fbpx

Como chegar em Abu Simbel: ônibus, tour e avião Abu Simbel

Que Abu Simbel é um lugar incrível todo mundo sabe, basta ver as fotos para perceber. Entretanto, pouca gente sabe que o lugar é isolado e longe de tudo.

Os incríveis templos de Abu Simbel localizam-se no extremo sul do Egito, a cerca de 40 km da fronteira com o Sudão. A região é isolada e pouco habitada. A cidade mais próxima é Aswan que fica a 280 km e é o local que as pessoas utilizam como ponto de apoio para chegar até os famosos templos.

Veja abaixo as diferentes maneiras de chegar até Abu Simbel.

Avião

Essa é a maneira mais cômoda, mas também a mais cara. A companhia aérea Egypt Air possui três voos diários para Abul Simbel, todos saindo de Aswan e pela manhã. Por isso, mesmo se você quiser ir de avião será preciso passar por Aswan, pois não existem voos diretos de Cairo para Abu Simbel.

O voo de Aswan até Abu Simbel dura 45 minutos. Os valores são mais altos que as outras opções, porém não chegam a ser exorbitantes, cada trecho custa a partir de $1000 EGP (R$178). O maior problema é que o site da Egypt Air é complicado de mexer e os sites de vendas de passagens como Skyscanner e Decolar cobram valores muito altos de encargos para emitir passagens da Egypt Air.

Avião da EgyptAir – Foto: AIRASIA31 (CC BY-NC-ND 2.0)

Transporte terrestre

A outra maneira é ir por terra. Existe uma boa estrada que liga Aswan a Abu Simbel. Essa estrada atravessa o deserto e o mais interessante é que existem trechos em que você olha ao redor e só vê areia, não há nenhum ser vivo, nem construções, além da estrada. É uma região bastante inóspita que causa encanto e medo ao mesmo tempo.

Existem duas maneiras de ir por terra: de ônibus ou com tour.

Ônibus

Essa é a maneira mais barata de visitar Abu Simbel, por isso a mais procurada pelos turistas. Custa cerca de $170 EGP (R$30), ida e volta. O ônibus sai às 4:00 (da manhã!) de Aswan e retorna às 13:00 de Abul Simbel; o trajeto leva três horas e meia. As reservas são feitas no próprio hotel e como cada hotel possui uma comissão, os valores variam entre $ 150 e $ 200 EGP.

Se você quiser ir de ônibus, o mais importante é reservar cedo! As reservas devem ser feitas na manhã do dia anterior a viagem, no máximo até às 14:00 horas. Depois disso, corre o risco de não ter mais vagas, que foi o que aconteceu conosco. Ou melhor, no nosso caso teve má fé do hotel ou no mínimo uma falha de comunicação. Chegamos no Happi Hotel às 11:00 horas e o recepcionista perguntou se queríamos ir para Abu Simbel no dia seguinte; dizemos que sim, então ele ligou para o gerente que conversou comigo e falou que estaria no hotel às 14:00 horas, para então olhar a questão das passagens. Nada foi dito que deveria ser feita a reserva o mais cedo possível. Almoçamos e deitamos; às 16:00 horas fomos falar com o gerente que disse que não saberia se ainda haveria vagas e nos pediu uma hora para confirmar. Como senti que havia algo estranho, dispensei e fui procurar em outros lugares. Fui em vários outros hotéis e uma agência de turismo e todos me confirmaram na hora que o ônibus já estava cheio. Então percebi que o gerente queria nos vender o tour privado que era muito mais caro. Foi justamente nos outros hotéis que me falaram que deveria reservar até às 14:00 horas, porque até por questões burocráticas poderíamos não conseguir depois.

Ônibus esperando o horário para poder seguir viagem a Abu Simbel – Foto: Tom.Blackie (CC BY-NC 2.0)

Tour

O tour é uma maneira mais cara, mas também mais flexível de fazer esse passeio. Assim como em Cairo e Luxor, não encontrei tour em grupo, apenas tour privado. O tour pode ser com guia ou apenas o transporte. O guia não é o motorista, por isso se for um carro comum, haverá o motorista, o guia e apenas mais três lugares disponíveis. Uma observação importante é a necessidade de uma autorização especial para fazer essa viagem, por isso não é qualquer motorista que pode lhe levar até Abu Simbel. Na saída de Aswan a polícia confere a autorização do motorista e o cadastro dos passageiros, uma medida de segurança. Por isso, não adianta sair perguntando os taxistas se eles te levam até lá, porque eles, provavelmente, não terão essa autorização.

Como o tour é privado, você é quem escolhe o horário que vai e que volta. Escolhemos o mesmo horário do ônibus, saindo às 4:00 horas. Esse é o primeiro horário possível, pois a polícia só permite que turistas sigam nessa estrada depois das 4:00 horas. No carro a viagem dura menos que no ônibus, cerca de três horas. Os carros que fazem essa viagem são bons, espaçosos e com ar condicionado, artigo difícil de encontrar nos táxis. Para ver preço do tour clique aqui.

Estrada a Abu Simbel – Foto: horax zeigt hier (CC BY-SA 2.0)

Se tiver interesse, na volta do tour você pode passar no Templo de Philae ou no Obelisco Inacabado. Ambos ficam dentro de Aswan, mas longe do centro. Nós não passamos em nenhum dos dois, pois achamos o valor cobrado muito caro para algo que seria quase o caminho de volta. Por isso, de táxi será, provavelmente, mais barato. No final do tour, o motorista estará esperando uma gorjeta.

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE O EGITO:

-Como visitar West Bank em Luxor, Vale dos Reis e outras atrações

-Luxor, a cidade dos vendedores e taxistas mais chatos do mundo

-Como ir às Pirâmides de Gizé: por conta própria ou tour

-O trânsito maluco do Cairo e as dicas de transporte


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.