O Equador é um país pequeno, por isso não é muito comum viajar de avião dentro do próprio país. Na verdade, nem há muitos voos comerciais entre as cidades equatorianas; com exceção de Guayaquil e Quito que são, respectivamente, a maior cidade e centro comercial e a capital do país.
As viagens de avião dentro do Equador são escassas e caras. Como as distâncias, na maioria das vezes, não são grandes, a maior parte dos turistas viajam de ônibus dentro do país. Porém, antes se aventurar por terras equatorianas é bom saber algumas particularidades do transporte terrestre no Equador.
Leia também: Equador: um país pequeno, mas cheio de emoção
Não há ônibus leito nem compra antecipada
O mais curioso do Equador é como funciona o transporte terrestre no país. Não há ônibus executivo, semi-leito ou leito. Só existe um tipo de ônibus, o comum, em quase todos os trajetos.
Na maioria dos trajetos só há uma empresa que faz aquela viagem. E, cada empresa só vai para um destino. Por isso, quando você chega na moderna rodoviária de Quito, até fica perdido na hora de comprar a passagem. São quase 100 guichês de venda de passagens, cada um de uma empresa diferente. Mas, não se desespere, elas são divididas por regiões do país e é só falar a cidade que eles lhe informam, meio sem paciência, aonde está vendendo.
Não há reservas e vendas antecipadas
Outro fator diferente e difícil de acostumar é a ausência de vendas antecipadas. Você só vai conseguir comprar passagens para o dia. Quando fui à rodoviária de Guayaquil comprar uma passagem para o dia seguinte, a atendente foi curta e grossa “quer viajar amanhã, compra amanhã”.
Parece algo meio absurdo, porém se você prestar atenção na oferta de horários, verá que existem ônibus saindo sempre e a oferta é maior do que a demanda. Todas as vezes que fui viajar, consegui comprar para o próximo horário do ônibus. Não sei como funciona isso em feriados, mas em dias comuns, pode ir sossegado!
Preços das passagens
Apesar de não haver ônibus leito e nem venda antecipada de passagens, pelo menos o preço é atrativo. Viajar de ônibus no Equador é muito barato! Tudo isso me parece políticas de governo do presidente socialista Rafael Correa; optou por ter várias pequenas empresas de ônibus, que só oferecem passagens comuns, mas a baixo preço e com grande oferta de horários.
Leia também: É barato viajar para o Equador? Veja quanto custa uma viagem!
Já a Colômbia, possui um sistema inverso, poucas e grandes empresas, que possuem ônibus muito confortáveis (melhores que no Brasil), com passagens caras e pouquíssimos horários. Tive que esperar três horas para viajar entre duas cidades, relativamente, grandes, pois todas as empresas saíam no mesmo horário. Se fosse no Equador, o ônibus sairia a cada 40 minutos e custaria 40% do valor do semi-leito em um trajeto equivalente.
Outra diferença é que os ônibus no Equador vão parando em qualquer cidadezinha que está no caminho. Cada vez que para, entram no ônibus vários ambulantes vendendo bebidas e comidas. É algo que chega a ser até engraçado. E os passageiros costumam comprar. Nós mesmos absorvemos a cultura local e almoçamos dentro do ônibus! Já eram 12 horas e entrou um ambulante vendendo potinhos com comida e várias pessoas compraram. Nós gostamos da cara da comida e compramos; estava meio sem tempero, mas com cara de limpinho e ajudou a matar a fome!
Já na Colômbia como no Brasil, o ônibus para apenas nas paradas oficiais e nos horários estabelecidos. Se você viajar pelos dois países, poderá comparar os diferentes sistemas de transporte. Esse tipo de vivência é uma das experiências mais ricas que você encontrará em uma viagem. Para os que querem conhecer um lado ainda mais inusitado da América do Sul, recomendo viajar de ônibus na Bolívia. Não é para qualquer um, porque é uma viagem demorada e cansativa. Porém, será uma experiência única em ter uma vivência cultural que você nem imaginava que existisse.