate-volta de um dia. Para saber mais leia: Passeio de um dia em Pisa e a visita a Torre.

Praias do sul da Itália

praias italia

Praia de Tropea – Foto: Piervincenzo Madeo (CC BY 2.0)

Muita gente não sabe, mas a Itália possui praias lindíssimas. Com águas em tons claros de azul e enseadas e baías que deixam o cenário ainda mais atraente, algumas praias são de tirar o fôlego! Entretanto, não são todas as regiões do país que possuem belas paias. A Itália tem um enorme litoral e suas principais praias ficam na costa sul e nas ilhas. Nápoles pode ser um bom ponto de partida para conhecer as praias da costa sul. Vale lembrar que a época para conhecer as praias é no verão, nos demais períodos o clima pode ficar frio, o que atrapalhará o passeio.

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE A ITÁLIA:

-Melhores meses para viajar à Itália

-7 dicas essenciais da Itália

-Atrações de Roma, veja preços e quanto tempo necessário

-Quando ir a Veneza, o clima e a melhor época pra viajar

-Passeio de gôndola em Veneza: preços, dicas e advertências

Foto de capa do Vaticano - Foto de: Jacob Surland (CC BY-NC 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest