Como escolher o show de Tango em Buenos Aires? Buenos Aires
[Atualizado em 18/01/2018] Shows de Tango são uma das principais atrações turísticas de Buenos Aires. Na Rua Florida há várias pessoas e empresas de turismo oferecendo ingressos. Porém, escolher o melhor lugar para ver a apresentação de tango pode não ser tarefa fácil. Então vou explicar para você como são essas apresentações para que faça a melhor escolha possível!
Quando fui a Buenos Aires, no final de 2014, tive dificuldade para escolher qual show de tango assistiria. Essa dificuldade é devido às várias opções de casas de tango. Os preços dos ingressos, os shows e os serviços variam bastante entre elas. Por isso, saber qual o melhor custo-benefício não é tão simples assim.

O que são shows de Tango?

Shows de Tango são apresentações de tango voltadas para turistas. São shows permanentes, ou seja, as apresentações são as mesmas o ano inteiro. E há uma grande variedade de casas que oferecem esses shows. Há desde grandes espetáculos com iluminação, cenário, múltiplos figurinos até apresentações mais tradicionais e simples que contam apenas com casais dançando em um cenário mais intimista, mas que não deixam de ser interessantes. Os preços são proporcionais a grandeza da apresentação, as principais casas de shows têm os preços bem maiores que as mais simples. Ainda há a opção de jantar antes da apresentação, no mesmo local que será o show. A maioria das casas de tango oferecem esse serviço e é o preferido pelos turistas.

Vale a pena comprar a apresentação junto com o jantar?

Essa é a escolha da maioria das pessoas, principalmente em relação aos shows mais famosos. O jantar servido é, realmente, muito bom; então vale o preço que se paga. Mas talvez o principal fator seja de onde você vê a apresentação. Os locais destinados a quem vai assistir apenas ao show são lugares mais longes do palco, de pior visualização. No Madero Tango, por exemplo, a parte de quem vai ver apenas a apresentação, fica na lateral do palco, então tem uma visão ruim da apresentação!
tango-buenos-aires

Foto: Café Tortoni – Armando Maynez

Quais as principais casas de shows?

Señor Tango, Madero Tango, Esquina Carlos Gardel, El Viejo Almacén, Piazzolla Tango estão entre as melhores casas de tango de Buenos Aires. Eu fui no Madero Tango por indicação de amigos. E na hora de comprar nas empresas de turismo, gostei das fotos e me pareceu uma boa relação custo-benefício. Eu gostei bastante da apresentação e do jantar. Sei que vocês queriam que fizesse uma comparação com os outros, mas como não vi as outras apresentações, nem provei seus jantares, não posso compará-los.

Qual o melhor show de tango?

O show que é considerado o melhor pelos turistas e pelas empresas de turismo argentinas é o do Señor Tango. Esse é o mais famoso e, consequentemente, o mais caro! Sua apresentação é famosa pois é a mais grandiosa, tem até cavalo no palco. E por falar em palco, no Señor Tango ele fica no meio do teatro e o público fica em volta, dividido em três andares. No primeiro andar são as mesas mais caras e no terceiro é para quem vai ver apenas a apresentação, sem jantar.

O Señor Tango não conta a história apenas do tango, mas da cultura argentina. O preço do show é $2.200 pesos argentinos com jantar e $800 sem jantar (jan 2018). Apesar de ser o mais caro, dizem que não é o que oferece o melhor jantar, há outras casas que oferecem jantares melhores.

Madero Tango

Esse foi o espetáculo que fui, então poderei falar para vocês de seus pontos positivos e negativos. O espetáculo é muito bom, com cenário, vários figurinos e música ao vivo. O jantar foi bem gostoso, há entrada, prato principal e sobremesa. A quantidade de opções de pratos varia de acordo com a área que você escolher. A área vip, por exemplo, tem seis opções de pratos principais e bebida liberada, incluindo uma garrafa de vinho ou champanhe e custa $1.380 pesos (jan/2018).

Já a área executiva, tem cinco opções de pratos principais e direito a apenas uma bebida, custa $1.112 pesos (jan/2018). Mas, nem precisava ter muitas opções de comida, porque praticamente todos os brasileiros pedem bife de Chorizo. Esse é um dos pratos tradicionais argentinos e é excelente! O que é ruim do Madero são as mesas. Na área vip há grandes mesas retangulares em que os casais (ou duplas) sentam de frente um para o outro e o palco fica a 90°. O problema é o espaço, é muito espremido, você fica colado na pessoa do lado. Já na área executiva, há grandes mesas redondas para umas 10 pessoas. Apesar de haver mais espaço, há quem sente de costas para o palco. Se você escolher ver apenas a apresentação, sem jantar, você se sentará no pior lugar, na lateral do palco e custará $444 pesos (jan/2018). O ingresso é bem mais barato, mas só estará incluído uma tábua de queijos e presuntos e uma bebida.

Onde comprar o ingresso?

Você pode comprar tanto na internet, nos links a seguir quanto em empresas de turismo.

Na minha opinião, vale a pena comprar em uma empresa de turismo. Elas vendem por um preço um pouco menor do que o preço oficial das casas de tango. Mas, pesquise! Há diferença no preço entre as empresas de turismo! Vi o mesmo tipo de show sendo vendido por uma diferença de 25%. Nos grandes shows, no valor do ingresso já está incluído o transporte de ida e volta e uma aula de dança. Eles te pegam no hotel e de deixam de volta depois da apresentação. Esse transporte é oferecido pela casa de shows e não pela empresa de turismo, por isso, independente de onde você comprar, o transporte estará incluso.

 Foto em Destaque: Tango – Ana Cotta

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This