O carnaval de Belo Horizonte tem crescido, ano após ano, e atualmente é um dos maiores do país. Para se ter ideia, a Prefeitura de BH divulgou que 5 milhões de foliões estiveram presentes em 2023. A maior parte do público é da região metropolitana de Belo Horizonte, entretanto, chegaram 240 mil pessoas pelo aeroporto e 130 mil pela rodoviária da capital mineira.
A folia de proporções gigantescas, conta com 479 blocos de rua cadastrados, distribuídos por todas as regiões da capital. Isso tudo tornará o carnaval 2024 o maior da história de Belo Horizonte.
Nós contamos tudo sobre como aproveitar os dias de festa no post Como curtir a folia em BH! E, para te ajudar a montar o seu cronograma de festa, trouxemos um guia completo com os principais blocos da capital mineira. Confira!
Hotéis bem localizados
Para quem vem de outras cidades, vale a pena se hospedar em um hotel do centro, como o Hotel Financial e Normandy Hotel que ficam na Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade, próxima à rodoviária e que recebe vários blocos. O Dayrell Hotel que fica no centro, mas em uma rua que não está na rota dos blocos é outra opção interessante.
Já para quem busca por luxo, a melhor opção é o Radisson Blu, que fica na Savassi, a cerca de 1,5 km do centro, onde também há vários blocos.
Carnaval Belo Horizonte 2023
Depois de dois anos sem carnaval devido a pandemia de coronavírus (Covid19), o público aguardou com muita expectativa o carnaval de 2023 que teve um público recorde nas ruas.
Os blocos que colorem as ruas da cidade começam suas atividades bem antes do feriado, se estendendo por todo o mês de fevereiro.
Carnaval Belo Horizonte 2024
O carnaval de 2024 acontece de 10 a 14 de fevereiro. Entretanto, como a festa na capital mineira começa com duas semanas de antecedência com blocos de pré-carnaval, a festa deve ter início no final de janeiro, no final de semana de 27 e 28/01.
Ainda não há informações de todas as ruas que os blocos percorrerão em 2024. Porém, nos adiantamos e selecionamos os melhores e mais autênticos blocos do carnaval belo-horizontino. Veja abaixo!
Melhores blocos do carnaval de Belo Horizonte 2024
Confira agora os principais blocos do carnaval de Belo Horizonte e monte o seu cronograma para 2024! Para ficar por dentro das datas, locais e ensaios de cada bloco, acesse suas respectivas redes sociais, que estão linkadas em cada tópico.
Então, brilha!
Impossível falar em carnaval belo-horizontino sem falar do Então, brilha!, que é um dos mais tradicionais da cidade, arrastando multidões, todos os anos, pela região central. Esse bloco é tão grande que já chegou a reunir meio milhão de pessoas, sendo conhecido pela tradição de “abrir” o carnaval de Belo Horizonte, por ser o primeiro a desfilar.
O megabloco costuma se concentrar pela manhã e estender sua festa pelo resto do dia. Suas cores vibrantes e musicas alegres, tocadas pelos mais de 100 membros da bateria, são sua identidade. Seu principal gênero musical é o axé retrô, mas a verdade é que toca de tudo no Então, brilha!
Baianas Ozadas
Inspirado no movimento cultural Tropicália e na cultura de BH, o Baianas Ozadas também faz parte da cultura carnavalesca da cidade, sendo reconhecido por sua década de contribuição para a festa do povo em BH. O bloco entoa seu amor pela Bahia em cada esquina, então espere ver muitos elementos típicos desse estado, em uma caminhada regada a muito Axé Music pelo centro da capital.
Quando come se lambuza
Presente no carnaval de Belo Horizonte desde 2014, Quando Come se Lambuza se orgulha de ser uma grande mistura, promovendo e celebrando a diversidade e a ousadia. A festa mistura axé, funk, sertanejo, pop, samba, rock, MPB e outros gêneros sem nenhum preconceito. Então, se você é uma pessoa eclética, acabou de achar o seu bloco para 2023!
Alô Abacaxi
Com temática tropicalista, o Alô Abacaxi é o maior bloco LGBTQIAP+ do carnaval de Belo Horizonte. Ele está nas ruas desde 2015 e atrai milhares de foliões anualmente com sua bateria que conta com mais de 400 integrantes. O bloco possui muitas cores, gente alegre e música popular brasileira. Geralmente, seu desfile ocorre na manhã de domingo na semana de carnaval.
Volta, Belchior
Como o nome sugere, o bloco Volta, Belchior homenageia o eterno rapaz latino-americano, que faleceu em 2017. No bloco, que foi fundado em 2016, as canções de Belchior são adaptadas para ritmos carnavalescos, tornando-as mais dançantes. Criado por fãs do cantor, o Volta, Belchior tem a missão de não deixar a obra do artista morrer. Para os interessados, o bairro Santa Tereza é a casa dessa festa.
Tchanzinho Zona Norte
Presente no carnaval desde 2013, Tchanzinho Zona Norte, é um dos blocos mais populares da folia antes dos dias oficiais, se autodenominando como a baixa gastronomia do axé. Esse bloco é um dos principais a levar a folia para fora do eixo centro-sul da cidade, tendo suas atividades concentradas na zona norte da capital mineira, frequentemente na região do Mineirão e adjacências.
Bloco Faraó
Todos os anos o Bloco Faraó agita o Centro de BH com muito axé dos anos 1980 e 1990, além de levar para a rua diversos hits atuais. As horas seguindo o bloco são uma verdadeira viagem para o antigo Egito, afinal os integrantes fazem uso de fantasias e uma série de elementos dessa cultura. Nascido em 2019, esse já é um dos blocos mais populares da cidade, tendo atraído cerca de 200 mil foliões em sua última edição.
Havayanas Usadas
O Havayanas Usadas é um dos blocos mais animados do carnaval de BH e promete uma grande festa de cores e axé das décadas de 1980 e 1990. O primeiro desfile do bloco foi em 2017, já atraindo cerca de 50 mil pessoas. Geralmente, o desfile dos mais de 200 ritmistas que compõem a banda, acontece na segunda de carnaval. O local ainda está em definição, mas a ultima edição teve concentração no bairro Pompéia, na região leste.
Me Beija que sou pagodeiro
O Me Beija que sou pagodeiro veio para provar que também há espaço para esse gênero musical no carnaval de Belo Horizonte. O bloco, que celebra a nostálgica do pagode da década de 1990, está presente no carnaval da cidade desde 2014. Habitualmente, o bloco desfila no domingo antes do carnaval, pelas ruas do bairro Gutierrez. O grupo apresenta um repertório vasto de músicas, incluindo composições próprias, sempre adaptados para ritmos que combinem com a energia carnavalesca.
Funk You
O bloco Funk You faz parte do carnaval belo-horizontino desde 2014, sendo o primeiro que possui repertório 100% voltado para o funk, mas com bateria de escola de samba. Sendo assim, se você curte esse gênero, terá a chance aproveitar a energia de milhares de pessoas vibrando ao mesmo tempo ao som dos maiores sucessos do ritmo. Em 2023, o bloco desfilará na terça-feira, dia 21, na região central.
Baianeiros
Fundado pelo ex-baixista do Chiclete com Banana, o bloco Baianeiros toca os principais sucessos da banda e de outros grandes nomes do axé, pelas ruas de Belo Horizonte, desde 2015. Em 2018, durante os dois dias de desfile, a atração arrastou mais de 350 mil pessoas atrás de seu trio elétrico. Esse bloco é conhecido por trazer para BH a famosa energia do carnaval baiano. Os dias e locais de desfiles ainda não foram divulgados, mas da última vez o bairro Castelo foi palco do show.
Chama o Síndico
É fã das obras de Tim Maia e Jorge Ben? Então, o Chama o Síndico é a sua melhor opção no Carnaval de Belo Horizonte em 2023. Fundando em 2012, o bloco evoluiu e se tornou uma banda, fazendo apresentações o ano todo. Nessa folia, os clássicos desses dois grandes cantores brasileiros são adaptados para a festa popular e transformados em hits que misturam diversos gêneros, como samba, funk e reggae.
Corte Devassa
O bloco Corte Devassa surgiu em 2012 e mistura duas grandes paixões de seus criadores: carnaval e teatro, para formar uma festa colorida e cheia de vida. Inclusive, antes de ser bloco, a Corte Devassa foi um grupo de teatro. Os membros usam roupas que remetem à monarquia como uma forma de sátira a seus costumes. Os tons de rosa e dourado tomam conta da região do bairro Floresta todos os anos.
Garotas Solteiras
O bloco Garotas Solteiras se autodenomina “o bloco mais pop do Carnaval de BH”, sendo que o seu próprio nome é uma referência a uma música da Beyoncé (Singles Ladies). Ele surgiu em 2015, criado por um grupo de amigos que decidiu tocar musica pop em ritmos de carnaval. Todas as principais divas tocam em seus desfiles, desde as novatas até as mais tradicionais, o que também pode ser visto nas referências visuais. Então, para quem gosta de “bater cabelo” não tem opção melhor!
Dicas extras para aproveitar o carnaval de Belo Horizonte
O Carnaval de BH acontece em toda a cidade, porém se concentra no centro e outros bairros próximos, como Santa Tereza, Savassi, Lourdes e Barro Preto. Devido a grande concentração de pessoas, várias ruas do centro ficam fechadas, por isso nem sempre é possível chegar de veículo aos blocos.
Uma dica é tomar cuidado com seus pertences. Devido a aglomeração, podem acontecer furtos. Por isso, muitos foliões optam por utilizar doleiras (que usa por baixo da roupa) ou pochetes (que usa por cima da roupa) para guardar dinheiro, cartões e celular.
Como dito anteriormente, o carnaval de Belo Horizonte é gigante e conta com mais de 400 blocos, então seria impossível falar de todos aqui. Siga nossas dicas e você certamente criará memórias inesquecíveis nas ruas da nossa amada cidade. De qualquer forma, há uma certeza sobre o carnaval de BH em 2023: não vai faltar o que fazer nos dias de folia!
Na sua opinião, faltou algum bloco de BH na nossa lista? Deixa pra gente nos comentários!
Já fomos nesse bloco e curtimos.
Beiço do Wando é o melhor bloco de BH.
Valeu por compartilhar mais um bloco bacana do carnaval de BH!
Obrigado Landa, por enriquecer nosso artigo com um comentário de seus blocos preferidos!
Bloco lá vem o Negão! Segunda feira de carnaval na Savassi na rua inconfidentes! Galera massa demais!!!! Axé 90 e uma energia contagiante!
Os melhores de verdade nem foram citados, impressionante!
Angola Janga
Seu Vizinho
Truck do Desejo
Magia Negra