Foto: Krystal Hotels (CC BY 2.0) Cancún

Cancún é o destino turístico mais famoso do México e um dos preferidos dos brasileiros no exterior. Com seu mar caribenho, várias opções de bons hotéis e muitas atrações interessantes nas proximidades, o balneário foi um local criado para ser turístico e deu certo!

Cidade criada para ser turística

Não sei se você sabe, mas Cancún foi uma cidade criada para atrair turistas. Há cinquenta anos, a ilha da zona hoteleira era deserta. No final da década de 1960, o governo mexicano criou um fundo de fomento ao turismo. Até então, o balneário mais famoso era Acapulco, mas o governo achava que o crescimento do turismo nesta região era limitado e procurou outra praia onde seria possível fomentar o turismo. A escolha de Cancún foi devido, especialmente, a seu clima e a seu mar de Caribe.

Na década de 1970, começaram as obras de infraestrutura que deram origem à zona hoteleira, que foi aos poucos sendo ocupada por grandes redes de hotéis. O sucesso da cidade começou na década de 1980 e após toda a zona hoteleira ser ocupada, começou a ser ocupada a costa sul, o que deu origem à Riviera Maya, onde estão localizadas Playa del Carmen, Puerto Morelos, Akumal e Tulum. Para conhecer a diferença de cada uma dessas cidades e saber qual vale mais a pena se hospedar sugiro que você leia:  Cancún, Playa del Carmen, Puerto Morelos, Tulum ou Isla de las Mujeres, onde ficar?

dicas de viagem cancun

Lagoa Nichupté e a zona hoteleira – Foto: Dronepicr (CC BY 2.0)

A questão de Cancún ser uma cidade planejada gera consequências boas e ruins, que contarei no próximo tópico.

Cancún, cidade bonita, mas não é México

A zona hoteleira de Cancún é um local bonito, organizado, com as ruas largas e jardins bem cuidados. O local encanta turistas por sua beleza e comodidades. Entretanto, o que você está vendo não é o México, é uma “ilha” dentro do país. Não que isso lhe atrapalhe de aproveitar suas férias; pode ser justamente o contrário, já que lhe proporcionará segurança, comodidades e tranquilidade. Porém, se você quer conhecer, realmente, a cultura mexicana, não será lá que você a encontrará.

Zona hoteleira de Cancún – Foto: dronepicr (CC BY 2.0)

A cultura mexicana é muito rica e interessante. Contudo, para conhecê-la será preciso sair dessa “ilha”. Já na parte do centro de Cancún é possível uma amostra do que é o México de verdade, mas já vou logo avisando, não é um local bonito e nem agradável. Se quer conhecer, realmente, o México, sugiro visitar outras cidades. A própria cidade de Mérida, onde localiza-se a pirâmide de Chichén Itzá, é um município com uma cultura bem interessante. Além de Mérida, ainda temos San Cristóbal de las Casas, Puebla e é claro a Cidade do México.

Mar do Caribe

O mar de Cancún é um dos seus principais atrativos e é, realmente, lindo. Não sei se você já viu o mar do Caribe, mas é incrível! Muitas publicações de turismo o consideram como o mar mais bonito do mundo. O que torna o mar do Caribe tão especial é a sua coloração, já que é um mar com sete tons de azul. Normalmente, do litoral não é possível ver todos os sete tons de azul; é preciso afastar-se um pouco da costa; quanto mais se afasta, mas tons você vai vendo.

Porém, mesmo do litoral de Cancún, o mar é espetacular. Aliadas a isso estão as praias vazias, quase que privativas dos hóspedes. Aí entra uma questão bem polêmica: para deixar as praias vazias a cidade construiu a zona hoteleira de um jeito que não é possível chegar na praia, a não ser passando por dentro dos hotéis. São pouquíssimos os pontos de acesso à praia passando direto da rua. É por isso, que você não verá os moradores locais frequentando essas praias. Eles frequentam outras praias fora da zona hoteleira.

Leia também: Furacões, chuvas, festas e preços, veja quando ir a Cancún

mar azul praia em cancun

As várias tonalidades de azul no mar de Cancún – Foto: Pherit (CC BY-NC-ND 2.0)

Isso não é uma exclusividade dos nativos, pois se você optar em ficar em um hotel de Cancún sem acesso direto à praia (existem poucos deles, mas são bem mais baratos), você terá dificuldade para se banhar no mar. Uma opção seria ficar em Playa del Carmen, onde a praia não é restrita dos hotéis. Para saber mais leia: Onde ficar em Playa del Carmen: do all inclusive ao barato.

Atrações turísticas

A maior qualidade de Cancún é a variedade de atrações turísticas que existem nas redondezas, porque mar do Caribe e bons hotéis existem em outros locais. Entretanto, variedade e qualidade de atrações turísticas que ficam a uma distância razoável, já é bem difícil de encontrar.

Primeiramente, podemos falar da noite de Cancún, que é famosa e animada e está na própria zona hoteleira. A boate mais famosa é a Coco Bongo, mas existem várias outras opções. Para saber mais leia: Coco Bongo, tudo sobre a boate mais famosa de Cancún.

Boate CocoBongo

Fora da cidade estão a maioria das atrações turísticas. Existem parques aquáticos como o Xcaret e Xplor, que não são como os parques tradicionais, são um pouco mais ecológicos. Para quem gosta de aventura, há vários cenotes, que são uma espécie de rios subterrâneos, onde é possível nadar em suas cavernas.

Existem também outras praias interessantes para conhecer como Isla de las Mujeres, Cozumel e Akumal. Porém, as atrações mais importantes são as ruínas Maias; existem algumas delas na região e as mais visitadas são Tulum e Chichén Itzá, que é uma das sete maravilhas do mundo moderno.

locais turisticos cancun maia

Chichén Itzá

Já deu para perceber que existem muitas atrações turísticas ao redor de Cancún. O que não entendo é que há pessoas que vão para Cancún e ficam apenas dentro do hotel. Por mais que você queira aproveitar a praia, o sol e o all inclusive do hotel, não deixe de conhecer algumas atrações turísticas da região.

Leia também: O que fazer em Cancún, veja as principais atrações turísticas

Onde ficar

Cancún é famosa por possuir muitos resorts all inclusive de frente para o mar. A maioria dos hotéis fica na zona hoteleira, apesar de ter hotéis em outros locais. Se sua escolha for ficar na zona hoteleira, é bom prestar atenção em alguns aspectos na hora de escolher o hotel. Para lhe auxiliar, escrevi um texto exclusivo sobre esse tema: Onde ficar em Cancún: mar calmo, resort, balada ou custo-benefício?

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE O MÉXICO:

-Cancún é caro? Veja quanto custa uma viagem a Cancún

-Hotéis All Inclusive em Cancún, do barato ao luxo

-Xcaret, vale a pena ir aos parques de Cancún?

-Baladas, boates e a vida noturna de Cancún

-Hotéis de frente para o mar em Playa del Carmen

Foto de capa: Krystal Hotels (CC BY 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Pin It on Pinterest