O Balneário do Lago Hotel, em Capitólio, é uma das melhores opções de hospedagem nas margens do Lago de Furnas. Com boa infraestrutura, o hotel possui serviços e preços acima da média da cidade. Nós, do Abrace o Mundo, ficamos hospedamos no local e vamos contar para vocês as vantagens e desvantagens do hotel.
Balneário do Lago Hotel
O Balneário do Lago é um hotel grande para os padrões de Capitólio. Como a maioria das hospedagens da cidade são pequenas pousadas e hotéis, os 60 quartos e a ampla área de lazer do Balneário do Lago, o tornam um dos maiores hotéis da região.
Área de lazer
A principal vantagem do hotel é sua área de lazer. O Hotel Balneário do Lago conta com piscinas externas, duas piscinas cobertas e aquecidas, sauna, espaço kids, academia, quadra de tênis, quadra de peteca, quadra de vôlei de areia, campo de futebol society e parque aquático. Além disso, as piscinas externas possuem uma linda vista para o Lago de Furnas.
Como a área de piscina é ampla e grande parte dos visitantes faz passeios durante o dia, o local não costuma ficar cheio. Entretanto, no final do dia, as piscinas aquecidas costumam encher. Essa é a área mais agradável do hotel e como conta com bar e restaurante é um local convidativo para ficar.
Para crianças, há um espaço kids com cama elástica, escorregador, balanço e outros brinquedos. O local também conta com sala de jogos, com totó e sinuca.
Entretanto, a principal atividade para a criançada é a recreação infantil. Ela não acontece todos os dias, apenas aos finais de semana e períodos de alta temporada.
Parque Aquático: Lake Parque
O que mais chama atenção na área de lazer do Balneário do Lago Hotel é o parque aquático. O Lake Park é destinado a crianças, mas pode ser curtido por toda a família. É amplo, muito bonito e funciona, diariamente, das 10h às 18h. Conta com duas piscinas, sendo uma delas em forma de rio lento, toboáguas, rampa, banho de espuma e um amplo restaurante. Quando visitei estava vazio, porque em julho o tempo está mais frio e a água gelada, por isso ninguém encara entrar nas piscinas externas.
Uma informação relevante é que o parque aquático é aberto ao público externo. Quem não está hospedado no hotel pode entrar mediante o pagamento de um ingresso (day use). Isso pode deixar o local cheio nos finais de semana da alta temporada.
Meia pensão do Balneário do Lago
Um dos motivos das diárias do Hotel Balneário do Lago serem mais altas é o sistema de meia pensão. No valor da diária está incluído o café da manhã e o jantar; o que é um ótimo recurso, já que o hotel fica distante do centro da cidade. O hotel também serve almoço em sistema à la carte, entretanto como a maioria dos hóspedes está fazendo passeios, a demanda é pequena.
As refeições são servidas em um grande restaurante com capacidade para 220 pessoas, por isso é muito difícil você chegar e não encontrar mesas disponíveis.
Comida de alta qualidade
Não podemos deixar de falar sobre a qualidade das comidas. O jantar, especialmente, possui uma grande variedade de pratos, com um cardápio que varia ao longo da semana e as comidas são deliciosas. Conta com sobremesas, mas as bebidas não estão inclusas. Experimentamos alguns drinks e estavam ótimos. Já o café da manhã, apesar de não variar tanto durante os dias, possui muitas opções. Tinha até pamonha!
O alto nível do jantar nos surpreendeu. Não esperávamos muito do jantar, já que a maioria dos hotéis que oferecem pensão completa até podem oferecer uma grande variedade, mas as comidas não costumam ser muito boas. E mesmo que sejam boas, o cardápio quase não possui variações, por isso esse é um quesito que vale a pena ser elogiado.
Pelo que podemos apurar, o Balneário do Lago não possuía uma comida diferenciada até 2 anos atrás, quando contrataram um chef que reformulou o cardápio e começou a fazer “cozinha show”, que é o preparo da comida ao vivo aos finais de semana.
Outro destaque é a música ao vivo, aos finais de semana e períodos com ocupação maior, durante o jantar.
O horário do jantar é um pouco tarde, das 20h às 22h. Porém, para famílias que estão com crianças pequenas, eles permitem entrar um pouco antes do horário. Esse é um cuidado bem interessante que o hotel possui com as famílias.
Tipos de quartos do Balneário do Lago Hotel
Existem alguns tipos de quartos no Balneário do Lago Hotel. O quarto padrão possui frigobar, televisão, ar condicionado, ventilador de teto e varanda. Já a versão superior é igual a padrão, com diferença que ele fica no segundo andar, enquanto o padrão fica no térreo. Para ambos os tipos há quartos duplos, triplos e quádruplos.
Os quartos chamados de suítes possuem banheira de hidromassagem e são um pouco maiores que os quartos padrão. Já para quem quer mais espaço há os chalés, localizados na parte mais alta do hotel. Os chalés possuem quarto e sala e contam com 2 ou 3 camas, além de um sofá-cama. Por isso, comportam 3 ou 4 adultos mais crianças.
Para ver mais fotos dos diferentes tipos de quartos e saber os preços clique aqui.
Localização
Em Capitólio, existem dois locais para se hospedar: no centro da cidade ou na beira do lago. Os hotéis que ficam na beira do lago são os melhores, com localização mais bonita e são os preferidos dos turistas. Entretanto, eles ficam mais distantes do centro, por isso são mais indicados para quem está de carro. O Balneário do Lago está a 12 km do centro e para chegar ao local é preciso passar por um pequeno trecho de estrada de terra, de cerca de 2 km.
Um dos destaques é a bela vista que a propriedade possui, pois além de estar em frente o lago, o hotel está em um local alto, o que permite uma bela vista da área da piscina. Já o parque aquático fica em um nível abaixo, mais próximo ao nível do lago.
Quando visitar?
Para quem pretende utilizar as piscinas e o parque aquático, não vale a pena se hospedar no Balneário do Lago nos meses de frio. Por outro lado, se você pretende conhecer os atrativos de Capitólio, em uma época que a cidade está vazia e aproveitar os baixos valores de hospedagens, pode ser interessante esse período.
Segundo a gerência do Balneário do Lago, o tempo médio de hospedagem é de 3 dias e no geral, as pessoas usam 2 dias para fazer passeios e 1 dia para aproveitar o hotel. Como a maior concentração de hóspedes é aos finais de semana, durante a semana os valores das diárias são cerca de 20% menores, veja aqui os preços.
Reservar com antecedência
A alta temporada de Capitólio é de setembro a março, período em que as temperaturas estão mais altas e o clima mas propício para aproveitar as cachoeiras da região.
Nessa época a cidade fica cheia, por isso é aconselhável reservar o hotel com antecedência. Segundo a gerência do Balneário do Lago, o hotel fica com 100% de ocupação nas férias de janeiro, julho e nos feriados, por isso a orientação é que a reserva seja feita com, pelo menos, 30 dias de antecedência. Faça agora sua reserva no hotel.
Nossa hospedagem no Balneário do Lago Hotel ocorreu a convite do hotel.