As cidades da Itália são verdadeiros museus à céu aberto! O país é o que mais possui patrimônios mundiais reconhecido pela UNESCO, são 58 no total.
Você já deve imaginar o país é um dos mais turísticos do mundo, figurando nos TOP 5 de mais visitados do mundo A Itália recebeu mais de 50 milhões de turistas em 2022 segundo a Agência Italiana de Notícias, ANSA.
Não são apenas as cidades da Itália que encantam os turistas, o país também cativa os turistas pela boca! Sua gastronomia é incrível e muito apreciada pela maioria dos visitantes.
Porém, são os pontos turísticos seu maior diferencial. O país possui uma história riquíssima e conta com diversos locais muito interessantes para conhecer. Mas, como nosso tempo e recursos para viajar são limitados, apresento para vocês as cidades mais interessantes e visitadas da Itália.
Cidades da Itália
Veja agora as principais cidades da Itália, começando pela mais famosa e históricas delas.
Roma
Quando se fala em cidade na Itália, todo mundo lembra de Roma. Essa é a cidade mais conhecida e visitada do país. Segundo a ANSA Roma recebe mil Sua fama atravessou os séculos e até hoje a sede do Império Romano desperta interesse e fascínio nas pessoas.
Roma, por ser uma capital, é uma cidade grande e desenvolvida. Entretanto, é o seu centro histórico que mais chama a atenção dos turistas. O Coliseu, o Fórum Romano e o Pantheon são as principais construções da época do Império Romano. Contudo, o período Barroco também deixou marcas importantes pela cidade, sendo a mais bonita delas a Fontana di Trevi. Para saber mais dessa interessante cidade, leia: Roma, uma cidade intensa e cheia de encantos.
Não podemos deixar de falar do Vaticano e das dezenas de igrejas históricas que a cidade possui. Por isso, Roma é uma cidade tão especial. Para conhecer melhor sobre as atrações turísticas do Vaticano leia: Museus do Vaticano e Capela Sistina, atrações imperdíveis de Roma.
Veneza
Veneza talvez seja a cidade mais cobiçada pelos turistas na Itália. Com sua fama de cidade romântica, casais do mundo inteiro sonham em conhecer a cidade e fazer um passeio de gôndola. A cidade também conta com interessantes museus como o Palácio Ducal, onde vivia o soberano de Veneza e os museus de arte: Galleria dell’Accademia e Coleção Peggy Guggenheim.
Entretanto, o mais interessante de Veneza são os seus canais. Passear pela cidade, deixando se perder por entre vielas e canais é uma experiência única. Para saber mais leia: Veneza, uma cidade romântica e única.
Por outro lado, Veneza é a cidade mais cara da Itália segundo o Statista. Alimentação e, sobretudo, hospedagem são itens com preços elevados na cidade.
Milão
Centro financeiro do país, Milão é a cidade mais moderna e cosmopolita da Itália. A cidade, que possui uma origem antiga, soube misturar modernidade e tradição. Sua principal atração é sua Catedral, uma das mais belas da Itália.
A cidade também possui fama de ser o centro da moda; um ótimo lugar para comprar roupas, desde que esteja disposto a gastar bastante.
Segundo o site Statista, Milão é a 4ª cidade mais cara do país, ficando atrás de Veneza, Turim e Florença.
Florença
O destino mais cultural e artístico da Itália é Florença. A cidade, considerada o berço do Renascimento, é um museu a céu aberto. Seu Centro Histórico é sem dúvida a principal parte turística da cidade, sua arquitetura e esculturas dão um charme especial ao local.
A principal atração de Florença é a Catedral Santa Maria del Fiore, uma obra incrível que chama atenção por seu tamanho e cores.
Os museus são outras atrações interessantes na cidade. No Galleria Uffizzi, que é o museu mais visitado da Itália, é possível encontrar obras de gênios da arte, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli e Caravaggio. Para saber mais sobre este destino leia: Florença, a cidade mais cultural da Itália.
Pisa
Além de Florença, a região da toscana possui diversas outras cidades interessantes como Siena, Lucca e San Gimignano. Porém, nenhuma delas é tão conhecida como Pisa. A cidade, que possui a famosa torre inclinada, tornou-se um grande destino turístico da Itália.
Pisa não possui muitas atrações turísticas. A maioria das pessoas visita a cidade apenas para conhecer a Torre em um bate-volta de um dia. Para saber mais leia: Passeio de um dia em Pisa e a visita a Torre.
Praias do sul da Itália
Muita gente não sabe, mas a Itália possui praias lindíssimas. Com águas em tons claros de azul e enseadas e baías que deixam o cenário ainda mais atraente, algumas praias são de tirar o fôlego! Entretanto, não são todas as regiões do país que possuem belas paias. A Itália tem um enorme litoral e suas principais praias ficam na costa sul e nas ilhas. Nápoles pode ser um bom ponto de partida para conhecer as praias da costa sul. Vale lembrar que a época para conhecer as praias é no verão, nos demais períodos o clima pode ficar frio, o que atrapalhará o passeio.
7 dicas essenciais da Itália
A Itália é um país incrível, mas cheio de particularidades. Por isso, depois de conhecer as principais cidades da Itália, vale a pena descobrir suas especificidades. Veja abaixo as dicas básicas que todo turista precisa conhecer:
Dinheiro
A Itália localiza-se na Zona do Euro, o que facilita a vida do turista, já que o Euro é vendido no Brasil com uma boa cotação. A maioria das pessoas já leva uma parte em espécie (notas) ou coloca dinheiro em um cartão com saldo em euro pois paga menos IOF (1,1%) já o cartão de crédito de crédito tem uma taxa de IOF de 5,38%.
Inglês
Você terá dificuldade de se comunicar em inglês na Itália. A porcentagem de pessoas que falam inglês não é grande e muita gente fala só o basicão! Porém, o italiano gesticula muito e como nossas línguas vêm do latim, é possível se comunicar em um portuliano. Se você estiver longe de regiões turísticas será assim que se comunicará. É algo divertido e funciona.
Tomadas
Tomadas são sempre uma incógnita, pois você dificilmente sabe qual o formado no país para onde está viajando. Na Itália, existem dois tipos de tomadas: uma de dois pinos redondos, equivalente ao que temos no Brasil e outra de três pinos verticais, com uma inclinação diferente da brasileira. Por isso, recomendo levar um adaptador de tomada universal. Aproveito para lembrar que a voltagem no país é 220 volts.
Transporte Público
Utilizar o transporte público nas grandes cidades do país é uma boa escolha por dois fatores. Primeiro, sairá muito mais barato do que alugar um carro ou utilizar táxi ou aplicativo de transporte (Uber). Segundo, o transporte público pode ser mais ágil, porque trens e metrôs não enfrentam engarrafamentos.
Internet no celular
A Itália possui quatro operadoras de celular: Tim, Vodafone, Tre (3) e Wind. Comprar um chip pré-pago de internet é uma boa dica. Há chips com internet a partir de 10 Euros. Quanto às companhias, as duas mais recomendadas são a Vodafone e a Tim. Caso você já queira sair do Brasil com um chip de internet, recomendo a America Chip, empresa que vende chips com internet para a Europa. Há também O Meu Chip que vende chips que incluem ligações para o Brasil, para fixo ou celular. Sairá mais caro, porém a configuração no celular é bem mais fácil. Para saber mais leia: Chip de internet 4G para seu celular no exterior.
Compre ingressos com antecedência
Algumas atrações, principalmente de Roma, possuem grandes filas, por isso é interessante comprar com antecedência os ingressos para entrar direto “furando” a fila. Para atrações como os Museus do Vaticano e a Torre de Pisa os ingressos são por horário, então é bom não deixar para comprar em cima da hora, principalmente, se você estiver viajando na alta temporada: julho, agosto e feriados. Veja preços de ingressos e reserve com a Get Your Guide com cancelamento gratuito (disponíveis na maioria das atrações).
Aproveite os vinhos
A Itália é um grande produtor de vinhos. Então, vinho no país é barato e bom. Para quem gosta de vinhos, essa é uma boa oportunidade de experimentar. Nos supermercados existem preços muito camaradas, mas em restaurantes eles também não são caros. Logicamente, os vinhos mais famosos não sairão baratos, mas há a opção do “vinho da casa”, que é o tipo de vinho mais comum produzido naquela região do país. Esse tipo de vinho é barato e costuma ser bom.
Para quem tem interesse em conhecer mais profundamente os vinhos italianos, a dica é fazer um tour de degustação de vinhos ou visita a vinícolas. As duas cidades que mais oferecem esse tipo de tour gastronômico são Roma e Florença. Conheça os tours de vinho disponíveis em Roma e também os tours de vinho de Florença.
Dica Extra: Seguro Viagem
Os países membros da União Europeia mantém o Tratado de Schengen que obriga os turistas que visitarão o continente a contratar um seguro de viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Por isso, não corra o risco de viajar sem o seguro e ser barrado na imigração. Pesquise primeiro na Seguros Promo, que é uma empresa de confiança que trabalha com excelentes seguradoras e possui o melhor custo-benefício. Como mantemos convênio com a empresa, utilize o cupom ABRACEOMUNDO5 e ganhe 5% de desconto e mais 5% se pagar com boleto bancário.
Qual cidade da Itália mais chamou sua atenção? Escreva nos comentários.
Foto de capa do Vaticano - Foto de: Jacob Surland (CC BY-NC 2.0)
Que bom que gostou Maria. A Itália é um país cheio de encantos.
Amei as dicas, muito obrigada por compartilhar.